• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Parceria cultural – Portugal & República Checa

    Parceria...

    Os alunos das turmas do 10.ºB e do 11.º A estão envolvidos num projeto Europeu eTwinning em parceria com uma escola da República Checa, intitulado «Por(Cze) on the road to success». Numa primeira fase, os alunos estiveram a criar e a partilhar...
  • “Quebra Nozes” no Festival de Teatro de SJM

    “Quebra Nozes”...

    No passado dia 27 de março, o grupo de teatro infantil, “ANIMOPARQUE”, retornou aos palcos, após 4 anos de ausência, participando, assim, no XVI Festival de Teatro de São João da Madeira. Assim, foi recuperada a peça “Quebra -Nozes”, que não chegou a...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Uma visão sobre Guernica (Pablo Picasso) & Olhar a Diversidade

    Uma visão sobre...

    Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a...

1.º CEB...

  • O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DOS SONHOS

    O FUTURO...

    Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas...

SEC...

  • 11.º B – Parceria com a Tanzânia

    11.º B –...

    A turma do 11.º B, como parte do projeto DAC, desenvolveu uma parceria intercultural com a Escola Secundária Nganza Girls, localizada na Tanzânia,...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (PLA_A2) - Partilhar o sucesso

    «Dar Voz a...

    No passado mês de novembro, 21 formandos da turma de PLA, nível A2, concluíram com sucesso o seu percurso de 150 horas de formação em Português...


A professora Anabela Brandão, diretora do AESL, desafiou professores e alunos a refletirem sobre o Dia Internacional da Criança, que hoje se comemora. “Como não podemos ter Dias Abertos, sugiro que abram o dia 1 de junho à criança que têm dentro de vós. Sugiro também que deixem as nossas crianças e jovens, serem crianças!” De entre as respostas recebidas, nomeadamente das turmas 7º C da EBSSL e 1º B da EB do Parque e de alguns professores, aqui deixamos a respetiva transcrição.

 

Nesta sequência de textos - crónica da reconstrução em curso, comunicado da Câmara Municipal e testemunho da vereadora Irene Guimarães – procuramos proporcionar à comunidade educativa uma visão diversificada das obras no "antes" e no "durante". Este é um processo que começou por ser de “desconstrução”, mas, cujo objetivo final é o da almejada reconstrução de um bloco oficinal digno de todos os alunos e profissionais que ali desempenharão funções nos anos vindouros.

 

À entrada, o senhor Mário, encarregado da obra, recebe-nos com simpatia. Aqui, nesta entrada, é ele o diretor. Depois de nos conseguirmos esgueirar entre um montão de terra com raízes de árvores derrubadas e o velho edifício das oficinas, sob a ameaça da enorme pá da retroescavadora, conseguimos alcançar a entrada. Uma brigada de assistentes operacionais carrega estantes, maquinetas, coisas avulsas que nem nós sabemos para que serviam. Mergulhamos nas oficinas de mecânica.

 

Foi assim o desafio lançado pela professora Cristina Reis:
Caríssimos,
As iniciativas são inúmeras, a propósito da Poesia, hoje. Circulam, hoje, no espaço (?) virtual. Esta é mais uma, via espaço virtual, hoje. Aceito troca, hoje ou depois!
O "Agora Nós" junta-se à iniciativa, publicando os textos enviados pelos professores que responderam ao desafio. Algumas das mensagens contêm links que poderão não estar ativos.

Com a devida vénia, e por sugestão da professora Rute Pinho, publicamos em “continuar” uma adaptação do livro digital “Agripino, o vírus da Gripe A”, de Maria de Jesus Sousa (Juca), com ilustração de Maria Guerreiro, originalmente editado em 2009 pela DGIDC, e agora adaptado ao combate ao Corona vírus. Segundo as autoras, as informações nele prestadas estão acordo com as informações do site do Serviço Nacional de Saúde (consultado em 8 de fevereiro 2020, 18h e 09 de março 2020, 18h) https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas infecciosas/novo coronavirus da china sec 21).

Hoje fui ao Carnaval das escolas. O tema deste ano era a Arte. A arte é assim a pintura, a música, a escultura, a literatura, que são os livros, e outras coisas de que não me lembro, ah e o teatro. Os artistas têm muita imaginação, por isso muitos têm barba e cabelo comprido e as mulheres que são artistas usam vestidos muito estranhos. Só o Picasso é que não tinha o cabelo comprido, porque era careca.

Decorreram, no passado dia 8 de novembro, as duas sessões de entrega de Diplomas de Conclusão de Curso do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL), ambas realizadas no Auditório do Centro Multidisciplinar Interativo, na escola sede.

Realizaram-se, no passado dia 7 de novembro, as cerimónias de hastear a Bandeira Verde do Eco escolas, nos três edifícios do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite: Escola Básica do Parque, escola sede e no edifício "Serafim Leite 2", onde funciona o 2º ciclo e, provisoriamente, a Escola Básica de Fundo de Vila. Na escola sede hasteou-se também a bandeira relativa ao projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos. As cerimónias contaram com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Jorge Sequeira, Presidente da Junta de Freguesia, Drª Helena Couto, vereadores e comunidade educativa.

O "Agora nós", jornal online do AESL, deseja, a todos os membros da comunidade educativa, votos de um bom ano letivo de 2019/20. Continuamos à disposição de todos para o envio de notícias e fotos de acontecimentos e atividades, relativos a todas as escolas, turmas e entidades enquadradas no nosso Agrupamento. Para o efeito, deverão enviar os materiais a publicar, para o endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A Equipa "Agora nós".

Durante o trabalho de preparação da edição da oferta formativa do AESL, a ser publicada nos jornais "Labor" e "O Regional", no dia 13 de junho, solicitamos a três antigos alunos da Serafim Leite que prestassem um depoimento sobre a sua frequência desta escola. Na impossibilidade de publicarmos esses depoimentos na íntegra, nos referidos jornais, aqui os publicamos, com um agradecimento pela disponibilidade que revelaram. A sua voz é o melhor testemunho do que é "ser Serafim". 

Os alunos Inês Ferreira, do 3º B, e Eduardo Dinis, do 3º A, ambos da EB do Parque, Beatriz Oliveira, e Carlos Andrade, do 12º A, da escola sede do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite estão de parabéns, pois foram premiados no concurso “Poesia na corda”, tendo recebido, recentemente, os respetivos diplomas. Podem os nossos jovens poetas agradecer às suas musas, a inspiração que lhes concederam, no momento em que pegaram nas canetas. E, já agora, continuem a escrever poesia!

Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL