No âmbito do estudo do Módulo 2 (O meu passado e o meu presente) do Curso de Português Língua de Acolhimento, os formandos efetuaram a recolha e reescrita de lendas que marcaram a sua infância. Uma delas foi recolhida pela formanda Luz Marina Espitia, natural da Venezuela.

A turma do 2ºB da EB do Parque, relembrou a importância dos Direitos das Crianças que se festejou no dia 20 de novembro - Dia Internacional do Direitos das Crianças.

Os Alunos, Pais e Encarregados de Educação do 2ºA da EB do Parque, foram desafiados a um passeio, em família, para apanhar elementos da Natureza e construírem “Apanhadores de Sonhos”, no Dia Internacional dos Direitos das Crianças.

Uma semana repleta de aprendizagens e emoções. A semana de interrupção letiva, 8 a 13 de novembro, serviu para 4 alunos e duas professoras, do Agrupamento de Escolas dr. Serafim Leite, darem continuidade à participação de Portugal no projeto ERASMUS+ 2019-1-SI01-KA229-060549_42019-1 "International ICT Competitions II for Increasing the Quality of Secondary Education".

O Bebras - Castor Informático é uma iniciativa internacional (envolve mais de 50 países de todo o Mundo) para promover e introduzir a informática e o pensamento computacional para estudantes de todas as idades. Os desafios do Bebras são feitos de pequenos problemas que são divertidos, estimulantes e baseados em tarefas que os cientistas de computadores encontram com frequência e gostam de resolver.

O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela UNESCO em 2002, com o objetivo de alertar para a importância da reflexão crítica, e celebra-se, desde então, na terceira quinta-feira de novembro. Com esta efeméride, a Unesco procura promover o estudo de filosofia por todo o mundo, reconhecendo a importância desta disciplina para a formação de um mundo mais tolerante e esclarecido.

Vale a pena ver o trabalho artistico das meninas e meninos do 4.º A da EB do Parque que se transformaram em Duendes e Fadas para mostrar as maravilhas desta estação.

Veja o vídeo

Sempre nos pareceu que a contribuição dos alunos é fundamental em qualquer projeto. E neste de um jornal escolar assume um papel preponderante. Estes quatro repórteres dão eficiência e agilidade. Aqui os vemos a receber da diretora Helena Resende os certificados de repórter Agora Nós. E mais, em entrevista que vai ser publicada na página mensal do agrupamento no jornal O Regional. São eles os alunos Bernardo Fonseca do 11º A e as alunas Gabriela Castro, Leonor Machado e Ana Sofia Oliveira do 9º A.

Já dizia Heráclito: “o fogo é o elemento primordial de todas as coisas''. Heráclito queria transmitir a ideia de que tudo o que existe é uma manifestação da unidade da qual o homem faz parte. As transformações são consequências da tensão entre os opostos, da ação e reação. Segundo Heráclito, o sol é novo a cada dia, o universo muda e transforma-se infinitamente a cada instante.

No âmbito da in incitativa Erasmus + o nosso agrupamento recebeu os participantes Bonding With Generation Z. Este projeto visa construir uma relação eficaz entre as gerações de professores e alunos promovendo o promover o entendimento e a cooperação.

Decidimos pintar o outono, como o vemos e sentimos!

Recolhemos uma das muitas folhas que cobrem os jardins da nossa escola. Cada um de nós escolheu a sua! Depois fizemos o seu contorno numa folha branca de papel, com lápis de grafite. A seguir, livremente, criamos e pintamos a poesia desta magnífica estação!

Por: Sara Bilhoto 9ºD

Escondem-se atrás das cortinas, apoiadas nos parapeitos da janela. À procura de mais informações sobre a vida das pessoas. As CUSCAS, também conhecidas por coscuvilheiras, bisbilhoteiras…. Espreitam por onde podem. Caem na tentação de coscuvilhar… Mas depois da primeira cusquice, já não há volta a dar. É pior que drogas, depois da primeira vais querendo sempre mais e mais e mais…

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL