• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Parceria cultural – Portugal & República Checa

    Parceria...

    Os alunos das turmas do 10.ºB e do 11.º A estão envolvidos num projeto Europeu eTwinning em parceria com uma escola da República Checa, intitulado «Por(Cze) on the road to success». Numa primeira fase, os alunos estiveram a criar e a partilhar...
  • “Quebra Nozes” no Festival de Teatro de SJM

    “Quebra Nozes”...

    No passado dia 27 de março, o grupo de teatro infantil, “ANIMOPARQUE”, retornou aos palcos, após 4 anos de ausência, participando, assim, no XVI Festival de Teatro de São João da Madeira. Assim, foi recuperada a peça “Quebra -Nozes”, que não chegou a...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Uma visão sobre Guernica (Pablo Picasso) & Olhar a Diversidade

    Uma visão sobre...

    Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a...

1.º CEB...

  • O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DOS SONHOS

    O FUTURO...

    Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas...

SEC...

  • 11.º B – Parceria com a Tanzânia

    11.º B –...

    A turma do 11.º B, como parte do projeto DAC, desenvolveu uma parceria intercultural com a Escola Secundária Nganza Girls, localizada na Tanzânia,...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (PLA_A2) - Partilhar o sucesso

    «Dar Voz a...

    No passado mês de novembro, 21 formandos da turma de PLA, nível A2, concluíram com sucesso o seu percurso de 150 horas de formação em Português...

Os alunos da Escola Básica de Fundo de Vila aderiram ao projeto "A Natureza é a Melhor Sala de Aula" (NSA), uma colaboração entre o Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto e o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa.

Na Natureza, as crianças têm a oportunidade de aprender a partir do ambiente natural, em especial dos espaços verdes da escola e arredores, através de atividades como cuidar da horta, semear, identificar diferentes plantas, desenhar no chão e muitas outras brincadeiras, explorando o que a natureza tem a oferecer.

O Carnaval é um festejo tradicional e muito valorizado pelos mais pequenos. Por isso, foi com muita alegria e brincadeira que os alunos da Escola Básica do Parque preencheram estes momentos em que a fantasia lhes permitiu ser o que tanto admiram ou que lhes apetece: das princesas às fadas, dos super-heróis aos animais, das profissões aos guerreiros.

Enfim, as crianças viveram momentos de intensa alegria, ingrediente fundamental para a concretização dos seus sonhos, na pele de um polícia, de um urso, de uma peça de Lego, de uma Cleópatra, entre outras circunstâncias que lhes permitiram voar rumo ao mundo da fantasia.

No dia vinte e dois de janeiro de dois mil e vinte e quatro, os alunos das turmas dos 9.º anos, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, reuniram-se com os alunos do 12.ºD e com as professoras Susana Silva e Manuela Balseiro, a fim de organizarem a receção às autoras de três livros, do projeto “Vale dos Tesouros”, sobre lendas tradicionais de três freguesias do concelho de Vale de Cambra: Clarisse Costa, Cláudia Leite e Isabel Gonçalves.

No dia 7 de fevereiro, fomos conhecer melhor a escola do irmão do nosso colega Dinis que se chama Afonso. Tem 3 anos e é cego, desde que nasceu. Nós conhecemo-lo no dia do aniversário do Dinis e ficámos muito curiosos por saber o que é que ele fazia na pré da nossa escola.

Na escuridão da noite,

silencioso a espreitar,

Asas negras, na penumbra, a voar.

Guardião da noite, mistério a pairar,

Quem sou eu, na escuridão a encantar?

6A

R: Máquina fotográfica

Era uma vez, numa aldeia pequenina, um rapaz chamado António. Ele tinha 11 anos e adorava aventuras. Um dia, enquanto brincava no jardim, encontrou um objeto mágico no chão. Era uma pedra brilhante com cores que ele nunca tinha visto antes. O Pedro pegou na pedra e, de repente, sentiu uma energia especial. Sem pensar muito, fechou os olhos e fez um pedido: "Quero viver uma aventura incrível!"

De repente, o Pedro viu-se num lugar totalmente diferente. Era uma floresta mágica, cheia de árvores falantes e animais amigáveis. Ele ficou maravilhado! Um esquilo chamado Bolinha aproximou-se e disse: "Tu és o escolhido, Pedro. Temos uma missão para ti!"

              Este ano letivo está a ser muito difícil!... As disciplinas exigem trabalho e nós nem sempre cumprimos as tarefas que os professores nos exigem… afinal, dizem eles, “já estais no 6.º ano, metade da escolaridade obrigatória está praticamente cumprida”. Gostamos da escola, sentimo-nos felizes aqui, mas o pior é o resto! Ter de trabalhar, estar atentos nas aulas, fazer trabalhos de casa… enfim!

              Nas aulas de Português, lemos a obra “Ulisses”, de Maria Alberta Menéres. Gostámos muito de imaginar as aventuras de Ulisses. Que interessante deve ter sido a experiência de, pela sua artimanha, ter vencido os inimigos com um cavalo de pau!… E, depois, a forma astuta como enfrentou Polifemo ou conversou, nos infernos, com figuras muito queridas para si! É verdade, quase nos esquecíamos da ousadia em querer ouvir as sereias e deliciar-se com o seu belo canto, ou ainda, quase a terminar, a forma como lutou com os que lhe queriam usurpar o poder casando com a sua esposa Penélope…

Porque o compromisso com a paz é mais urgente do que nunca, no Jardim de Infância do Parque, a partir de histórias, abordámos a temática «Aprender para uma paz duradoura», escolhida para este ano de 2024.

Em “Orelhas de Borboleta”, de Luísa Aguilar, a Mara transformou em positivo aquilo que para os outros era motivo de gozo… porque devemos valorizar as características que nos diferenciam dos outros para nos distinguirem como seres especiais e únicos.

As turmas dos 10.º E e 11,º F, dos cursos profissionais de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e de Eletrónica, Automação e Comando, realizaram, no dia 25 de janeiro, uma visita de estudo com destino ao Planetário e à empresa de desenvolvimento de software -«Mindera», no Porto.

A semana não poderia ter começado da melhor forma. Fomos conhecer o Centro de Arte da Oliva e viemos encantados! Uma manhã em que a sala de aula passou a ser o museu.

Num ambiente descontraído, explorámos o museu do Centro de Arte da Oliva e participámos na oficina ARRET. Aqui, tivemos oportunidade de dar largas à nossa imaginação, explorar mundos de faz de conta e criar histórias com personagens incríveis. Depois desta experiência tão enriquecedora, regressámos à escola cheios de energia e de inspiração.

A turma do Círculo de Aprendizagem de Fundo de Vila teve a oportunidade de explorar o Centro de Arte Oliva, o que foi uma visita enriquecedora.

Ao percorrer as diversas obras expostas, os alunos não observaram apenas, mas também interagiram de forma inovadora. A atmosfera vibrante do centro inspirou a criatividade de cada um, culminando no momento emocionante em que todos contribuíram para a criação coletiva de uma obra de arte única.

A disciplina de EMRC, em colaboração com o projeto "Escolas Amigas dos Direitos Humanos", participou no "Encontro Nacional das Escolas Amigas dos Direitos Humanos", o qual decorreu nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2024, no Fundão.

Assim, o docente de EMRC e quatro alunos representantes do nosso Agrupamento viveram três dias de partilha e formação, aprofundando a importância dos Direitos Humanos na vida e a forma de os implementar na Escola.

Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL