• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Uma comunidade aberta a novas aprendizagens

    Uma comunidade...

    Nos dias 4 e 5 de abril, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite abriu, mais uma vez, as suas portas à comunidade educativa, promovendo, desta feita, um dia repleto de atividades e de experiências únicas para todos os participantes: alunos,...
  • “Sons em liberdade “ - 20 de março de 2024

    “Sons em...

    “Boa tarde, sejam bem-vindos a esta audição de flauta, canto e leitura “Sons em Liberdade”, dinamizada pelos alunos de Educação Musical do 2.º ciclo do nosso Agrupamento, com a orientação da nossa professora Ana Paula e o apoio da nossa...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Uma visão sobre Guernica (Pablo Picasso) & Olhar a Diversidade

    Uma visão sobre...

    Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a...

1.º CEB...

  • O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DOS SONHOS

    O FUTURO...

    Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas...

SEC...

  • 11.º B – Parceria com a Tanzânia

    11.º B –...

    A turma do 11.º B, como parte do projeto DAC, desenvolveu uma parceria intercultural com a Escola Secundária Nganza Girls, localizada na Tanzânia,...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (PLA_A2) - Partilhar o sucesso

    «Dar Voz a...

    No passado mês de novembro, 21 formandos da turma de PLA, nível A2, concluíram com sucesso o seu percurso de 150 horas de formação em Português...

No dia 21 de dezembro de 2023, o nosso Agrupamento recebeu, pela 2.ª vez consecutiva, neste ano letivo, o grupo teatral «Sem Terra» que, desta vez, nos presenteou com uma representação ao encontro de duas obras do 10.º («Os Lusíadas») e do 12.º anos («Mensagem»), «Navegar este Mar e Outro».

Vejamos o testemunhos dos alunos dos 12.º A e B:

«Todas nós acompanhámos esta companhia de teatro, desde o início do Ensino Secundário, e achamos que consegue dinamizar, de uma maneira engraçada e educativa, as obras lecionadas, tornando-as mais apelativas e cativantes. É uma ótima forma de compreendermos melhor as obras e olharmos para elas de uma perspetiva diferente.

Novo ano civil e chegou o momento... Depois da espera, já podes saber as respostas do desafio n.º 8 e olhares as próximas "beldades". Vamos a isso!


Os resultados do desafio n.º 8 podem ser consultados aqui: LINK 

Para o novo desafio, parte 9, tens novamente quatro fotografias de pessoas que se cruzam ou cruzaram contigo ao longo dos últimos dias ou meses, por isso, tens que treinar a tua memória visual e pensar a tua resposta.

Podes responder aqui neste LINK.

A solução para este enigma sairá no dia do lançamento do desafio n.º 10. Até lá!

No dia 6 de dezembro, fizemos uma visita de estudo ao Museu do Calçado em São João da Madeira. Durante a visita, aprendemos muitas coisas sobre a história do calçado, mas também tivemos a oportunidade de apreciar modelos de sapatos muito originais. Estes serviram-nos de inspiração para também criarmos os nossos próprios modelos de sapatos e até inventarmos histórias fantásticas.

Patiuni

Atualmente, os jovens passam por uma panóplia de pensamentos e de comportamentos que pode afetar gravemente a saúde mental.

Com efeito, o uso abusivo e contínuo das redes sociais pode desenvolver obsessões ligadas a padrões de imagem e de vida perfeitas. Distúrbios alimentares, como a bulimia e a anorexia, bem como a automutilação, a depressão e a tendência suicida podem deixar marcas profundas e, muitas vezes, irreversíveis.

Acresce, ainda, referir que o desenvolvimento e a implementação da inteligência artificial na sociedade moderna, além das vantagens sobejamente conhecidas, pode estimular a preguiça mental, reduzir a capacidade de raciocínio e colocar limitações à competência comunicativa, colocando, assim, em causa a autonomia e a criatividade do ser humano em diferentes contextos.

Julgar sem conhecer vai do amanhecer até ao anoitecer. Infelizmente, esta é uma forma de preconceito que nos persegue desde os primórdios da Humanidade. Ninguém nasce preconceituoso, mas pode tornar-se dependendo dos valores incutidos no decorrer da vida.

Aceitar pessoas, independentemente da religião, da etnia, da filosofia de vida e da orientação sexual, exige de cada um de nós respeito, compreensão e tolerância. Na verdade, o sangue que corre nas veias de todos os seres humanos tem a mesma cor, mas não define quem somos. Essa tarefa fica para o caráter que determina a índole de uma pessoa, ao longo do seu percurso de vida.

A Síria é um país árabe que fica no Médio Oriente, na Ásia. A capital, Damasco, é a primeira capital e a mais antiga do mundo, desde há 11 mil anos e conta com a cidade mais antiga no mundo, Aleppo.

Ossíriosforamosprimeirosainventaraescritae acriaroalfabetougarítico,oprimeiro do mundo. Foram os sírios que descobriram os metais valiosos, especialmente o cobre, e que os utilizaram.

A de Ana Beatriz, que está sempre feliz!

A de Ana Magalhães, que nunca visitou Guimarães.

A de Ana Silva, que não conhecia a madressilva.

B de Bárbara Silva, que detesta ver as coisas que nem uma pocilga!

C de Carina Pinho, que gostava de ir visitar o Minho.

D de Daniel Oliveira, que comeu as peras diretamente da pereira!

No mês de dezembro, os alunos do 3.ºA da Escola Básica de Fundo de Vila tiveram a oportunidade de participar numa atividade, desenvolvida no âmbito do projeto da Literacia Financeira. Nesse sentido, foi elaborado um trabalho através do qual se distinguiram as despesas necessárias e as supérfluas. Além disso, foi possível identificar as despesas e os rendimentos, no contexto familiar e pessoal, e calcular o saldo.

Uma das aulas de Mandarim, do mês de dezembro, do 4.º A da Escola Básica do Parque, a cargo das professoras Sofia Palma e Marisela Oliveira, foi dedicada ao Natal e às suas tradições.

Já são conhecidos os resultados do «Bebras 2023», o Desafio Internacional de Pensamento Computacional, no qual estiveram envolvidos 765 alunos, do 3.º ao 12.º anos, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.

Os alunos dos 3.ºB e do 4.ºA da Escola Básica do Parque, as professoras Liliana Neto e Marisela Oliveira e os respetivos Pais e Encarregados de Educação envolveram-se, ativamente, na dinamização de dois eventos, nas quintas-feiras dos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, com o intuito de angariarem fundos para efetuar uma visita de estudo à Ilha da Madeira.

Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL