• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Parceria cultural – Portugal & República Checa

    Parceria...

    Os alunos das turmas do 10.ºB e do 11.º A estão envolvidos num projeto Europeu eTwinning em parceria com uma escola da República Checa, intitulado «Por(Cze) on the road to success». Numa primeira fase, os alunos estiveram a criar e a partilhar...
  • “Quebra Nozes” no Festival de Teatro de SJM

    “Quebra Nozes”...

    No passado dia 27 de março, o grupo de teatro infantil, “ANIMOPARQUE”, retornou aos palcos, após 4 anos de ausência, participando, assim, no XVI Festival de Teatro de São João da Madeira. Assim, foi recuperada a peça “Quebra -Nozes”, que não chegou a...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Uma visão sobre Guernica (Pablo Picasso) & Olhar a Diversidade

    Uma visão sobre...

    Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a...

1.º CEB...

  • O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DOS SONHOS

    O FUTURO...

    Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas...

SEC...

  • 11.º B – Parceria com a Tanzânia

    11.º B –...

    A turma do 11.º B, como parte do projeto DAC, desenvolveu uma parceria intercultural com a Escola Secundária Nganza Girls, localizada na Tanzânia,...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (PLA_A2) - Partilhar o sucesso

    «Dar Voz a...

    No passado mês de novembro, 21 formandos da turma de PLA, nível A2, concluíram com sucesso o seu percurso de 150 horas de formação em Português...

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore edo Dia Mundial da Água, que se celebram nos dias 21 e 22 de março, a Unidade do Ambiente da Câmara Municipal desafiou-nos a elaborar um poema a partir de um desenho realizado pelas crianças do Jardim de Infância.

Desta forma, demos continuidade ao processo criativo dos mais pequenos e criámos, a partir do seu desenho, um poema tendo por base a relação entre os elementos “árvore e água”. Foi muito divertido brincar com as palavras, refletir sobre elas e criar o nosso primeiro poema ilustrado.

Dando continuidade ao trabalho realizado pela APICCAPS - Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes e Artigos de Pele e seus Sucedâneos, os alunos do 4.ºB, da Escola Básica de Fundo de Vila, realizaram uma visita de estudo ao museu do calçado, a fim de cativar novos talentos para esta área tão importante na economia e desenvolvimento da nossa cidade, S. João da Madeira.

Os alunos tiveram a oportunidade de ver como se produz ou constrói um sapato, desde o momento da sua conceção até ao produto final. Visualizaram, ainda, uma exposição histórica do calçado, desde os primeiros modelos até aos mais modernos, bem como algumas técnicas de fabricação e ferramentas utilizadas ao longo do tempo. 

 

DIA DE REIS

Em Belém, na manjedoura, o menino nasceu

e o povo ao estábulo correu.

Naquela noite de alegria,

um milagre ocorreu.

Três reis pretendiam uma estrela seguir

E caminhos longos percorreram.

Chegaram ao destino a sorrir,

Para Jesus servir.

Hoje é dia de celebrar,

Pois os reis acabaram de chegar.

No mês de dezembro, os alunos do 3.ºA da Escola Básica de Fundo de Vila tiveram a oportunidade de participar numa atividade, desenvolvida no âmbito do projeto da Literacia Financeira. Nesse sentido, foi elaborado um trabalho através do qual se distinguiram as despesas necessárias e as supérfluas. Além disso, foi possível identificar as despesas e os rendimentos, no contexto familiar e pessoal, e calcular o saldo.

Se eu tivesse um lápis mágico, eu desenhava um mundo onde as pessoas se amassem, um mundo onde não houvesse violência, racismo e guerra, um mundo onde só existisse amor.

Desenhava os melhores pais para as crianças abandonadas e um planeta melhor. Construía hospitais para as pessoas doentes. Dava acesso a água potável para todos os países do Mundo e ajudaria o planeta a respirar melhor.

Um mundo onde os meninos pudessem exprimir a sua opinião, onde pudessem ir à escola, um mundo onde os direitos de todas as crianças fossem respeitados.

Seria, certamente, um mundo feliz!

Lorena Silva Lopes(3.º B)_EB do Parque 

As salas do Jardim de Infância da Escola Básica de Fundo de Vila arregaçaram as mangas, em colaboração com um grupo de Encarregados de Educação, e construíram um xilofone, para a comemoração do Dia Mundial da Música.

Assim, aquando da construção do instrumento, proporcionaram-se momentos de lazer, divertimento e prazer, com música à mistura, cativando crianças, professores, pais e assistentes operacionais. 

O espaço exterior da Escola Básica de Fundo de Vila é um espaço em terra, com bastantes árvores e vegetação, onde as crianças têm a oportunidade de observar os pássaros, os insetos e as plantas.

As crianças, sempre que encontram insetos ou plantas/flores, têm a curiosidade de os observar ao pormenor, utilizando as lupas que estão ao seu dispor. Além disso, a fim de aprofundarem os seus conhecimentos, recorrem a pesquisas na Internet e a livros que estão disponíveis na Biblioteca da Escola. Já na horta, existem vários tipos de plantas (hortelã, alecrim, girassol, tremoços, alho-francês, arruda,…) e a visita dos insetos polinizadores é frequente.

A tecnologia rodeia-nos e a escola não pode ficar alheia a esta realidade. Neste sentido, o COKO veio ao jardim de infância de Fundo de Vila. Sabem de que se trata? Pois bem, o COKO é um crocodilo robô muito simpático que proporciona às crianças muita alegria e diversão e foi através dele que as crianças deram os primeiros passos no mundo da programação.

Assim, colocaram as peças de comando nas costas do crocodilo e, ao som de uma música, o robô executou um percurso, depois de dormir a sua sesta.

Ser solidário é um estado de espírito… é um sentimento de responsabilidade com o outro, procurando sempre fazer o possível para ajudar quem mais precisa!

Foi com esta premissa que a turma do 1º B, da Escola Básica de Fundo de Vila, contactou a Associação de Jovens «Ecos Urbanos» com o objetivo de ajudar na recolha de bens alimentares na época natalícia.

No final desta recolha, o Assistente Social Carlos, representando a associação, deslocou-se à Escola para levantar os bens recolhidos. Aproveitámos a sua presença para fazermos uma pequena palestra sobre o que é ser solidário, sensibilizando os mais pequeninos para esta temática.

No âmbito do projeto DAC, os alunos do 3.ºB da Escola Básica de Fundo de Vila realizaram diversos trabalhos, durante este ano letivo. Entre estes, destacam-se as pesquisas efetuadas na internet sobre as causas e os efeitos dos incêndios florestais que aumentam, por esta altura, com a chegada do verão e as consequentes temperaturas mais elevadas, afetando o nosso país e inquietando a população que vive, sobretudo, em zonas mais rurais.

Além das pesquisas, os alunos construíram, também, textos em suporte digital com algumas sugestões e medidas de prevenção para se colocarem em prática, neste verão.

Todos juntos podemos fazer a diferença! E assim será!

Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL