EB Fundo de Vila - Mesa de outono.
Desafio - “ Para mim a matemática é ….”
O Carnaval do AESL
Dia Mundial da Alimentação
Dia Mundial da Alimentação na Escola do Parque
Halloween na Escola do Parque
Dia do diploma 2017
Dia do diploma 2017
Erasmus+ - Croácia 2017
EB Fundo de Vila -Mesa de outono

No dia 26 de novembro, o Auditório do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite regressou ao estrelato com a cerimónia de entrega dos Diplomas de Mérito aos alunos que, no ano letivo 2015-2016, se evidenciaram pela qualidade do seu envolvimento na promoção do sucesso da escola e do agrupamento, traduzida no seu desempenho escolar extraordinário, nas suas competências sociais, humanas e cívicas, na sua participação empenhada em projetos bem alicerçados e acarinhados pelo Agrupamento, nomeadamente as Artes do Palco, bem representadas nos grupos de teatro “Animoparque” e Troupe”; o SuperTematik de Inglês/Português; o SuperTematik de Matemática; o Concurso Literacia 3D; o Concurso Nacional de Leitura; o Parlamento dos Jovens e o Desporto Escolar, particularmente as modalidades de Atletismo e Natação.


Este evento decorreu em três momentos: às 14h30m, estiveram envolvidos os alunos do 4.ºano e o Grupo de Teatro “Animoparque”; às 16h30m, os alunos do 2.º ciclo do ensino básico e às 18h30m, os discentes do 3.º ciclo do ensino básico e o Grupo de teatro “Troupe”. Mais uma vez, o Auditório deste Agrupamento acolheu, com orgulho, todos aqueles que coparticiparam nos três momentos da cerimónia e, de novo, tudo brilhou com a cor e a presença da esperança e da vida, a vislumbrar o futuro, tão bem anunciado nas características dos galardoados.
A primeira sessão teve com anfitriãs a Diretora do Agrupamento, Anabela Brandão, e a representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica de Fundo de Vila, Salomé Pinto. A tónica de ambas as intervenções recaiu no mérito, dedicação, esforço e trabalho escolar, onde a relação estreita entre a família e a escola é condição sine qua non para o sucesso. A apresentação desta sessão, matizada pela graciosidade e magia, esteve a cargo dos alunos Carolina Pereira e Isaac Soares, das turmas 6.ºC e 7.ºB, respetivamente, que levaram a bom porto a função de que foram incumbidos. A animação deste momento da cerimónia aconteceu com a atuação do Grupo de Teatro “Animoparque” que, através da dança, pautada pela alegria, energia e acrobacia, demonstrou o talento que o caracteriza.
Entretanto, decorreu a segunda sessão, centrada no reconhecimento do mérito dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico. A abertura teve como protagonistas a Diretora do Agrupamento, Anabela Brandão, e o Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, André Dias, que sublinharam, respetivamente, a importância de “Preparar os nossos alunos para serem cidadãos do mundo, através de projetos que complementam a sala de aula, na perspetiva de uma educação global.” e de “Uma equipa instrutiva (Pais, Professores, Assistentes Operacionais e Técnicos) que trabalha em prol da formação dos alunos, contribuindo, deste modo, para o enraizar de uma estrutura educativa, enaltecida pela dedicação, empenho e responsabilidade.” O aluno Diogo Costa Correia (12.ºA) e as alunas Inês Silva e Jéssica Maia (12.ºB) fizeram a apresentação desta sessão, tendo desempenhado a sua função com carinho e dedicação. Após a entrega dos Diplomas de Mérito, o talento não deu tréguas e teimou em manifestar-se, de novo, no palco com o momento musical que a Maria João Santos (aluna da turma 7.ºC), de uma forma tão hábil e encantadora, nos proporcionou com a melodia que fez soar do seu violino!
E eis-nos chegados à terceira sessão da cerimónia na qual, mais uma vez, a música se afirmou, enchendo o palco e preenchendo-nos a todos, com a atuação brilhante da dupla Pedro Tavares (aluno da turma 11.ºA) e Ana Paula (Professora de Educação Musical) que, de um modo magistral, “casaram” o violino com o piano, conduzindo-nos a uma digressão interior. Seguiram-se a este delicioso momento de abertura, as intervenções da Diretora do Agrupamento e do Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação. Fazendo referência ao facto de esta ser a última das seis sessões que decorreram no âmbito do Dia do Diploma e do Quadro de Mérito, mencionaram o palco do Auditório do Agrupamento como um espaço privilegiado, onde haviam desfilado talentos de que todos nós nos orgulhamos. Foi, igualmente, reconhecido o empenho de toda a equipa educativa que tornou estes alunos merecedores deste momento. Nos agradecimentos explicitados, as duas intervenções não descuraram os alunos que integraram a equipa técnica que suportou as seis sessões assim como o grupo de docentes envolvido na organização e realização do evento. Recorde-se que o trabalho de organização das três sessões foi realizado pelos alunos de Design Gráfico (12ºE), enquanto o som e a imagem estiveram a cargo do Curso Profissional Técnico de Audiovisuais (11ºF).
Os simpáticos Pedro Aguiar e Tomás Leite (9.ºD) vestiram a pele de apresentadores nesta sessão, tarefa que cumpriram na íntegra.
E porque somos uma família de atores…..E porque o talento não se esgota neste Agrupamento, o Grupo de Teatro “Troupe” fez jus à convicção e evidenciou-se nas Artes do Palco, encerrando a sessão com um Sketch onde imperou o humor, a criatividade e a cultura. Parabéns a todos pelo empenho, entrega e profissionalismo! É assim que Construímos o Futuro!

Texto: Elza Paiva

Fotos: Alunos do CPT de Audiovisuais (11ºF) - Imagens não editadas

 

Para ver todas as fotos, clique em:

Diplomas de mérito - 1ºCEB e "Animoparque"

Diplomas de mérito -2ºCEB

Diplomas de mérito -3ºCEB e “TROUPE”

----------------------------------------------------------

1º CEB e "Animoparque"

1ªsess MG 9288

2º CEB

2ªsess MG 9648

3º CEB e "Troupe"

3ªsessIMG 1728