Por: Cristiano Paulino

Hoje, dia 30 de setembro, fomos à Viarco. Fomos ver como são fabricados os lápis de desenho e os lápis de cor. Primeiro, para fabricar os lápis de desenho, temos que misturar três ingredientes (argila, grafite e água), a seguir, a mistura vai para a estufa durante duas semanas. Depois desse tempo, é triturado em pedaços mais pequenos, depois unem com água os pedaços mais pequenos e torna-se um pau de grafite.

Cristiano Paulino, 7.º C

Hoje, dia 23 de maio, fomos ao Parque Biológico de Gaia, com a turma vencedora do projeto DAC.
Hoje diverti-me muito. Foi um dia espetacular. Vi animais que nunca tinha visto: adorei conhecer espécies de animais diferentes.

No dia 21 de março, Dia Mundial da Árvore (e véspera do Dia Mundial da Água - 22 de março), a turma C do 7º ano deu um importante passo no âmbito do seu projeto DAC (Domínio de Autonomia Curricular). Os alunos não plantaram árvores, mas a sua iniciativa com certeza contribuiu para a conservação do meio natural, uma vez que evitou que cerca de 210 Kg de resíduos fossem eventualmente mal encaminhados.

Bruna Santos (9ºB)

No passado dia 31 de janeiro, quinta-feira, os alunos do 9º ano, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, realizaram uma visita de estudo a Matosinhos e ao Porto, no âmbito das disciplinas de Português, Físico-química, Ciências Naturais e História.

No dia 28 de Fevereiro os alunos da turma 7ºB fizeram uma visita de estudo a Coimbra e às grutas.
Partimos da escola as 8.00 em dois autocarros, acompanhados pelos professores Manuela Correia, Graça Rodrigues, Carmo Ventura, Maria Henrique e Rogério Melão.

Esta visita de estudo foi realizada no âmbito das disciplinas de Português, Físico-Química e Ciências Naturais, proposta pelas docentes Clarinda Almeida, Dina Sarabando, Rosa Pinho e Susana Oliveira com o objetivo de aprofundarmos os nossos conhecimentos, de acordo com as matérias lecionadas nas diferentes disciplinas, e enriquecer a nossa bagagem cultural através da exploração de diferentes espaços de identidade nacional.

Na última quinta-feira, dia 26 de janeiro, pelas 9:30h da manhã, tivemos a oportunidade de assistir a um pequeno teatro, representado por alunos da turma B do 7º ano, baseado no estudo da obra “O Cavaleiro da Dinamarca", de Sophia de Mello Breyner Andresen.

No âmbito da disciplina de Português, os alunos do 9.º ano leram e analisaram a obra de Gil Vicente, mais concretamente o “Auto da Barca do Inferno”, peça moralizante do século XVI, na qual as personagens, acabadas de morrer, chegam a um cais onde serão acusadas pelo Diabo ou pelo Anjo dos pecados cometidos em vida.