No passado sábado, dia 9 de novembro, a Escola do Parque esteve todo o dia aberta a quem quis participar nas atividades que estavam programadas. No âmbito do projeto HÁ FESTA NO PARQUE, este dia juntou atividades preparadas pela Associação de Pais da Escola e pelo grupo de docentes do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite que dinamizam o referido projeto.

Logo de manhã, as bancas do Mercado à moda de 1938 encheram-se de produtos hortícolas, convidativos à aquisição dos pais que foram às compras. Produtos frescos, de muito boa qualidade, que a comunidade educativa arranjou para que fossem vendidos na Escola.

A bancada do pão e dos doces estava um apetite! Doces conventuais da zona de Arouca, inúmeras qualidades de bolos, compotas, marmelada, biscoitos...um convite ao pecado da gula, a que era difícil de resistir! Pão alentejano, broa de milho, sêmea e pão com chouriço, quentinho, tudo a encher o espaço de um aroma convidativo, eram outras iguarias do Mercado.

Para criar um ambiente apropriado, os trajes dos «figurantes» estavam de acordo com a época: ricas lavradeiras, criadas do convento, lavradores das beiras e até um rigoroso alentejano, todos participaram para que a festa se realizasse com alegria.

Na hora do almoço, outros aromas se juntaram: os rojões e as papas de sarrabulho da Escola do Parque são uma delícia. Junte-se o caldo verde, as fêveras no pão, a sopa à lavrador, as castanhas assadas e pode-se calcular que ninguém, que aqui almoçou, saiu com fome.

Às quinze horas o encontro tinha outro objetivo: fotógrafos amadores e profissionais juntaram-se para realizar o Safari Fotográfico. Descobrir o património natural e arquitetónico deste espaço privilegiado, que está a fazer as suas bodas de diamante, foi a tarefa que, durante mais de uma hora, todos tiveram o prazer de realizar. Apesar de a chuva ter impedido um percurso mais alargado, o encanto dos espaços explorados, a vista fenomenal que se tem do alto da Capela do Parque, os pormenores desconhecidos a cada canto levaram o grupo a fazer uma exploração meticulosa e divertida. Pequenos fotógrafos encantados com a possibilidade de manusearem máquinas de qualidade, a par de experientes adultos que davam úteis indicações, todos juntos deram início ao Concurso de Fotografia. Esta atividade integra o projeto HÁ FESTA NO PARQUE e irá desenvolver-se até março de 2014. Por isso, quem não participou no Safari pode, até essa data, tirar aquela foto fantástica que apresentará a concurso! Instruções mais detalhadas podem ser lidas no regulamento do concurso que está afixado na Escola do Parque e publicado na página do jornal do agrupamento (http://www.essl.pt/agoranos/).

Já todos sabem: HÁ FESTA NO PARQUE ... e ela continua!

S. João da Madeira, 12 de novembro de 2013

O grupo dinamizador do projeto.

1-AN-DSCF0402

2-AN-DSC 0049

3-AN-IMG 0812a

4-IMG 0829

5-AN-IMG 0830