A turma do 8ºB, após sugestão da professora de Inglês Dina Paiva, decidiu colocar os telemóveis e os videojogos de lado para redescobrir a beleza dos jogos de tabuleiro! Tudo com muita segurança, higiene e desinfeção, dada a situação atual, obviamente.

Entre os vários jogos, contam-se o Lotto, o Dominó, o UNO, o Ludo, o Jenga, o Mikado, Quem é Quem, Pictionary, Monopoly e Master Mind.

O entusiasmo foi evidente e bem audível!

E assim termina o projeto de Mentoria entre Pares, neste ano letivo, em articulação com a Universidade de Aveiro. Projeto este que representou um reforço da relação de confiança e da colaboração entre pares, a criação de um ambiente propício à partilha e esclarecimento de dúvidas e a promoção de processos de interação bidirecional, de construção reflexiva de conhecimento, de modo a que, tanto alunos mentores (alunos de Inglês do 12º ano), como alunos mentorandos (alunos do 8ºD) tenham tido a oportunidade de desempenhar um papel ativo no âmbito do processo de mentoria, compatível com a promoção de competências técnicas e transversais, em linha com o desenvolvimento de competências do séc. XXI.

Este projeto visa sensibilizar toda a comunidade escolar para a valorização e reaproveitamento, nesta fase, apenas dos cadernos de atividades, e pretende promover boas práticas de responsabilidade social, diminuir as despesas da família com a educação e garantir perspetivas ecológicas, contribuindo para a promoção do ambiente, nomeadamente no que diz respeito no combate ao desperdício.

No âmbito do projeto do Domínio de Autonomia Curricular, cujo tema é o "Ar", a turma B do 8.º ano escolheu, como subtema, "os papagaios de papel". As disciplinas envolvidas no projeto foram: Cidadania, História, Educação Visual, Físico-química, Inglês, Matemática, Português e Educação Especial. Primeiramente, em Cidadania e Desenvolvimento e em Educação Visual, surgiu a ideia dos papagaios de papel.

Com o aproximar do final do ano letivo, foram publicitados no dia 2 de junho os resultados do Campeonato Internacional de Cálculo Mental (Supertmatik).

Esta competição tem por base o jogo online superTmatik, um jogo que alia a estimulação mental ao divertimento, estratégia pedagógica de eleição para gerar motivação suplementar para a diferentes aprendizagens de disciplina de Matemática.

No dia 31 de maio, as turmas A e C do 5.º ano de escolaridade estiveram, via Google Meet, com o escritor António José Martins e exploraram o seu livro “O Pinóquio é Imortal”, iniciativa proposta pela Biblioteca do nosso Agrupamento de Escolas e codinamizada pelas professoras de Português e de Educação Especial. O escritor proporcionou uma viagem virtual ao universo das histórias do Pinóquio, leu excertos do seu livro e apresentou a canção “Tantas Vezes”. Houve também um momento dedicado a algumas perguntas. A mensagem principal sobre a “imortalidade” foi enfatizada durante a apresentação da sua obra. Agradecemos a presença do autor António José Martins no nosso Agrupamento e o facto de nos possibilitar o surgimento de mais um momento de descoberta e de reflexão sobre o mundo literário.

na TERRA, no AR, no MAR e no FOGO!
Com o projeto “Os 4 Elementos”, o PNL (Plano Nacional de Leitura) propôs aliciantes desafios para aliar o desenvolvimento da literacia da leitura à literacia científica. E, como são 4 os elementos primordiais, 4 foram também os projetos levados a cabos pelos alunos do 4.º A, de Fundo de Vila, o 12.º A, o 12.º B e o 12.º C.

Na senda dos projetos etwinning, os alunos do 11ºB de Artes Visuais desenvolveram o projeto Let’s Draw Songs com o objetivo de desenvolver as habilidades de autoexpressão em língua inglesa, desenhando, cantando e usando ferramentas da web 2.00; assim como enriquecer o potencial dos alunos para colaborarem com os colegas, serem responsáveis no cumprimento de tarefas atempadamente e tomarem iniciativa em sugerir novas alternativas para uma atividade.

APRENDER +, aprender História e Matemática a brincar ou brincar com a História e Matemática foi o mote para esta exposição.
Desde o dia 21 de maio estão expostos no átrio da escola os trabalhos realizados pelos alunos das turmas A, B e C, do sétimo ano de escolaridade, no âmbito das disciplinas de História e de Matemática.

Por: Nívea Cabral

Nascemos crianças repletos de Amor e emoção!
Somos seres translúcidos que enchem a alma dos demais!
Crescemos e a vida dá-nos sabedoria à palma da mão!
Fazemos do mundo um arco irís que embeleza o céu!
A esperança habita na beleza de cada flor e no perfume de cada jardim!
Somos pássaros viajantes do infinito a iluminar a serenidade humana!
E o sorriso tem a beleza da poesia que aconchega e abraça a humildade de cada coração!
Feliz Dia Criança! No ser Criança a Felicidade transpira vida em toda a existência Pessoal!

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL