Por: Carina Castro | Eva Aguiar | Sofia Ruge (11ºG)

Na passada quinta feira, dia 6 de fevereiro, os alunos das áreas de Marketing, Design gráfico e Audiovisuais assistiram a uma palestra informal, na qual foram apresentados testemunhos de vários convidados, profissionais e ex-alunos.


Ao longo desta experiência, os alunos deram-se conta que a sua realidade pós-secundário se poderá assemelhar à realidade dos convidados.
O primeiro testemunho foi dado pela ex-aluna Natacha Sousa, da primeira edição do Curso de Audiovisuais da nossa escola. Embora tenha gostado da sua experiência estudantil, decidiu dar outro rumo ao seu futuro profissional, prosseguindo estudos universitários noutra área. Hoje em dia, faz parte da equipa de Relações Internacionais da empresa sanjoanense Viarco.
Em seguida, ouvimos Marcelo Ribeiro, também ex-aluno, este da segunda edição do curso do Curso de Audiovisuais, que, ao contrário da colega anterior, prosseguiu no ramo do audiovisual e especializando-se na área da iluminação, com estágios em grandes casas de espetáculo como o Teatro Nacional de S. João e a Casa da Música. Atualmente, trabalha na Casa da Criatividade, em S. João da Madeira, tendo-se fixado como técnico residente.
Na continuação da palestra, tivemos oportunidade de ouvir Joana Santos, que, após o ensino secundário e o curso superior na Universidade de Aveiro, fundou, em parceria, a empresa de mobiliário DAM, que aposta na área da cultura e nos materiais típicos portugueses.
O orador seguinte foi o conhecido fotógrafo sanjoanense Carlos Santos, que confessou ter seguido a sua paixão pela fotografia, em vez de realizar o seu sonho de infância que era ser professor de Educação física.
Apoiando-se numa breve apresentação gráfica, o Engº Álvaro Gouveia, da empresa CEI, deu-nos uma breve noção sobre a forma de conquistar público e de difundir uma mensagem publicitária.
Em último lugar, mas em momento não menos importante, ouvimos o fotojornalista Paulo Pimenta do jornal Público, que realçou a importância da relação entre fotógrafo e alvo fotográfico e de como é importante fazer transparecer sentimentos através das imagens. Vimos também algumas das suas fotografias.
Para concluir, alunos e profissionais trocaram impressões e esclareceram dúvidas acerca dos vários temas abordados durante a sessão.

 

EP audiovisual2

 

EP audiovisual1

 

EP publico

Fotos: Curso Profissional Técnico de Audiovisuais