No dia 25 de outubro, fomos fazer uma visita de estudo ao Castro de Romariz e ao Museu Convento dos Lóios situados no Concelho vizinho de Santa Maria da Feira.


Ao chegarmos ao monte Crasto, subimos uma colina que nos levou à aldeia milenar e labiríntica do Castro. Percorremos a aldeia e apercebemo-nos da forma circular, retangular e quadrangular das habitações. Algumas das casas circulares terão sido salas de reuniões onde se preparavam planos de defesa em caso de invasão inimiga. As casas retangulares e as quadrangulares terão sido cozinhas, estábulos…Estas habitações eram feitas de granito porque era o material que existia na região. As casas circulares eram cobertas de palha, são as mais antigas e terão sido habitadas por uma tribo denominada ''Túrdulos Velhos'', há cerca de 2500 anos.
Passados alguns séculos, a aldeia foi romanizada por um povo que veio de Roma que terá construído as casas quadrangulares. Os romanos coabitaram com a população existente mas provocaram destruição. Porém, deixaram as suas marcas positivas, no castro e no nosso país: pavimentaram algumas partes do Castro, souberam aproveitar a água, construindo canais que levavam a água para reservatórios, inventaram a telha de que havia restos no castro, deixaram o Latim, que deu origem à nossa língua, inventaram o pão de bolota...
Depois subimos ao ponto mais alto, que era o local onde eles veneravam os deuses em que acreditavam, por exemplo o Sol, e de onde se veem, atualmente muitos lugares da freguesia de Romariz.
À volta do castro observamos partes de uma muralha que indicam que a aldeia era fortificada. Há muitos carvalhos, eucaliptos, tojo, sobreiros, pinheiros…
De seguida, fomos ao Museu Convento dos Lóios onde vimos uma figura antropomórfica em granito, uma mesa do mesmo material, uma maquete de uma casa protegida por uma cúpula de acrílico, bocados de vidro e cerâmica e um cipo com inscrição em latim que diz “Sê como queres ser considerado”. Estes achados arqueológicos foram encontrados no Castro de Romariz. Depois vimos colares, peças de louça em cerâmica, moedas, armas, teares, chapéus, pinturas e réplicas de fogaças.
A visita foi muito interessante porque aprendemos sobre o modo de vida dos nossos antepassados e ficamos a conhecer um pouco mais da nossa “História”.
Texto coletivo 4º ano
Escola de Fundo de Vila

AN Romariz

 

AN1 Romariz


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL