A EBS Dr. Serafim Leite foi, mais uma vez, vencedora de um concurso nacional na área da criatividade: o “Applica-te”. Este concurso tem como tema genérico o “Desenvolvimento Sustentável” e é promovido pela Universidade Nova de Lisboa. Assim, três alunos de diferentes áreas de estudos, Afonso Castro (Ciências socioeconómicas), Diogo Cruz (Ciências e tecnologias) e Pedro Margalho (Artes visuais) uniram esforços e conhecimentos para criar a APSS “Beach clean party”, uma aplicação que funciona como um jogo, em que as pessoas organizam um grupo, criam um evento, marcando uma data e um local, tendo como objetivo o de limpar as praias. No fim de cada evento, será contabilizado todo o lixo recolhido. Deste modo, pretende-se consciencializar as pessoas e também incentivá-las a combater a poluição.

Trabalho final

A turma C do 11º ano desenvolveu o projeto “Integra a Diversidade!”, no âmbito do projeto DAC (Domínio de Autonomia Curricular). O foco do trabalho procurava compreender a forma como a comunidade escolar encara as questões da diversidade e da integração. A turma desenvolveu atividades de investigação e sensibilização no domínio das questões de diversidade étnica e cultural, em parceria com a aluna de doutoramento, Daniela Silva, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Para visionar o trabalho final e acompanhar as diversas fases do projeto, clique em “continuar”.

“Nas teias de um Amor de Perdição” é uma coletânea de trabalhos elaborados pelos alunos das turmas A, B e C do 11º ano, sob orientação da professora de Português, Dina Sarabando. Estes trabalhos foram sugeridos pelo estudo da obra “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco e, segundo os seus autores, constituem “Um viva à Arte e à Literatura!”.

No passado dia 5 do mês de março, a turma do 10° ano do Curso Profissional Técnico de Audiovisuais visitou os estúdios da RTP, onde tivemos a possibilidade de observar o espaço e as técnicas utilizadas na área de audiovisuais, como por exemplo, edição e captação de áudio, e pudemos também ver o contexto geral de funcionamento de uma emissora de televisão em direto. Por fim, visitamos o estúdio da "Praça da alegria", da Rtp1, percebendo, na íntegra, o funcionamento de todos os elementos e as movimentações técnicas do pessoal que realiza o programa.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite promoveu um conjunto de palestras, designadas “Encontros de Profissionais” cujo objetivo foi o de estimular o diálogo entre os atuais alunos, os empresários da sua área de formação e ainda ex-alunos já no mercado de trabalho, ou em prosseguimento de estudos.
Os painéis de oradores foram constituídos de forma diferenciada, em função dos cursos a que pertenciam os alunos participantes.

A turma do 11ºC, no âmbito do projeto DAC (Domínio de Autonomia Currícular), está a desenvolver o projeto “Integra a Diversidade!”, que consiste em compreender como é que a comunidade escolar encara as questões da diversidade e da integração. Em parceria com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, a turma desenvolve atividades de investigação e sensibilização no domínio das questões de diversidade étnica e cultural.

No passado dia 16 de janeiro, os alunos da turma B do 10.º ano do Curso de Ciências Socioeconómicas e Artes Visuais, tiveram a visita de um Encarregado de Educação, bancário de profissão, que veio à Escola conversar com a turma sobre literacia financeira. Com este tipo de atividade pretende-se que os alunos tomem decisões conscientes, num vasto e complexo contexto financeiro relacionado com o seu quotidiano. Sabemos, pois, que os alunos com conhecimentos financeiros estão melhor preparados para tomar decisões e para apoiar e criticar construtivamente o mundo económico e financeiro em que vivem. Pretende-se, também, envolver os Encarregados de Educação (EE) na vida do AESL.

Sofia Paiva, 10º B

Lisboa Quinhentista

A peça Farsa de Inês Pereira, aclamada por muitos como obra-prima do seu autor, Gil Vicente, presente no programa de Português do 10.º ano, serviu de “pretexto” à realização de uma visita de estudo a Lisboa, que teve lugar no passado dia 29 de março de 2019, com a participação de todas as turmas deste ano de escolaridade, da Escola Secundária Dr. Serafim Leite. Tal incluiu não só a visualização da representação da obra anteriormente referida, mas também uma viagem de veleiro pelo rio Tejo, com o objetivo de retornar a uma Lisboa Quinhentista, graças a uma perspetiva menos “assente em terra” da zona Ribeirinha.

No dia 19 de março, os alunos dos décimos e décimos primeiros anos dos Cursos Profissionais do nosso agrupamento assistiram ao espetáculo "O Copo (poesia de entretenimento científico)" com Paulo Condessa e Nuno Moura. A sessão decorreu na Casa da Criatividade e contou com a organização da Biblioteca Municipal e das Bibliotecas Escolares. Os alunos puderam ouvir uma forma criativa de dizer poesia e contactar com os grandes nomes do nosso património literário poético - desde Camões, passando por Mário Cesariny, Alexandre O´Neill, Adília Lopes, Alberto Pimenta, entre muitos outros.

No âmbito do desenvolvimento do projeto Cientificamente Provável e da parceria entre o CERENA da FEUP, a Biblioteca Escolar e a disciplina de Biologia, os alunos do 12.ºA passaram o dia 12 de março no Ensino Superior da Universidade do Porto, a visitar faculdades, laboratórios e a ser investigadores por um dia.

 

Blogue da Biblioteca Escolar

  • Ulisses na campanha Miúdos a Votos

    Mar 2, 2021

    Ulisses na campanha Miúdos a Votos O Bruno, o Leandro e a Leonor, do 8.ºC, estão a fazer campanha pelo livro “Ulisses” de Maria Alberta Meneres. Para estes alunos, “Ulisses” é o livro mais fixe! Se concordas com eles, vota em “Ulisses” de Maria Alberta Menéres!

    Read more...
  • Vota A Lua de Joana – Miúdos a Votos

    Feb 25, 2021

    Vota A Lua de Joana – Miúdos a Votos A campanha do Miúdos a Votos continua! A Maria Gomes e a Ana Matos, do 8.ºC, fazem campanha pelo livro “A Lua de Joana” de Maria Teresa Maia Gonzalez. Os cartazes já andam a circular! A Maria e a Ana[…]

    Read more...
  • Vote no concurso “Poster D-Noses”

    Feb 25, 2021

    D-Noses é um projeto internacional que visa contribuir para que sejam encontradas soluções para o problema da poluição provocada por odores. Os nossos alunos elaboraram cartazes para este concurso que estão agora a votação. Para votar nas propostas em concurso[…]

    Read more...
  • Campanha Miúdos a Votos

    Feb 23, 2021

    Campanha Miúdos a Votos Começou a campanha de apoio aos candidatos para a votação nos livros mais fixes! O primeiro candidato – “Harry Potter e o Cálice de Fogo” de J.K. Rowling já tem a campanha no ar!A Inês Costa e a Sara Bilhoto,[…]

    Read more...
  • Dia Internacional da Língua Materna

    Feb 22, 2021

    Dia Internacional da Língua Materna Hoje comemora-se o Dia Internacional da Língua Materna. O tema deste ano é “Fomentar o multilinguismo para a inclusão na educação e na sociedade”. “Através deste dia, pretende-se sublinhar a importância e as vantagens da diversidade cultural e linguística em[…]

    Read more...

Memórias da Serafim

  • O estado das obras: 5 de março de 2021, 13.32.

    Mar 5, 2021

    https://onedrive.live.com/?cid=59F0C5A02C11956D&id=59F0C5A02C11956D%21126987&parId=59F0C5A02C11956D%214539&o=OneUp É certo que isto não faz parte da história. Mas vai fazer e é desde já.

    Read more...
  • Algumas panorâmicas

    Mar 5, 2021

    Algumas panorâmicas Com jpeg, apenas, por incapacidade de receção, e ineficiente correção ortogonal por demérito do operador de photophop.

    Read more...
  • Parlamento dos jovens: a República

    Mar 5, 2021

    Parlamento dos jovens: a República Primeiro ano de participação no projeto nacional «Parlamento dos Jovens», sob a coordenação de Dina Sarabando e Lúcia Sousa, coroado de glórias, ao nível dos Ensinos Básico e Secundário… – Vitória do Agrupamento na Sessão Distrital, ocupando o pódio das[…]

    Read more...
  • Parlamento dos Jovens: historial

    Mar 5, 2021

    Parlamento dos Jovens: historial Muito por iniciativa e demanda da professora Dina Sarabando, o parlamento dos jovens tem mobilizado inúmeros alunos ao longo dos tempos. Vamos deixar essa recordação em registo do blog. Não podemos deixar de agradecer à professora Dina a cedência destes[…]

    Read more...
  • “VIVÁSOBRAS!”

    Mar 3, 2021

    Margarida Negrais de Matos  Ano lectivo 2007/08 A todos os que lerem, e aos outros também: Muito, mas muito, agradecemos a colaboração da professora Margarida com esta crónica… e as seguintes. Que sirva, também, para incentivo a que outros deem[…]

    Read more...

Por aqui...

Temos 24 visitantes e 0 membros em linha