O cinema é na escola e os meninos e meninas dos 1ºanos da EB do Parque gostaram de embarcar nesta aventura de curta-metragens.
A atividade decorreu na nossa escola sede Dr. Serafim Leite e todos foram bem acolhidos num ambiente de pura partilha e abertura a todas as questões lançadas pelos nossos pequeninos.


As professoras Marisela Oliveira e Ana Vasconcelos.

(Fotos em "continuar")

A segunda semana do mês de junho de 2021 poderá ser considerada um tempo pioneiro na vida escolar do nosso Agrupamento!
Pela primeira vez, foram aprovadas as Recomendações Finais, de ambos os ciclos de ensino, Básico e Secundário, ao Conselho Geral, elaboradas pela nossa assembleia escolar de alunos que se reuniu sob a égide do projeto “O Parlamento na Serafim”.

Hoje fomos de autocarro visitar as instalações do posto da PSP de S. João da Madeira. Ficamos a conhecer os sinais de trânsito e andamos em carrinhos de pedais.
No final, fomos premiados com uma “Carta de condução sem carro” e um delicioso chupa.
Divertimo-nos imenso e aprendemos coisas novas!

Texto elaborado pelos alunos do 1ºano da EB do Parque.

(Fotos em "continuar)

À espera do S. JOÃO chegar

As sardinhas já colocamos a assar

Com muita emoção e cantorias

Vai-te embora ó Pandemia

Que nos rouba a alegria

Para podermos FESTEJAR.

Feliz noite de S. João! Estes são os votos dos alunos do 1ºA e 1ºB da EB do Parque.

As professoras Marisela Oliveira e Ana Vasconcelos.

(Fotos em "Continuar)

Hoje todos os alunos dos 1ºanos da EB do Parque fizeram um MEMBRANOFONE – um instrumento musical que produz um som parecido com um saxofone. Ficou um espetáculo e foi muito divertido!
Quando tocamos um instrumento, falamos ou assobiamos estamos a criar um som!
O som é produzido quando alguma coisa faz o ar se mover.
Esse movimento chama-se vibração. Quando as moléculas de ar vibram, elas batem umas contra as outras, fazendo com que as vibrações se espalhem pelo ar sob a forma de ondas, produzindo o som.

Todos os alunos finalistas do Campeonato SuperTmatik-Vocabulário Inglês foram premiados com diplomas da Eudactica e com prémios variados, de acordo com posição obtida do ranking.

De realçar o empenho, o entusiasmo e os excelentes resultados obtidos a nível internacional dos nossos meninos e meninas! São um orgulho!!

Parabéns a todos e, para o ano há mais!!

Língua Postal

No âmbito do desafio lançado às escolas pelo Plano Nacional das Artes, para promoverem um intercâmbio de cartões-postais construídos com base na exploração gráfica da Língua Portuguesa, para assinalar o dia 5 de maio como o "Dia Mundial da Língua Portuguesa", como foi proclamado pela Unesco em 2019, as turmas de Artes do 10º e 11º ano desenvolveram os trabalhos que são apresentados no ebook que aqui se disponibiliza. Apreciem!

A turma do 8ºA, após sugestão da professora de Inglês Dina Paiva, decidiu ensaiar o pequeno conto “Rainbow people” e transformá-lo numa pequena peça de teatro (ensaiada e apresentada em apenas 50 minutos de aula!).

O conto pretende chamar a atenção para o enriquecimento na convivência entre diferentes povos (representados pelas diferentes cores) e para os aspetos negativos resultantes da xenofobia e discriminação.

A turma do 8ºB, após sugestão da professora de Inglês Dina Paiva, decidiu colocar os telemóveis e os videojogos de lado para redescobrir a beleza dos jogos de tabuleiro! Tudo com muita segurança, higiene e desinfeção, dada a situação atual, obviamente.

Entre os vários jogos, contam-se o Lotto, o Dominó, o UNO, o Ludo, o Jenga, o Mikado, Quem é Quem, Pictionary, Monopoly e Master Mind.

O entusiasmo foi evidente e bem audível!

E assim termina o projeto de Mentoria entre Pares, neste ano letivo, em articulação com a Universidade de Aveiro. Projeto este que representou um reforço da relação de confiança e da colaboração entre pares, a criação de um ambiente propício à partilha e esclarecimento de dúvidas e a promoção de processos de interação bidirecional, de construção reflexiva de conhecimento, de modo a que, tanto alunos mentores (alunos de Inglês do 12º ano), como alunos mentorandos (alunos do 8ºD) tenham tido a oportunidade de desempenhar um papel ativo no âmbito do processo de mentoria, compatível com a promoção de competências técnicas e transversais, em linha com o desenvolvimento de competências do séc. XXI.

Este projeto visa sensibilizar toda a comunidade escolar para a valorização e reaproveitamento, nesta fase, apenas dos cadernos de atividades, e pretende promover boas práticas de responsabilidade social, diminuir as despesas da família com a educação e garantir perspetivas ecológicas, contribuindo para a promoção do ambiente, nomeadamente no que diz respeito no combate ao desperdício.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL