• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Uma comunidade aberta a novas aprendizagens

    Uma comunidade...

    Nos dias 4 e 5 de abril, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite abriu, mais uma vez, as suas portas à comunidade educativa, promovendo, desta feita, um dia repleto de atividades e de experiências únicas para todos os participantes: alunos,...
  • “Sons em liberdade “ - 20 de março de 2024

    “Sons em...

    “Boa tarde, sejam bem-vindos a esta audição de flauta, canto e leitura “Sons em Liberdade”, dinamizada pelos alunos de Educação Musical do 2.º ciclo do nosso Agrupamento, com a orientação da nossa professora Ana Paula e o apoio da nossa...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Uma visão sobre Guernica (Pablo Picasso) & Olhar a Diversidade

    Uma visão sobre...

    Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a...

1.º CEB...

  • O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DOS SONHOS

    O FUTURO...

    Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas...

SEC...

  • 11.º B – Parceria com a Tanzânia

    11.º B –...

    A turma do 11.º B, como parte do projeto DAC, desenvolveu uma parceria intercultural com a Escola Secundária Nganza Girls, localizada na Tanzânia,...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (PLA_A2) - Partilhar o sucesso

    «Dar Voz a...

    No passado mês de novembro, 21 formandos da turma de PLA, nível A2, concluíram com sucesso o seu percurso de 150 horas de formação em Português...

Rui M Costa, antigo aluno da Escola B/S Dr. Serafim Leite e licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, apresenta ao público alguns dos seus trabalhos, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, até ao dia 30 de dezembro. Na Memória Descritiva que seguidamente se apresenta, Rui M Costa explica a génese do seu trabalho e justifica as opções artísticas adotadas.


Statement / Memória Descritiva


O corpo do meu trabalho reflete o estudo das ciências, que precedeu o meu ingresso na Faculdade de Belas-Artes, principalmente no método, que segue determinadas sequências ou padrões. Reflete também uma relação de proximidade com a natureza, e as vivências de uma infância marcadas por esse contacto com o natural. Trabalho, entre outras coisas, a partir dessa ideia ausente de artifício, do abandonado, do conceito de casa, e procuro formas de fotografar que me levem a experienciar algo de novo. Hoje em dia, com os novos media, e com a proliferação em massa da imagem, existe uma fonte de inspiração e uma inesgotável base para desenvolver trabalhos, como nunca antes houve. Comecei a encarar a internet como um grande arquivo fotográfico. Exploro relações virtuais e interessa-me abordar essencialmente a capacidade emocional inerente, mas nem sempre tão presente, no Homem.
Interessam-me as temáticas relacionadas com o Homem e as suas relações com a Natureza, que traçam também de grosso modo as características desse mesmo Homem enquanto ser social.
Esta ideia ou conceito funcionou para mim, também, um pouco como uma chamada de atenção
relativamente ao virtual e aos perigos associados. Queria retratar a linha ténue que existe atualmente entre os dois universos, o do real e o do virtual, e aproximar este último a uma espécie de universo de imaginação controlada, enclausurada, agregado a uma ideia inerente de ilusão, que é corrosiva para a percepção. As imagens são uma espécie de recordação de uma vivência ou relação que se perdeu, e fazem a ponte com a nostalgia da infância e da natureza.
Os meus trabalhos surgem quase sempre da relação com a literatura. O gosto pela leitura funciona como a principal fonte de inspiração. Ao trabalhar sobre a paisagem e o conceito de horizonte, a partir de textos de Nietzsche e Gadamer, procuro mostrar uma perspetiva da natureza impregnada de uma certa nostalgia do esquecimento, através da recorrência ao preto e branco e ao efeito granulado que se assemelha ao traço do carvão. Pegando em conceitos de Gadamer, exploro o conceito do horizonte não como uma ideia expansiva do espaço, mas redutora, na medida em que se apresenta como um limite ao que conseguimos ver a partir de algum ponto alto.
A exposição patente em S. J. da Madeira pretende, assim, ser uma retrospetiva de trabalhos anteriores, bem como uma apresentação de projetos recentes e assim criar uma dicotomia entre o natural e o urbano, a simples contemplação e a crítica social, pelo olhar analítico da razão, que foge à inocência nostálgica da infância.

 

AN exposição RuiC

 

ruicosta

http://ruimcosta.com/


Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL