Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite
Bandeira eco escolas 2019
Bandeira eco escolas EB Fundo de Vila
Bandeira eco escolas EB do Parque
Órgãos sociais da Associação de Estudantes 19-20
Exposição "Artes e ofícios" - 11 de outubro de 2019
"Histórias e memórias" - Os Serafins - 11 de outubro de 2019
Erasmus+ ICT Competition - Novembro de 2019
Dia do diploma - 2019

Realizaram-se, no passado dia 7 de novembro, as cerimónias de hastear a Bandeira Verde do Eco escolas, nos três edifícios do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite: Escola Básica do Parque, escola sede e no edifício "Serafim Leite 2", onde funciona o 2º ciclo e, provisoriamente, a Escola Básica de Fundo de Vila. Na escola sede hasteou-se também a bandeira relativa ao projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos. As cerimónias contaram com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Jorge Sequeira, Presidente da Junta de Freguesia, Drª Helena Couto, vereadores e comunidade educativa.


Na escola sede, o ato contou com a colaboração e participação de muitos alunos, que quiseram, assim, mostrar o seu empenhamento na causa da defesa do meio ambiente e da vida Humana. Após palavras de boas vindas por parte dos alunos Diogo Gomes, do 6º C, e Bernardo Fonseca, do 9ºC, passou-se à apresentação dos números musicais e de leitura encenada. Foram apresentados os poemas “Pastoral” de António Gedeão, a cargo de um grupo de alunas do 7ºC e “Salvar o Planeta”, escrito e lido por um grupo de alunos do 6.ºC.
A Diretora do Agrupamento, Dr.ª Anabela Brandão, dirigiu breves palavras aos presentes incentivando-os a prosseguir o projeto “Eco Escolas” e “Escolas Amigas dos Direitos Humanos”, e a assumirem comportamentos ecossustentáveis, tanto na escola como em casa. O Dr. Jorge Sequeira usou também da palavra, para fazer um alerta muito abrangente, sobre todos os aspetos relacionados com as alterações climáticas e os comportamentos que se esperam de todos nós, para que o planeta se mantenha vivo, para a atual geração e para as gerações vindouras.
Seguidamente, entrou em ação um grupo de alunos do 9.ºC, sob orientação do aluno Bernardo Fonseca, para interpretar a canção “We are the world”, de Michael Jackson. Os alunos, professores, assistentes operacionais, assistentes técnicas e convidados, que enchiam completamente o átrio da Escola, acompanharam o coro, entoando o refrão.
No final, a Diretora e o Presidente da Câmara foram convidados a hastear a Bandeira Verde Eco_Escolas e a Bandeira "Escolas Amigas dos Direitos Humanos", outro projeto em que o Agrupamento se encontra envolvido.
Foi uma festa bonita, que terminou com a foto conjunta dos presentes, junto aos mastros, onde flutuavam, ao vento fresco da manhã, as duas novas bandeiras e a bandeira do projeto Escolas Solidárias.

Para veres as fotos das três escolas, clica nos álbuns seguintes:

Eco Escolas na escola sede (EBSSL)

Eco Escolas na EB de Fundo de Vila

Eco Escolas na EB do Parque

                                                  Fotos:

Curso Profissional Técnico de Audiovisuais (11º G), sob orientação da professora Celeste Cerqueira

Tiago Fontes da Silva (Fotógrafo da Câmara Municipal de SJM

AN 3escolas

 

AN EBSSL

 

AN FVila

 

AN Parque

 

Poema elaborado por 10 alunos do 6.ºC:

"Salvar o Planeta"

O Lixo vamos apanhar,
para o mundo melhor criar,
o planeta vamos proteger,
Se não, os animais vão morrer!

Recebemos esta bandeira,
por mérito e dedicação.
Se te virmos a poluir
vais levar logo um sermão.

O mundo vamos salvar
e o lixo apanhar.
Pensem no vosso futuro
que parece que não vai durar.

Pensem no amanhã,
porque pode ser tarde.
Vamos ajudar hoje
por nossa vontade.

Olhem á vossa volta
Olhem o que está a acontecer
As plantas e os animais estão a sofrer!

Se concordas connosco,
Vem-nos ajudar,
Porque todos juntos
o planeta vamos salvar!