O programa Eco-Escolas é um programa internacional, da Foundation for Environmental Education (https://www.ecoschools.global/), desenvolvido em Portugal desde 1996, pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, em parceria com as escolas e os municípios.

Desde 2016-2017 que as três escolas do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL) participam neste projeto de forma exemplar tendo sido sempre distinguidas com o galardão Bandeira Verde Eco-Escolas. Mais uma vez, no próximo dia 12 de outubro, em Sintra, vão ser, as três, reconhecidas pelo trabalho de qualidade desenvolvido, em 2020-2021, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Consequentemente, e pelo quinto ano consecutivo, será o AESL certificado de Eco_Agrupamento.

Dia Europeu do Mar (20 de maio)
O desafio “O mar começa aqui!” é uma atividade do projeto Eco_Escolas que tem como objetivos principais:
• Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade marinha em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular;
• Educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem a toda a comunidade educativa de que, através da rede de drenagem das águas pluviais, “Tudo o que cai no chão, vai, em última instância, parar ao mar!”;
• Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica.

A celebração do Dia da Terra, 22 de abril, organizada pelo projeto Eco escolas, decorreu no átrio da escola sede do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, convenientemente decorado por alunos de várias turmas. A cerimónia começou com a leitura do poema "Ar Livre" de Miguel Torga, por duas alunas do 8.ºC. De seguida, foram entregues ao Sr. Presidente da Câmara duas propostas dos alunos, respeitantes à melhoria da qualidade de vida em S. João da Madeira.

As zonas húmidas são áreas inundadas, que podem ser constituídas por água estagnada, doce, salobra ou salgada. As zonas húmidas são a casa de muitas espécies onde se alimentam de vegetais e frutas que lá se desenvolvem, também podem servir para locais de banho para animais maiores ou para fontes de água.

A atividade consistiu em criar desenhos para pintar sarjetas da escola e da rua envolvente com trabalhos sobre o mar e a poluição que o afeta. É importante isso ficar exposto, pois assim está à vista de toda a gente que tudo o que colocamos no chão acaba por chegar aos oceanos. Ao participar na atividade, sentimos a responsabilidade de mostrar às pessoas o efeito dos nossos atos e que estes afetam o ambiente e todos os seres vivos, na esperança que se mudem os hábitos.


Daniel Pinho e Sara Correia do 9.º B

A turma do 8ºA realizou o estudo das plantas invasoras, na disciplina de Ciências Naturais. Na nossa escola e no município de S. João da Madeira, as “Ervas das Pampas” assumem particular destaque. Neste sentido, o estudo ajudou-nos a entender o quão esta erva pode ser bela e perigosa ao mesmo tempo.

Os alunos da turma do 11º A estão a desenvolver, no âmbito do Domínio de Articulação Curricular (DAC), várias atividades que integram o Projeto D-Noses, um projeto inovador promovido por um consórcio europeu, que tem como objetivo associar a ciência cidadã ao estudo dos problemas odoríferos.

Por:Filipa Paiva, Joana Pinho, Leonor Silva e Marcelo Oliveiro 8ºC

Hoje, dia 3 de março, celebra-se o dia Mundial da Vida Selvagem.
O objetivo deste dia, criado em 2013 pela ONU, é celebrar a fauna e a flora do planeta, assim como alertar para os perigos do tráfico de espécies selvagens animais.

Por: Cristiano Paulino - 9ºC

Hoje, dia 3 de Março, celebra-se o Dia Mundial da Vida Selvagem!! À 11h da manhã, o Jardim Zoológico de Lisboa, realizou uma visita guiada pelo YouTube, com a participação de alguns jovens repórteres.

Blogue da Biblioteca Escolar

  • Quem muito lê vai a Lisboa!

    Dec 8, 2021

    Quem muito lê vai a Lisboa! No dia 24 de novembro, os alunos premiados no projeto “Os 4 Elementos” – concursos “Ler+Espaço”; “Ler+Mar”, “Terra Mater” e “O Fogo de Prometeu” – foram a Lisboa, a convite do Plano Nacional de Leitura, assistir à entrega de prémios[…]

  • O Homem da Nuvem Escura de Inês Vinagre pela atriz Inácia Cruz

    Dec 8, 2021

    O Homem da Nuvem Escura de Inês Vinagre pela atriz Inácia Cruz A atriz Inácia Cruz, no dia 6 de dezembro, veio às bibliotecas de Fundo de Vila e do Parque contar a história O Homem da Nuvem Escura de Inês Vinagre, da editora Opera Omnia. Neste encontro estiveram presentes as turmas[…]

  • As Vencedoras recebem o prémio

    Dec 8, 2021

    As Vencedoras recebem o prémio A equipa vencedora do Peddy Paper do 7.º ano,  realizado na biblioteca da EBSSL, recebeu o seu merecido prémio. Parabéns, “Vencedoras”! Até parece que adivinhavam que iam ganhar!

  • Peddy Paper na BE. Vem descobrir a tua biblioteca

    Nov 30, 2021

    Peddy Paper na BE. Vem descobrir a tua biblioteca As turmas do 7.º ano do agrupamento vieram descobrir a biblioteca da EBSSL. Através da realização de um Peddy Paper ficaram a saber tudo, tudo, tudinho sobre a biblioteca: exploraram o seu sítio digital, consultaram o seu fundo documental,  perceberam a CDU[…]

  • Põe à prova os teus conhecimentos

    Nov 29, 2021

    Põe à prova os teus conhecimentos Restauração da Independência Lê a informação e lança-te no desafio de responderes a algumas questões que vão por à prova os teus conhecimentos. Para tal só tens que aceder ao seguinte QUESTIONÁRIO Como deves saber, o dia 1 de Dezembro[…]