Na semana de 25 de setembro a 1 de outubro, aconteceu mais uma mobilidade do programa Erasmus MEUS - Migration on EUropean Stages – que versa a dinâmica do teatro integrada na temática da migração.

 

Assim, um grupo de sete pessoas, constituído pelas professoras Teresa Soares e Teresa Brandão, ambas ligadas às lides do teatro, e os alunos Diogo Gomes, Edgar Vilas-Boas, Leonardo Oliveira, Mariana Teixeira e Tomás Silva, também integrantes de grupos cénicos, foram recebidos pela escola anfitriã - IES Ramón Menéndez Pidal – Zalaeta -, tendo sido recebidos pelos professores Manolo Rodriguez e Maite Bellas. Estiveram, também, presentes comitivas de França - Ilha de Reunion, Áustria e Noruega, num total de cinco países.

Durante cinco dias, jovens e professores puderam participar em oficinas de teatro com a vertente do “teatro grego” e, ainda, visitar e conhecer vários locais de interesse desta linda zona espanhola - a Galiza. A imersão numa nova cultura, salpicada por outras culturas, trouxe a todos uma grande fluidez e facilidade na comunicação em línguas estrangeiras, bem como um à-vontade e desembaraço no relacionamento com pares e superiores. Revelou-se muito interessante vivenciar como o teatro é uma linguagem internacional: mesmo desconhecendo línguas mais distantes, como o alemão ou o norueguês, foi possível a todos a realização de pequenos trechos cénicos com mensagens poderosas que chegaram a todos, de forma tocante. 

Além disso, foi notória a forma simpática, aberta e franca com que os jovens e os professores foram acolhidos pelas famílias anfitriãs: todos se desdobraram em amabilidades e presença, para que cada um se pudesse sentir abrigado e seguro na pequena comunidade familiar que recebeu cada um dos nossos alunos e os restantes.

No final de mais uma mobilidade, podemos afirmar que estamos, com certeza, mais ricos e cheios de conteúdos. 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL