• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Uma comunidade aberta a novas aprendizagens

    Uma comunidade...

    Nos dias 4 e 5 de abril, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite abriu, mais uma vez, as suas portas à comunidade educativa, promovendo, desta feita, um dia repleto de atividades e de experiências únicas para todos os participantes: alunos,...
  • “Sons em liberdade “ - 20 de março de 2024

    “Sons em...

    “Boa tarde, sejam bem-vindos a esta audição de flauta, canto e leitura “Sons em Liberdade”, dinamizada pelos alunos de Educação Musical do 2.º ciclo do nosso Agrupamento, com a orientação da nossa professora Ana Paula e o apoio da nossa...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Uma visão sobre Guernica (Pablo Picasso) & Olhar a Diversidade

    Uma visão sobre...

    Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a...

1.º CEB...

  • O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DOS SONHOS

    O FUTURO...

    Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas...

SEC...

  • 11.º B – Parceria com a Tanzânia

    11.º B –...

    A turma do 11.º B, como parte do projeto DAC, desenvolveu uma parceria intercultural com a Escola Secundária Nganza Girls, localizada na Tanzânia,...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (PLA_A2) - Partilhar o sucesso

    «Dar Voz a...

    No passado mês de novembro, 21 formandos da turma de PLA, nível A2, concluíram com sucesso o seu percurso de 150 horas de formação em Português...

Foi no passado dia 04 de março que, bem cedinho e num dia pleno de sol, nos encontrámos à porta da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, com as professoras Dina Sarabando, Marsília Ribeiro e Vanda Avelino para partirmos numa viagem de estudo ao Parque Biológico de Gaia e ao Teatro Sá da Bandeira, a fim de assistirmos à peça de teatro "A Aventura de Ulisses", tendo como objetivo aprendermos mais sobre a vida animal/vegetal e sobre a obra da autoria de Maria Alberta Menéres, "Ulisses" (inspirada na "Odisseia" de Homero) que estamos, atualmente, a estudar.

Pelas 08:30, as turmas do 6ºA e 6ºB, cerca de 38 alunos, e as professoras das disciplinas de Português, Ciências Naturais e História e ainda o pai de um aluno partiram rumo ao seu destino no autocarro que os esperava.

A primeira paragem foi no Parque Biológico, onde nos deparámos com um enorme dinossauro logo na entrada. De seguida, começou a visita guiada pelo parque. Vimos animais já extintos e outros em vias de extinção, tal como a cabra brava e o urso que, em Portugal, já não se encontram no seu "habitat" habitual. Observámos os primeiros macacos que existiram e também outros animais mais comuns, como o porco, a coruja e os cágados.

Apreciámos, ainda, diferentes "habitats", como, por exemplo, a Pré-História, o Deserto e a Savana.

A seguir, fomos visitar várias quintas com plantações e algumas propriedades muito antigas e, quando demos conta, já era hora de almoço, pois já tínhamos percorrido quase 3 quilómetros.

Dirigimo-nos à zona de merendas do parque. Foi muito animado partilharmos o nosso almoço com as professoras e os nossos amigos.

Após o almoço, voltámos para o autocarro e dirigimo-nos para o Teatro Sá da Bandeira, para vermos a peça relacionada com a figura mítica, Ulisses, um dos heróis da guerra de Troia, levada ao palco pela companhia "Cultural Kids". Esperámos ansiosamente para entrar... A expectativa era grande, pois, na disciplina de Português, estamos a estudar a obra que tem como protagonista o manhoso Ulisses e, além disso, tornamo-nos "adeptos" da mitologia grega, chegando cada um de nós a imaginar que deus gostaria de ser. Enfim, manias de crianças CURIOSAS!!!

A peça encontrava-se dividida em vários episódios. Aquele de que mais gostámos foi o d' "A Chegada de Ulisses a Ítaca", depois de 10 anos de batalha e mais 10 anos a tentar regressar a casa. Já o que menos nos agradou foi o episódio "Na Ilha de Circe" – afinal, esta feiticeira não nos seduziu!

O teatro demorou cerca de 2 horas e meia. Após este momento cultural, voltámos para o autocarro com um destino traçado: a nossa escola...

Consideramos que esta visita de estudo foi muito interessante e, sobretudo, importante para a nossa aprendizagem. No que respeita à disciplina de Ciências, o Parque Biológico mostrou-nos diversas plantas e animais que estudamos no presente ano letivo. Já o teatro vai ao encontro da matéria que, conforme já referimos, estamos a estudar na disciplina de Português.

Gostaríamos, por fim, de agradecer às professoras Dina, Vanda e Marsília esta oportunidade que nos deram...

 

 

6


Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL