Make A Wish
Jardim de Infância da Escola Básica de Fundo de Vila - Dia da música
O AESL na Turquia.
Dia Mundial da Alimentação
Dia Mundial da Alimentação na Escola do Parque
Halloween na Escola do Parque
Dia do diploma 2017
Dia do diploma 2017
Erasmus+ - Croácia 2017
Estrela humana - Make A Wisk.

Decorreram, no passado dia 10 de novembro, na Casa da Criatividade, as duas sessões de entrega de Diplomas de Mérito aos alunos do AESL de todos os níveis de ensino que se distinguiram pelo seu desempenho escolar e, no caso dos alunos de 12.º ano, entrega também de Diplomas de conclusão do Ensino Secundário.
No presente ano letivo o Quadro de Mérito do AESL integra um número significativo de alunos que se distinguiram pelos resultados escolares, pelas suas qualidades humanas, cívicas e morais exemplares, pelo seu dinamismo e participação em atividades extracurriculares de caráter desportivo, artístico ou cultural que projetaram bem alto o nome da escola ou ainda pelo desenvolvimento de um projeto curricular de reconhecida qualidade, na área tecnológica/profissional em que está inserido.

A cerimónia das 18h30, apresentada pelos alunos Bernardo Fonseca (7.ºC) e Nádia Santos (7.ºB) foi dedicada aos alunos dos três ciclos do Ensino Básico das três escolas do Agrupamento: Escolas Básicas de Fundo de Vila e do Parque e EBS Dr. Serafim Leite. Nesta houve também lugar à entrega da Bandeira do Projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos, pela sua coordenadora nacional, Luísa Marques, em reconhecimento do trabalho desenvolvido no ano transato pela comunidade educativa da Serafim Leite sob orientação dos professores Cláudia Proença e José Paulo Silva.
À noite, pelas 21h30, decorreu a cerimónia consagrada aos alunos do Ensino Secundário, dos 10.º, 11.º e 12.º anos, apesentada pelos alunos Joana Laranjeira (10.ºF) e Eduardo Pereira (12.ºA).
Com a Casa da Criatividade cheia, ambas as cerimónias tiveram como anfitriãs a Presidente do Conselho Geral, professora Isabel Valente, e a Diretora do Agrupamento, professora Anabela Brandão. Na sala estiveram também presentes professores, pais, assistentes operacionais e técnicas, que quiseram, assim, juntar-se à alegria dos alunos, que viam reconhecido o seu esforço e o seu mérito. Nas suas intervenções, a Presidente do Conselho Geral saudou os presentes, nomeadamente as entidades oficiais que quiseram juntar-se a este momento tão significativo da vida dos alunos. A Diretora do Agrupamento realçou o papel determinante do AESL, na educação e formação dos jovens que lhe são confiados pelas famílias.


Animação e entusiasmo de mãos dadas
Todas as sessões tiveram momentos de animação que enriqueceram e abrilhantaram a entrega dos Diplomas. Na sessão da tarde, antes da entrega de Diplomas de Mérito aos alunos do 1.º CEB das duas escolas básicas do AESL, entrou em palco uma orquestra constituída por alunos do ensino articulado da Música, do 7.ºB e 7.ºC, em colaboração com o Conservatório de Música Terras de Santa Maria, que interpretou dois clássicos de Verdi ("La Donna e Mobile") e de Beethoven ("Final" da 5.ª Sinfonia). Antecipando a entrega de diplomas aos alunos dos 5º e 6º anos, um grupo de alunos da Escola Básica de Fundo de Vila interpretou uma das danças integradas no festival Fundanças, que todos os anos se realiza naquela escola. Entregues os diplomas respeitantes aos alunos do 2.ºCEB, houve lugar à dança “Free Movement” oferecida pelas alunas Maria Andrade e Maria Martins, do 6ºA, e que frequentam o Ensino Articulado da Dança na Academia Ana Luísa Mendonça. Num Agrupamento em que o Teatro ocupa um lugar muito especial, as alunas do eis 4º A, da Escola do Básica do Parque, Matilde Tavares, Lara Andrade, Beatriz Barbosa e Mafalda José, do grupo Amimoparque, fizeram o fecho da sessão após a entrega dos diplomas aos alunos do 3.ºCEB, e encantaram o público com um excerto da peça “Fada Oriana”.
A segunda sessão teve inicio com um “momento comunitário” em que alguns pais, professores, assistentes operacionais e alunos chamaram a atenção da plateia para a necessidade de nos juntarmos todos na construção do Futuro. Posteriormente, e antes de se iniciar a entrega dos diplomas aos alunos de 10.º ano, todos se deliciaram com o brilho, agilidade e harmonia do par de danças de salão, campeão nacional, constituído pela Fabiana Santos (8.ºC) e Rafael Almeida que interpretaram uma valsa vienense e um tango. Já depois da entrega dos primeiros diplomas de mérito, coube à aluna Juliana Nogueira (11ºH) prendar a assistência com uma forte interpretação musical (Read All About it - Emeli Sande). Após a entrega dos diplomas de mérito do 11º ano, o trio Pedro Tavares (violino), Margarida Neto (voz) e profª Ana Paula Oliveira interpretaram “You rise me up”.


AESL- Uma escola para toda a vida
Entretanto, houve lugar à entrega dos diplomas de mérito e de finalistas das oito turmas do 12º ano que, turma a turma, receberam das mãos da Diretora do Agrupamento, com a colaboração dos seus diretores de turma e ou de curso, os diplomas que atestam o êxito alcançado, após três anos de trabalho e estudo. Este foi, sem dúvida, o momento mais emocionante da noite, porque significava o reencontro com colegas e professores, o reavivar da memória de muitos momentos partilhados e o contar das últimas novidades, das universidades que agora frequentam, das empresas em que trabalham, dos sonhos que acalentam…. Sendo o último “ato oficial” na Serafim Leite, ele nunca representará uma despedida, porque o Agrupamento tem sempre as portas abertas para todos os que quiserem visitar-nos ou colaborar nos nossos projetos. Como se costuma dizer, “Serafim por um dia, Serafim para toda a vida”.
Para terminar a noite em beleza, a última interpretação musical esteve a cargo dos Band’Art, um quinteto (David Pessegueiro, Carolina Resende, Diogo Cruz, Carolina Campos e Filipa Pinto) que interpretou composições dos Amor Electro e dos Radiohead. Depois, o palco transformou-se num mar de gente, para a última foto da noite, e para um abraço, que nunca será o último.
Parabéns a todos, em particular ao grupo de professores que teve a seu cargo a organização do evento, pelo empenho e pelo espírito de equipa que conseguiu incutir a todos os que estiveram envolvidos nesta realização.

Gabinete de Comunicação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

Com a prestimosa colaboração da Profª Cristina Tavares

Fotos: Curso Profissional Técnico de Audiovisuais, sob a orientação da professora Celeste Cerqueira

 

Clique para ver todas as fotos das duas sessões:

Dia do diploma-2017 - Sessão da tarde

Dia do diploma-2017 - Sessão da noite

 

 

AN logo diploma