Por: Cristiano Paulino - 9ºC

Hoje, dia 3 de Março, celebra-se o Dia Mundial da Vida Selvagem!! À 11h da manhã, o Jardim Zoológico de Lisboa, realizou uma visita guiada pelo YouTube, com a participação de alguns jovens repórteres.

Face ao contexto em que nos encontramos, de estado de emergência devido ao Covid-19, que levou ao encerramento das escola e ao ensino à distância, novas dinâmicas de promoção de aprendizagens têm que ser implementadas.

A Campanha "Children for Children do AESL" conseguiu angariar € 2.717,66 . No nosso Agrupamento de Escolas a campanha teve como objetivo ajudar as crianças das escolas das Bahamas mas também as crianças da escola do Ensino Primário 5082 Calumbo, em Angola, a qual apresenta condições muito deficitárias.

No passado dia 3 de dezembro, nós alunos do 8.º D, tivemos na sala de aula o biólogo da Câmara Municipal de São João da Madeira, José Pedro Silva, para nos fazer uma apresentação no âmbito do projeto da câmara, 100% Resíduos.
Primeiro o Dr. José Pedro apresentou-se e esteve a explicar o que era um biólogo, pois alguns não sabiam ao certo o que era.

Alunos do 10º e 11º anos da EBSSL participam no projeto europeu D-NOSES para ajudar a reduzir a poluição causada por odores.

Numa parceria entre o Projeto Educativo Municipal e o Eco-Escolas duas turmas do Curso de Ciências e Tecnologias participam no projeto europeu D-NOSES (em inglês: Decentralised Network for Odour Sensing, Empowerment and Sustainability) que pretende mudar a forma como a poluição por odores é, atualmente, abordada.

No ano letivo transato, 2019_2020, a turma B do 9.º ano promoveu na escola uma campanha de recolha de roupas usadas aderindo assim ao desafio do projeto Eco_Escolas “Roupas Usadas NÃO SÃO Roupas Acabadas”. Esta campanha desenvolvida sob coordenação das professoras Graça Rodrigues e Manuela Correia envolveu as turmas do 3.ºCEB. Os seus objetivos principais foram: Contribuir para a consciencialização da comunidade acerca do encaminhamento de roupas, calçado e brinquedos que possuam em excesso ou se encontrem em fim de vida; (In)formar acerca das soluções para o correto encaminhamento destes materiais, abordando os têxteis como uma fileira de resíduos; Promover a reutilização de objetos fora de uso e a interação entre a escola, a comunidade e as instituições de solidariedade social locais.

Opiniões - 8ºD e 11ºF


Neste ano letivo e no ano passado, tive a oportunidade de ajudar crianças e jovens, como eu, das Bahamas e de Angola que não têm escolas com condições para dar aulas. Este projeto do DAC, é nomeado “Children for Children”. Vendemos pulseiras e lápis para a angariação de fundos e, antes da quarenta começar, ainda conseguimos vender muitos, o que foi muito benéfico para ajudarmos nas construções.

Promoção de uma cidadania ativa necessária à concretização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 “Combater as Alterações Climáticas”.

 

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais os alunos do 8.º ano, turmas B e C no primeiro semestre, e agora a turma A no segundo semestre em contexto familiar, foram desafiados a criar ilustrações conseguidas com recurso à técnica de colagem, da interpretação do ODS13_Combater as Alterações Climáticas.

Chegamos ao fim de mais uma etapa do projeto Eco-código, com a escolha dos cartazes das nossas três escolas. E os vencedores são:
EB Fundo de Vila: Alunos do pré escolar e 1.º ciclo e seus professores.
EB Parque: alunos do 2ºA e 4º A e suas professoras Carla Paiva e Rute Machado.
EBSSL - Ana Rita, do 12B

O Conselho Eco_Escolas de 10 de março 2020 definiu as 12 frases que deviam figurar em todos os pósteres do Concurso Poster Eco_Código 2019_2020. Essas frases definem o código de conduta da EBS Dr. Serafim Leite. Apesar do fecho das escolas do Agrupamento, o concurso continuou, tendo sido recebidas cerca de 40 propostas de pósteres, o que dá bem a ideia do grau de adesão verificado. Em “continuar” pode ver os trabalhos dos nossos “ecoartistas”. Em breve divulgaremos os resultados.

Hoje dia 20 de maio, Dia Europeu do Mar, inicia-se a votação dos desenhos / maquetes criadas por alunos das Eco-Escolas, participantes na atividade “O MAR COMEÇA AQUI“, alertando para o facto de que o que atiramos para o chão, vai, mais tarde ou mais cedo, parar ao mar!
Sendo assim: “O Mar começa Aqui …e em Ti/Nós!”

Blogue da Biblioteca Escolar

  • História do Livro Activo

    May 21, 2022

    História do Livro Activo A Pré da EB de Fundo de Vila fez uma visita à biblioteca escolar do AESL – participou no reconto da “História do Livro Activo” e visitou à exposição com os trabalhos realizados pelas crianças!!! Sem dúvida uma manhã bem[…]

  • 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa

    May 10, 2022

    5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa Para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Plano Nacional de Leitura desafiou os leitores de várias línguas ou de diferentes áreas onde se fala Português, a ler na nossa língua – “Ler em vários sotaques”. Aqui ficam algumas dessas[…]

  • Hora do conto

    May 10, 2022

    Hora do conto Hora do Conto com a Professora Isabel Pinho: “Amélia quer um cão”. Construção de um cão com material reciclado e atividade PEM – Os animais e a saúde pública – sensibilização da médica veterinária Drª Vera Marques e registo da atividade[…]

  • Narrativas gráficas

    May 3, 2022

    Narrativas gráficas A exposição das narrativas gráficas e dos marcadores de leitura elaborados pelos alunos dos três agrupamentos de S. João da Madeira já está patente na galeria da Biblioteca Municipal da nossa cidade. Vem visitá-la e ver o trabalho dos nossos[…]

  • Encontro com a escritora Lara Pereira

    May 3, 2022

    Encontro com a escritora Lara Pereira Hoje, a escritora Lara Pereira, com apenas 15 anos, veio à nossa escola apresentar os seus livros e falar com os alunos do 2.º ciclo. Ficámos a saber como funciona o seu processo de escrita, como a leitura é importante[…]

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL