A nossa cidade é S. João da Madeira. Pertence ao distrito de Aveiro e tem cerca de 22 mil habitantes.
É o único município português com apenas uma freguesia.
A nossa terra tem uma história muito rica, ligada à chapelaria e ao calçado tendo, atualmente, a eles ligados os respetivos museus.


Em S. João da Madeira existe a única fábrica de lápis do país, com cerca de uma centena de anos. Esta unidade industrial é visitada por muitos estudantes locais e de vários pontos do país.
Para além desta há várias indústrias de componentes para automóveis, cartonagem, molas, calçado, etiquetas… que atraem pessoas de freguesias e concelhos vizinhos que para cá vem trabalhar. Daí que haja grande movimentação diária de pessoas durante as horas de trabalho e a sua população seja, durante o dia, cerca do dobro da população residente em São João da Madeira. A nossa terra é, por isso, conhecida como a “Cidade do trabalho” e, fortemente, industrializada.
Há também várias ofertas culturais em locais privilegiados da cidade como a “Casa da Criatividade”, os “Paços da Cultura” e a “Sala dos Fornos da Oliva”, onde se realizam, entre outros; exposições, espetáculos musicais, atividades com e para as escolas, peças de teatro, etc. Como eventos culturais temos ainda o Carnaval, o espetáculo “A Cidade no Jardim” e as Marchas Populares, entre outros, que as escolas e outras associações oferecem à cidade e a todos os que nos querem visitar.
A cidade atribui, igualmente, importância a praticas de desporto saudável e às artes destinando-lhe vários espaços e equipamentos como por exemplo as piscinas municipais, os pavilhões desportivos e o campo da AD Sanjoanense, a Universidade Sénior, o Centro de Artes, a prestigiada Academia de Música frequentada por alunos do pré-escolar ao 12º ano de escolaridade onde são trabalhados instrumentos de sopro, percussão e cordas bem como aulas de canto, formação musical... Esta academia prima por uma intensa atividade artística…
Para apoio à saúde existe o hospital, o centro de saúde, várias clínicas e farmácias e a escola dos Bombeiros Voluntários. Na cidade há outros serviços de apoio às pessoas como a PSP e a GNR e associações de apoio a pessoas carenciadas, lar de idosos, Câmara Municipal, Junta de Freguesia, bibliotecas e muitos serviços de restauração e hotelaria e escolas.
A nossa cidade tem, como marca identitária, belos edifícios, jardins e parques, como o da Nª Sª dos Milagres e o Rio Ul que proporcionam à população momentos de lazer únicos e o contacto privilegiado com a natureza.
S. João da Madeira é um local bom para viver porque tem oferta de emprego às famílias, é uma cidade segura e tem clima ameno porque situa-se junto ao litoral.

Alunos da Escola de Fundo de Vila

 

desenhos todos

 

desenho1

 

desenho2

 

desenho3a

desenho4


Blogue da Biblioteca Escolar

  • CNL Fase Intermunicipal

    Apr 14, 2021

    CNL Fase Intermunicipal Decorreu hoje, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, a prova escrita da Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura. A organização está a cargo da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia mas, por força das restrições impostas[…]

    Read more...
  • Filipa, 2.ºB do Parque – 1.º Prémio no Concurso Poesia na Corda

    Apr 14, 2021

    Filipa, 2.ºB do Parque – 1.º Prémio no Concurso Poesia na Corda Dos 305 poemas apresentados a concurso, distribuídos pelas diferentes categorias e temáticas, a Maria Filipa, do 2.ºB da EB1 do Parque, ganhou o primeiro prémio na categoria “Poemas Pequeninos”. O poema da Filipa retrata uma árvore muito especial e revela uma[…]

    Read more...
  • Projeto Ler + Espaço

    Apr 11, 2021

    Projeto Ler + Espaço A turma do 4.ºA da Eb1 de Fundo de Vila desenvolveu o projeto “Espaço para Conhecer e Sonhar”, concorrendo ao concurso Ler+Espaço do Plano Nacional de Leitura. O projeto envolveu diferentes áreas curriculares e contou com o trabalho articulado da[…]

    Read more...
  • Clubes de Leitura do AESL

    Mar 29, 2021

    Clubes de Leitura do AESL Todos sabem que o AESL é um agrupamento que lê e promove a importância do ato de ler! Os “10 Minutos a Ler” fazem parte da prática diária dos alunos e dos professores. Este ano letivo, a biblioteca está a[…]

    Read more...
  • A Arvore Generosa pelos alunos da EPE de Fundo de Vila

    Mar 24, 2021

    A Arvore Generosa pelos alunos da EPE de Fundo de Vila Os meninos da Educação Pré-Escolar de Fundo de Vila leram A Árvore Generosa de Shel Silverstein e oferecem-nos, com toda a sua generosidade, a sua árvore. Vejam como é bonita e como os seus frutos são maravilhosos! A Biblioteca agradece[…]

    Read more...

Memórias da Serafim

Por aqui...

Temos 30 visitantes e 0 membros em linha