Bom ano letivo de 2020/2021
Boas Festas!
Recolha seletiva de resíduos.
Eco-Agrupamento 2020
TGPSI - SandSpace
Dia mundial da alimentação.
Exposição "Artes e ofícios" 2020
"Ecos do passado", "Serafins"
AESL 2019

O antigo aluno da Serafim Leite, Francisco de Oliveira Vieira, apresentou, hoje, a sua Tese de Mestrado Integrado em Engenharia Civil, subordinada ao tema “Caracterização acústica de espaços letivos - Escola Secundária Serafim Leite”.


O júri foi constituído pelo professor Fernando Brandão Alves, presidente, pelo vogal orientador, professor António Oliveira de Carvalho, sendo arguente a professora Cecília Rocha.


A apresentação decorreu por videoconferência, com a presença de vários colegas, amigos e docentes da Serafim Leite. O candidato apresentou as linhas mestras da sua tese, em grande medida centrada nas caraterísticas acústicas de algumas salas da escola, nomeadamente a sala 9, o refeitório e o ginásio. Estabeleceu, ainda, alguns paralelismos com as instalações da Escola Secundaria de Gondomar. Seguiram-se algumas perguntas, por parte da arguente, solicitando esclarecimentos acerca de vários aspetos da investigação, questões a que o mestrando respondeu de forma cabal.


O último orador, professor António Oliveira de Carvalho, orientador da tese, aproveitou a sua intervenção para fazer uma abordagem diferente e de cunho profundamente pessoal: o primeiro diretor da então Escola Industrial e Comercial de S. João da Madeira, Dr. Hipólito Carvalho, era seu pai; foi nos primórdios destas instalações que o Dr. António Carvalho viveu alguns momentos marcantes da sua infância. O seu pai  exerceu essas funções durante dezasseis anos, tendo sido saneado, como todos os outros diretores, a seguir ao 25 de abril. Curiosamente, em 2008, por altura do quinquagésimo aniversário da escola, o professor António de Carvalho seria convidado para inaugurar, juntamente com a ministra da educação, as instalações da nova biblioteca, à qual foi dado o nome de “Biblioteca Dr. Hipólito de Carvalho”. Voltas que a História dá…


O "Agora Nós" felicita o Mestre Francisco de Oliveira Vieira, aluno da Serafim Leite do sétimo ao décimo segundo ano, onde completou o curso de Ciências e Tecnologias, na década de 2010. Ingressou no curso de Engenharia Civil, primeiro no ISEP e depois na FEUP, onde completou, agora, a dissertação em acústica. Realça-se o facto de ter escolhido a sua antiga escola como base do “estudo de caso” que esteve na base da sua tese. Um "regresso às serafínicas origens" que saudamos vivamente.

Celestino Pinheiro

1 de fevereiro de 2021

 

AN mestrado francisco1

 

an mestrado francisco2

 


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Manif da Leitura!

    Apr 22, 2021

    Manif da Leitura! Os cartazes para a manifestação começam a chegar. Os manifestantes escrevem as palavras de ordem! E vamos para a rua… das redes sociais!

    Read more...
  • ManiFESTA-te pela Leitura

    Apr 22, 2021

    ManiFESTA-te pela Leitura O PNL desafia todos os que amam a leitura a manifestar-se publicamente! Ao longo das últimas semanas, vários têm sido os desafios lançados. Um deles foi a divulgação dos livros favoritos, seja através de votação no facebook, seja através da[…]

    Read more...
  • O Nabo Gigante do 2B da EB1 do Parque

    Apr 19, 2021

    O Nabo Gigante do 2B da EB1 do Parque A partir da leitura do livro “O Nabo Gigante” de Aleksei Tolstoi, o 2.ºB da EB1 do Parque fez a recriação da obra, elaborou fantoches com as personagens e recontou a história. A biblioteca escolar, no âmbito do referencial aprender[…]

    Read more...
  • CNL Fase Intermunicipal

    Apr 14, 2021

    CNL Fase Intermunicipal Decorreu hoje, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, a prova escrita da Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura. A organização está a cargo da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia mas, por força das restrições impostas[…]

    Read more...
  • Filipa, 2.ºB do Parque – 1.º Prémio no Concurso Poesia na Corda

    Apr 14, 2021

    Filipa, 2.ºB do Parque – 1.º Prémio no Concurso Poesia na Corda Dos 305 poemas apresentados a concurso, distribuídos pelas diferentes categorias e temáticas, a Maria Filipa, do 2.ºB da EB1 do Parque, ganhou o primeiro prémio na categoria “Poemas Pequeninos”. O poema da Filipa retrata uma árvore muito especial e revela uma[…]

    Read more...

Memórias da Serafim

Por aqui...

Temos 37 visitantes e 0 membros em linha