No passado dia 5 do mês de março, a turma do 10° ano do Curso Profissional Técnico de Audiovisuais visitou os estúdios da RTP, onde tivemos a possibilidade de observar o espaço e as técnicas utilizadas na área de audiovisuais, como por exemplo, edição e captação de áudio, e pudemos também ver o contexto geral de funcionamento de uma emissora de televisão em direto. Por fim, visitamos o estúdio da "Praça da alegria", da Rtp1, percebendo, na íntegra, o funcionamento de todos os elementos e as movimentações técnicas do pessoal que realiza o programa.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite promoveu um conjunto de palestras, designadas “Encontros de Profissionais” cujo objetivo foi o de estimular o diálogo entre os atuais alunos, os empresários da sua área de formação e ainda ex-alunos já no mercado de trabalho, ou em prosseguimento de estudos.
Os painéis de oradores foram constituídos de forma diferenciada, em função dos cursos a que pertenciam os alunos participantes.

A turma do 11ºC, no âmbito do projeto DAC (Domínio de Autonomia Currícular), está a desenvolver o projeto “Integra a Diversidade!”, que consiste em compreender como é que a comunidade escolar encara as questões da diversidade e da integração. Em parceria com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, a turma desenvolve atividades de investigação e sensibilização no domínio das questões de diversidade étnica e cultural.

No passado dia 16 de janeiro, os alunos da turma B do 10.º ano do Curso de Ciências Socioeconómicas e Artes Visuais, tiveram a visita de um Encarregado de Educação, bancário de profissão, que veio à Escola conversar com a turma sobre literacia financeira. Com este tipo de atividade pretende-se que os alunos tomem decisões conscientes, num vasto e complexo contexto financeiro relacionado com o seu quotidiano. Sabemos, pois, que os alunos com conhecimentos financeiros estão melhor preparados para tomar decisões e para apoiar e criticar construtivamente o mundo económico e financeiro em que vivem. Pretende-se, também, envolver os Encarregados de Educação (EE) na vida do AESL.

Sofia Paiva, 10º B

Lisboa Quinhentista

A peça Farsa de Inês Pereira, aclamada por muitos como obra-prima do seu autor, Gil Vicente, presente no programa de Português do 10.º ano, serviu de “pretexto” à realização de uma visita de estudo a Lisboa, que teve lugar no passado dia 29 de março de 2019, com a participação de todas as turmas deste ano de escolaridade, da Escola Secundária Dr. Serafim Leite. Tal incluiu não só a visualização da representação da obra anteriormente referida, mas também uma viagem de veleiro pelo rio Tejo, com o objetivo de retornar a uma Lisboa Quinhentista, graças a uma perspetiva menos “assente em terra” da zona Ribeirinha.

No dia 19 de março, os alunos dos décimos e décimos primeiros anos dos Cursos Profissionais do nosso agrupamento assistiram ao espetáculo "O Copo (poesia de entretenimento científico)" com Paulo Condessa e Nuno Moura. A sessão decorreu na Casa da Criatividade e contou com a organização da Biblioteca Municipal e das Bibliotecas Escolares. Os alunos puderam ouvir uma forma criativa de dizer poesia e contactar com os grandes nomes do nosso património literário poético - desde Camões, passando por Mário Cesariny, Alexandre O´Neill, Adília Lopes, Alberto Pimenta, entre muitos outros.

No âmbito do desenvolvimento do projeto Cientificamente Provável e da parceria entre o CERENA da FEUP, a Biblioteca Escolar e a disciplina de Biologia, os alunos do 12.ºA passaram o dia 12 de março no Ensino Superior da Universidade do Porto, a visitar faculdades, laboratórios e a ser investigadores por um dia.

 

"Os alunos da turma C do 11º ano, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, escolheram a palavra “Paz” para comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Consideraram pertinente a escolha desta palavra, pois a Paz é fundamental para que todos os outros direitos possam ser consagrados e respeitados. Apenas um ambiente pacífico pode possibilitar ao ser humano um desenvolvimento integral e são."

Cátia Freitas

No dia 23 de março, os alunos do décimo ano, orientados pelos respetivos professores de Portugês, realizaram uma visita de estudo a Lisboa, enquadrada no aprofundamento dos conteúdos lecionados nas aulas, nomeadamente os que se relacionavam com a "Farsa de Inês Pereira", de Gil Vicente, e a obra lírica e épica de Luís de Camões. Sobre essa visita, publicamos a opinião de vários alunos, que viveram, à sua maneira, a aventura da descoberta de novos lugares e realidades.