A Terra, ao longo da sua órbita em torno do sol, passa por zonas onde existem pequenos fragmentos de asteroides ou cometas. Estes, ao entrarem em contacto com a nossa atmosfera, incendeiam-se, deixando um rasto de luz. É a este rasto que se chama “estrela cadente”. Ao longo dos tempos e em diferentes culturas, a estrela cadente foi adquirindo diferentes simbolismos, quase todos relacionados com a ideia de iluminação divina, de bons presságios, de renascimento ou de possibilidade de mudança. Observar uma estrela cadente nos céus tornou-se, então, um bom momento para formular um desejo, esperando que ele fosse realizado em breve.
O 11º B, no âmbito do projeto DAC (Domínio de Articulação Curricular), intitulado “A Arte está no Ar”, quis também formular o seu desejo nesta época particularmente difícil que estamos a viver, pautada pela vivência de uma quadra festiva inserida numa conjuntura pandémica que a todos limita e entristece. Neste sentido, a turma elaborou, nas disciplinas de Português e de Filosofia, várias estrelas cadentes com o propósito de sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade de viver o Natal e a entrada em 2021 com responsabilidade, solidariedade e, particularmente, em segurança, acreditando que melhores dias virão e que todos os nossos atos poderão fazer a diferença no processo de renovação do mundo em que vivemos.
Professora Lurdes Gual