Do programa de Português, do 11.º ano, faz parte a leitura de uma das mais prestigiadas obras de Eça de Queirós, “Os Maias”. Um retrato da sociedade lisboeta da segunda metade do século XIX que tem lugar, entre outros espaços, na vila de Sintra. Assim, foi-nos proposta uma visita de estudo a este belo recanto de Portugal, que teve lugar no pretérito dia 19 de maio de 2017, com a participação de todas as turmas deste ano de escolaridade. Tal incluiu uma entrada no Palácio Nacional da Pena e a realização do roteiro queirosiano, com incidência no capítulo VIII, justamente para nos dar uma visão mais aproximada do ambiente em que ocorreu parte da ação d’ “Os Maias”.

De 21 a 25 de abril de 2017, com a colaboração da agência IES (International Education Services), 22 alunos do 11.º ano de Ciências e Tecnologias e Artes Visuais da Escola Secundária Dr Serafim Leite viveram dias muito produtivos na capital do Reino Unido.

Entre os dias 24 3 31 de março, uma equipa de alunos da escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite esteve presente na prova internacional ICT competitions enquadrada no projeto Erasmus + KA2 parcerias, coordenado pela República Checa. Este grupo de alunos tinha vencido o concurso na área das Tecnologias da Informação, a nível de escola, e agora venceu a prova a nível internacional onde competiram 24 alunos de seis países: Polónia; República Checa; Croácia; Espanha; Grécia e Portugal. Da competição faziam parte provas nos programas informáticos Word, Excel e Powerpoint.

Dois grupos de alunos de vários Cursos Profissionais da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite encontram-se, desde a passada semana, a realizar a sua Formação em Contexto de Trabalho, em empresas estrangeiras, neste caso na Inglaterra e na Alemanha. Estes estágios duram um mês e integram-se no programa “Erasmus+-Profissionais para a Europa”. Nestes dois grupos estão inseridos alunos dos Cursos Profissionais Técnicos de Audiovisuais, Eletrónica, Automação e Comando, Mecatrónica, Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Equipamentos Informáticos, Comunicação / Relações Públicas / Marketing e Publicidade.

O principal objetivo é o de estabelecer contacto com o setor empresarial e realizar visitas técnicas, de forma a retroalimentar os conhecimentos com as práticas e as novas tecnologias utilizadas na indústria de outros países.

A Diana Margarida Rodrigues Santos, aluna do 12ºE, adotou como tema da sua PAP uma "Campanha Publicitária Contra o Bullying". O cartaz que junto reproduzimos é um dos elementos desse trabalho. Para ver melhor o cartaz clique em “continuar”.

 

O Bullying é um dos assuntos mais falados da atualidade, pois muitas tragédias têm acontecido por conta deste problema mundial.

Perante esta situação, criei uma campanha de publicidade com o objetivo de conscientizar o publico-alvo da campanha sobre a importância que este grave problema pode trazer para as crianças, os jovens, os homens, as mulheres e as pessoas idosas, tentando ainda fazer com que a percentagem de Bullying diminua.

 

Diana Margarida Rodrigues Santos

Durante uma semana, as crianças das escolas Ninho da Criança e Creche Albino Fontes Dias Garcia e, na passada quinta-feira, os alunos do quarto ano, das escolas do Agrupamento, divertiram-se e aprenderam com um brinquedo diferente: um carrossel construído e programado por um aluno do Curso Profissional de Mecatrónica, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.

A nossa atividade era a "Barraquinha dos B's" e estava situada entre o auditório e o bar.

A turma B do 11º ano dinamizou esta atividade, com venda de alimentos, bebidas, bijuteria e manicure, com o objetivo de angariar fundos para uma visita de estudo a Santiago de Compostela.

No momento em que escrevemos estas linhas, a barraquinha ainda não está a ter produtividade, mas poderá melhorar.

Os alunos do 11º G, do CPT de Eletrónica, Automação e Comando, decidiram dar a conhecer à comunidade escolar o trabalho por eles desenvolvido: a "Casa automatizada", que esteve exposta no corregor do Polivalente.

Madrugada é algo que não chateia, quando a passamos acordados por uma boa razão, assim pensam os alunos que no passado dia 26 de novembro tiveram de se apresentar nos autocarros que os guiariam até Mafra, às seis da manhã. Depois, três horas de viagem a unir são João a Mafra.

No passado dia seis de novembro de 2014, a turma do 12ºF, alunos do Curso Profissional de Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade do Agrupamento de Escola Dr. Serafim Leite, visitou a fábrica "Bulhosas, SA.", no âmbito da disciplina de CGA- Comunicação Gráfica Audiovisual, aplicando os conteúdos do módulo 12 – Desenho Gráfico II. Esta visita foi organizada pela docente Teresa Soares e teve a colaboração dos docentes Anabela Costa e João Mesquita.