O clube europeu “AESL e a Europa” recebeu uma Menção Honrosa no concurso de Clubes Europeus, da Direção-Geral da Educação (DGE), pelo conjunto de atividades desenvolvidas ao longo do ano, e que podem ser consultadas no site "AESL e a Europa - Clube Europeu". Efetivamente, a diversidade de projetos e a sua natureza são bem merecedores deste prémio, que enche de orgulho todos os que se empenharam nas várias "missões" do clube.

 

Para assinalar a época natalícia e tendo presente que, no âmbito do DAC, o tema globalizante do nosso agrupamento é o AR, um grupo de professores de Matemática e de Educação Visual, dinamizou a construção de um octaedro (sólido platónico que simboliza o Ar) e a ilustração das suas faces.

 

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi mais uma vez assinalado no nosso Agrupamento, entre os dias 2 e 11 de dezembro, com a participação dos alunos em várias atividades, dinamizadas pelo Grupo de Educação Especial em articulação com as Educadoras, os Professores do primeiro ciclo e com os Diretores de Turma dos segundo e terceiro ciclos de ensino.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite faz parte de um número muito restrito de Escolas Amigas dos Direitos Humanos. Todos os anos participamos numa atividade, denominada Maratona de Cartas, dinamizada pela Amnistia Internacional. Este ano, pela primeira vez, é via digital.

O objetivo é o de recolher assinaturas digitais (“Assinaturas que mudam vidas”) para ajudar cinco casos de jovens cujas vidas se encontram em risco ou que escolheram fazer frente às adversidades. O nosso objetivo é, também, fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo. Através do link https://www.amnistia.pt/maratona/ podemos ajudar a minimizar as injustiças.

Solicitamos que visite a referida página, assine a petição e divulgue pelos familiares e amigos. Ao assinar introduza o código que foi atribuído ao nosso agrupamento – VIFH.

Projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos do AESL

Cláudia Proença, Anabela Costa e Clara Gusmão

A Coordenadora do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite do ano letivo transato (Anabela Costa) deslocou-se, no passado dia 27 de novembro, a Lisboa, para receber, na cerimónia de entrega de prémios, uma menção honrosa, pela qualidade das atividades realizadas pelo clube, no ano 2018/2019. Os Coordenadores dos clubes galardoados com prémios e menções honrosas fizeram uma apresentação deixando um testemunho do trabalho por eles desenvolvido.

Realizou-se, no passado dia 9 de janeiro, no Auditório do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, uma palestra dinamizada e organizada pelo clube europeu "AESL e a Europa" e pela Biblioteca escolar, sobre o tema “O impacto das Eleições Europeias de 2019 na tua vida”. O público-alvo desta sessão foram os alunos do 12.º ano de escolaridade, muitos deles já com 18 anos de idade, que exercerão, pela primeira vez, o seu direito de voto nas próximas eleições europeias de 26 de maio.

O Clube Europeu "AESL e a Europa", a Biblioteca Escolar e a Equipa Erasmus+, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, realizaram, no passado dia 19 de julho, nos Paços da Cultura, mais uma mesa-redonda, este ano, subordinada ao tema "Pela Proteção e Valorização do Património: O Passado, o Presente e o Futuro". O encontro subdividiu-se em dois painéis: o primeiro com os convidados António Nuno Rosmaninho Rolo, docente na Universidade de Aveiro e Suzana Menezes, chefe de Divisão de Cultura, no Município de São João da Madeira; o segundo, com a presença de professores e alunos que participaram na mobilidade do Projeto Erasmus+, em Espanha (Málaga), Irlanda (Cork) e Itália (Rimini).

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi, mais uma vez, assinalado no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, através da dinamização de um conjunto de atividades que envolveram a comunidade educativa, em diferentes dias da semana.

Pelo segundo ano consecutivo o Clube Europeu “AESL e a Europa”, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, foi uma das cinco escolas distinguidas com a atribuição de uma Menção Honrosa pela Direção Geral da Educação (DGE), pela qualidade dos trabalhos realizados no ano letivo 2015/2016, no âmbito do concurso dos clubes europeus, com o tema “Interculturalidade e mobilidade no espaço europeu”.

No dia 14 de novembro, Dia da Segurança, realizou-se no auditório da Escola B/S Dr. Serafim Leite, uma Ação de formação de segurança, promovida pelo Gabinete de Segurança do Agrupamento, tendo como formadores os Bombeiros Voluntários de SJM. Os destinatários foram os Delegados e Subdelegados das turmas do 5º ao 12º anos de escolaridade.

No dia 7 de novembro, Dia Internacional das Eco_Escolas, pelas 10h15, a Comunidade Educativa da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite compareceu no pátio de entrada da escola para participar no Hastear da Bandeira Verde Eco_Escolas relativa ao reconhecimento do trabalho desenvolvido no que diz respeito à Sustentabilidade da Terra.

Blogue da Biblioteca Escolar

Memórias da Serafim

  • PROJECTO DE TEATRO PARA PROFESSORES

    Sep 20, 2021

    PROJECTO DE TEATRO PARA PROFESSORES No ano letivo de 2008-09 foi criado o projeto de teatro para professores dinamizado pelas professoras Dina Sarabando, Isabel Fontoura, Stella Azevedo e Manuela Balseiro. Uma das das suas iniciativas foi um jantar republicano. Já o Espaço Aberto promovia o[…]

    Read more...
  • Jorge Sampaio

    Sep 11, 2021

    Jorge Sampaio Relembre a visita de Jorge Sampaio à Escola Secundária Dr. Serafim Leite em https://aeserafim.pt/memorias/2021/02/17/visita-do-sr-presidente-da-republica-dr-jorge-sampaio/

    Read more...
  • O campo de jogos.

    Sep 6, 2021

    O campo de jogos. Desde 1970 as actividades desportivas decorrem neste campo de jogos. Antigo, de asfalto, ininterruptamente usado por sucessivas gerações de alunos, o tempo tem vindo a dotá-lo de uma patine pouco consentânea com a saúde. Áspero e abrasivo, espera-se, e desespera-se,[…]

    Read more...
  • Os técnico-profissionais

    Aug 17, 2021

    Os técnico-profissionais Muita gente se espanta com a quantidade de prémios obtidos em concursos pelos alunos da Serafim Leite. Culpa deles e dos professores, atesta-o esta notícia publicada no jornal Labor de junho de 1988. Mais faremos notícia circunstanciada.

    Read more...
  • Os meliantes

    Aug 13, 2021

    Os meliantes Uma instituição não vive apenas de grandes momentos, aqueles cerimoniosos e oficiais. Por vezes há episódios bem mais baixos e que ficam na recordação de muitos. Respigamos do jornal Labor de 4 de novembro de 1988 uma dessas circunstâncias, bem[…]

    Read more...

Por aqui...

Temos 26 visitantes e 0 membros em linha