• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Parceria cultural – Portugal & República Checa

    Parceria...

    Os alunos das turmas do 10.ºB e do 11.º A estão envolvidos num projeto Europeu eTwinning em parceria com uma escola da República Checa, intitulado «Por(Cze) on the road to success». Numa primeira fase, os alunos estiveram a criar e a partilhar...
  • “Quebra Nozes” no Festival de Teatro de SJM

    “Quebra Nozes”...

    No passado dia 27 de março, o grupo de teatro infantil, “ANIMOPARQUE”, retornou aos palcos, após 4 anos de ausência, participando, assim, no XVI Festival de Teatro de São João da Madeira. Assim, foi recuperada a peça “Quebra -Nozes”, que não chegou a...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Uma visão sobre Guernica (Pablo Picasso) & Olhar a Diversidade

    Uma visão sobre...

    Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a...

1.º CEB...

  • O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DOS SONHOS

    O FUTURO...

    Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas...

SEC...

  • 11.º B – Parceria com a Tanzânia

    11.º B –...

    A turma do 11.º B, como parte do projeto DAC, desenvolveu uma parceria intercultural com a Escola Secundária Nganza Girls, localizada na Tanzânia,...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (PLA_A2) - Partilhar o sucesso

    «Dar Voz a...

    No passado mês de novembro, 21 formandos da turma de PLA, nível A2, concluíram com sucesso o seu percurso de 150 horas de formação em Português...

O cinema é na escola e os meninos e meninas dos 1ºanos da EB do Parque gostaram de embarcar nesta aventura de curta-metragens.
A atividade decorreu na nossa escola sede Dr. Serafim Leite e todos foram bem acolhidos num ambiente de pura partilha e abertura a todas as questões lançadas pelos nossos pequeninos.


As professoras Marisela Oliveira e Ana Vasconcelos.

(Fotos em "continuar")

A segunda semana do mês de junho de 2021 poderá ser considerada um tempo pioneiro na vida escolar do nosso Agrupamento!
Pela primeira vez, foram aprovadas as Recomendações Finais, de ambos os ciclos de ensino, Básico e Secundário, ao Conselho Geral, elaboradas pela nossa assembleia escolar de alunos que se reuniu sob a égide do projeto “O Parlamento na Serafim”.

Hoje fomos de autocarro visitar as instalações do posto da PSP de S. João da Madeira. Ficamos a conhecer os sinais de trânsito e andamos em carrinhos de pedais.
No final, fomos premiados com uma “Carta de condução sem carro” e um delicioso chupa.
Divertimo-nos imenso e aprendemos coisas novas!

Texto elaborado pelos alunos do 1ºano da EB do Parque.

(Fotos em "continuar)

À espera do S. JOÃO chegar

As sardinhas já colocamos a assar

Com muita emoção e cantorias

Vai-te embora ó Pandemia

Que nos rouba a alegria

Para podermos FESTEJAR.

Feliz noite de S. João! Estes são os votos dos alunos do 1ºA e 1ºB da EB do Parque.

As professoras Marisela Oliveira e Ana Vasconcelos.

(Fotos em "Continuar)

Hoje todos os alunos dos 1ºanos da EB do Parque fizeram um MEMBRANOFONE – um instrumento musical que produz um som parecido com um saxofone. Ficou um espetáculo e foi muito divertido!
Quando tocamos um instrumento, falamos ou assobiamos estamos a criar um som!
O som é produzido quando alguma coisa faz o ar se mover.
Esse movimento chama-se vibração. Quando as moléculas de ar vibram, elas batem umas contra as outras, fazendo com que as vibrações se espalhem pelo ar sob a forma de ondas, produzindo o som.

Todos os alunos finalistas do Campeonato SuperTmatik-Vocabulário Inglês foram premiados com diplomas da Eudactica e com prémios variados, de acordo com posição obtida do ranking.

De realçar o empenho, o entusiasmo e os excelentes resultados obtidos a nível internacional dos nossos meninos e meninas! São um orgulho!!

Parabéns a todos e, para o ano há mais!!

Língua Postal

No âmbito do desafio lançado às escolas pelo Plano Nacional das Artes, para promoverem um intercâmbio de cartões-postais construídos com base na exploração gráfica da Língua Portuguesa, para assinalar o dia 5 de maio como o "Dia Mundial da Língua Portuguesa", como foi proclamado pela Unesco em 2019, as turmas de Artes do 10º e 11º ano desenvolveram os trabalhos que são apresentados no ebook que aqui se disponibiliza. Apreciem!

A turma do 8ºA, após sugestão da professora de Inglês Dina Paiva, decidiu ensaiar o pequeno conto “Rainbow people” e transformá-lo numa pequena peça de teatro (ensaiada e apresentada em apenas 50 minutos de aula!).

O conto pretende chamar a atenção para o enriquecimento na convivência entre diferentes povos (representados pelas diferentes cores) e para os aspetos negativos resultantes da xenofobia e discriminação.

A turma do 8ºB, após sugestão da professora de Inglês Dina Paiva, decidiu colocar os telemóveis e os videojogos de lado para redescobrir a beleza dos jogos de tabuleiro! Tudo com muita segurança, higiene e desinfeção, dada a situação atual, obviamente.

Entre os vários jogos, contam-se o Lotto, o Dominó, o UNO, o Ludo, o Jenga, o Mikado, Quem é Quem, Pictionary, Monopoly e Master Mind.

O entusiasmo foi evidente e bem audível!

E assim termina o projeto de Mentoria entre Pares, neste ano letivo, em articulação com a Universidade de Aveiro. Projeto este que representou um reforço da relação de confiança e da colaboração entre pares, a criação de um ambiente propício à partilha e esclarecimento de dúvidas e a promoção de processos de interação bidirecional, de construção reflexiva de conhecimento, de modo a que, tanto alunos mentores (alunos de Inglês do 12º ano), como alunos mentorandos (alunos do 8ºD) tenham tido a oportunidade de desempenhar um papel ativo no âmbito do processo de mentoria, compatível com a promoção de competências técnicas e transversais, em linha com o desenvolvimento de competências do séc. XXI.

Este projeto visa sensibilizar toda a comunidade escolar para a valorização e reaproveitamento, nesta fase, apenas dos cadernos de atividades, e pretende promover boas práticas de responsabilidade social, diminuir as despesas da família com a educação e garantir perspetivas ecológicas, contribuindo para a promoção do ambiente, nomeadamente no que diz respeito no combate ao desperdício.

Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL