• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Uma comunidade aberta a novas aprendizagens

    Uma comunidade...

    Nos dias 4 e 5 de abril, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite abriu, mais uma vez, as suas portas à comunidade educativa, promovendo, desta feita, um dia repleto de atividades e de experiências únicas para todos os participantes: alunos,...
  • “Sons em liberdade “ - 20 de março de 2024

    “Sons em...

    “Boa tarde, sejam bem-vindos a esta audição de flauta, canto e leitura “Sons em Liberdade”, dinamizada pelos alunos de Educação Musical do 2.º ciclo do nosso Agrupamento, com a orientação da nossa professora Ana Paula e o apoio da nossa...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Uma visão sobre Guernica (Pablo Picasso) & Olhar a Diversidade

    Uma visão sobre...

    Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a...

1.º CEB...

  • O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DOS SONHOS

    O FUTURO...

    Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas...

SEC...

  • 11.º B – Parceria com a Tanzânia

    11.º B –...

    A turma do 11.º B, como parte do projeto DAC, desenvolveu uma parceria intercultural com a Escola Secundária Nganza Girls, localizada na Tanzânia,...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (PLA_A2) - Partilhar o sucesso

    «Dar Voz a...

    No passado mês de novembro, 21 formandos da turma de PLA, nível A2, concluíram com sucesso o seu percurso de 150 horas de formação em Português...

Parabéns aos alunos do 12.º A (2020/2021), José Pedro Santos, Pedro Oliveira e Tiago Tavares pelo 1.º Prémio no concurso. Parabéns à professora Coordenadora, Fátima Pais, pelo prémio especial professor coordenador que foi o rosto de uma equipa da qual fazem parte as professoras Eduarda Peixoto e Cláudia Sá. Leia a reflexão de toda a equipa...

A abertura da caixa libertou, na terra, todos os males e fechou-se à esperança. Pandora, enviada por Zeus para castigar Prometeu que trouxera o fogo à terra e que, por isso, foi acorrentado e foi, mais tarde, libertado por Hércules.

No âmbito do estudo do Módulo 2 (O meu passado e o meu presente) do Curso de Português Língua de Acolhimento, os formandos efetuaram a recolha e reescrita de lendas que marcaram a sua infância. Uma delas foi recolhida pela formanda Luz Marina Espitia, natural da Venezuela.

A turma do 2ºB da EB do Parque, relembrou a importância dos Direitos das Crianças que se festejou no dia 20 de novembro - Dia Internacional do Direitos das Crianças.

Os Alunos, Pais e Encarregados de Educação do 2ºA da EB do Parque, foram desafiados a um passeio, em família, para apanhar elementos da Natureza e construírem “Apanhadores de Sonhos”, no Dia Internacional dos Direitos das Crianças.

Uma semana repleta de aprendizagens e emoções. A semana de interrupção letiva, 8 a 13 de novembro, serviu para 4 alunos e duas professoras, do Agrupamento de Escolas dr. Serafim Leite, darem continuidade à participação de Portugal no projeto ERASMUS+ 2019-1-SI01-KA229-060549_42019-1 "International ICT Competitions II for Increasing the Quality of Secondary Education".

O Bebras - Castor Informático é uma iniciativa internacional (envolve mais de 50 países de todo o Mundo) para promover e introduzir a informática e o pensamento computacional para estudantes de todas as idades. Os desafios do Bebras são feitos de pequenos problemas que são divertidos, estimulantes e baseados em tarefas que os cientistas de computadores encontram com frequência e gostam de resolver.

O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela UNESCO em 2002, com o objetivo de alertar para a importância da reflexão crítica, e celebra-se, desde então, na terceira quinta-feira de novembro. Com esta efeméride, a Unesco procura promover o estudo de filosofia por todo o mundo, reconhecendo a importância desta disciplina para a formação de um mundo mais tolerante e esclarecido.

Vale a pena ver o trabalho artistico das meninas e meninos do 4.º A da EB do Parque que se transformaram em Duendes e Fadas para mostrar as maravilhas desta estação.

Veja o vídeo

Sempre nos pareceu que a contribuição dos alunos é fundamental em qualquer projeto. E neste de um jornal escolar assume um papel preponderante. Estes quatro repórteres dão eficiência e agilidade. Aqui os vemos a receber da diretora Helena Resende os certificados de repórter Agora Nós. E mais, em entrevista que vai ser publicada na página mensal do agrupamento no jornal O Regional. São eles os alunos Bernardo Fonseca do 11º A e as alunas Gabriela Castro, Leonor Machado e Ana Sofia Oliveira do 9º A.

Já dizia Heráclito: “o fogo é o elemento primordial de todas as coisas''. Heráclito queria transmitir a ideia de que tudo o que existe é uma manifestação da unidade da qual o homem faz parte. As transformações são consequências da tensão entre os opostos, da ação e reação. Segundo Heráclito, o sol é novo a cada dia, o universo muda e transforma-se infinitamente a cada instante.

Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL