• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Uma comunidade aberta a novas aprendizagens

    Uma comunidade...

    Nos dias 4 e 5 de abril, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite abriu, mais uma vez, as suas portas à comunidade educativa, promovendo, desta feita, um dia repleto de atividades e de experiências únicas para todos os participantes: alunos,...
  • “Sons em liberdade “ - 20 de março de 2024

    “Sons em...

    “Boa tarde, sejam bem-vindos a esta audição de flauta, canto e leitura “Sons em Liberdade”, dinamizada pelos alunos de Educação Musical do 2.º ciclo do nosso Agrupamento, com a orientação da nossa professora Ana Paula e o apoio da nossa...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Uma visão sobre Guernica (Pablo Picasso) & Olhar a Diversidade

    Uma visão sobre...

    Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a...

1.º CEB...

  • O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DOS SONHOS

    O FUTURO...

    Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas...

SEC...

  • 11.º B – Parceria com a Tanzânia

    11.º B –...

    A turma do 11.º B, como parte do projeto DAC, desenvolveu uma parceria intercultural com a Escola Secundária Nganza Girls, localizada na Tanzânia,...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (PLA_A2) - Partilhar o sucesso

    «Dar Voz a...

    No passado mês de novembro, 21 formandos da turma de PLA, nível A2, concluíram com sucesso o seu percurso de 150 horas de formação em Português...

O projeto “Juntos pelos animais”, realizado pela turma do 10.° D, consiste em adquirir bens, tais como comida, mantas e roupas que as pessoas já não usem, para dar ao abrigo de animais ANI de São João da Madeira. O objetivo do projeto é, assim, dar aos animais as melhores condições no abrigo. 

Os alunos de Artes começaram por desenhar gatos e cães para que, mais tarde, esses desenhos fossem colocados em cartazes e calendários. Posteriormente, iniciaram a divisão de tarefas. 

Queremos um MUNDO melhor…

Queremos uma SOCIEDADE mais justa…

Queremos uma FAMÍLIA mais unida …

Queremos ser NÓS mesmos …

Queremos respeitar cada PESSOA …

Queremos SER FELIZES …

Por isso, queremos que cada um respeite as regras da sociedade.

Respeitemos e ajudemos a criar laços familiares mais fortes.

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore edo Dia Mundial da Água, que se celebram nos dias 21 e 22 de março, a Unidade do Ambiente da Câmara Municipal desafiou-nos a elaborar um poema a partir de um desenho realizado pelas crianças do Jardim de Infância.

Desta forma, demos continuidade ao processo criativo dos mais pequenos e criámos, a partir do seu desenho, um poema tendo por base a relação entre os elementos “árvore e água”. Foi muito divertido brincar com as palavras, refletir sobre elas e criar o nosso primeiro poema ilustrado.

No âmbito do projeto DAC, a turma do 11.ºE do Curso Profissional de Mecatrónica deslocou-se, no dia 26 de fevereiro, à Escola Básica de Fundo de Vila, com uma ideia em mente: proceder a uma demonstração relacionada com a sua área de estudos.

A atividade, que foi dirigida aos alunos do Ensino Básico do 1.º ciclo (1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos), permitiu que as crianças interagissem e explorassem os diferentes instrumentos e ferramentas, o que fez com que ficassem todos muito entusiasmados.

Assim, podemos afirmar que, durante esta manhã, se cumpriu o pressuposto emanado no tema deste projeto desenvolvido no AESL, “Eu e os Outros”, em que cada um dos alunos do 11.ºE teve oportunidade de partilhar um pouco do seu conhecimento com os outros colegas mais novos do Agrupamento.

Os alunos do 4.ºA são uns autênticos cientistas e têm aprendido em colaboração com a natureza! Desta vez, desafiaram as professoras Guida e Marisela a ajudá-los a descobrir e a classificar as rochas que limitam o Charco Pedagógico da Escola Básica do Parque.

Com base numa chave dicotómica e na modalidade de trabalho de grupo, classificaram as rochas segundo a sua cor, textura, dureza, cheiro, composição química, forma dos grãos minerais e o modo como estes estão dispostos.

A Terra é, de facto, um planeta dinâmico estando em constante transformação e evolução. As rochas não são eternas, alterando-se por ação do vento, da água, da temperatura, da gravidade e dos seres vivos.

No âmbito do Charco Pedagógico, foi realizada uma atividade muito interessante, sobre o pH, em conjunto com os docentes Guida Pereira, Pedro Gual e Marisela Oliveira, na qual aprendemos que os químicos classificam as substâncias de acordo com as suas propriedades. Uma das classificações possíveis consiste em agrupar as substâncias em ácidas, básicas ou neutras, mas, para isso, temos de saber o valor do pH de cada uma delas.

Todas as substâncias têm um valor de pH, sendo que este é representado por um número de 0 a 14, sendo o pH 0 a mais ácida, 7 a neutra e 14 a mais básica.

No dia 06 de março, decorreu a segunda sessão da Assembleia Municipal Jovem deste ano letivo, subordinada ao tema «O nosso ALERTA e a nossa ação pela PAZ e pelos DIREITOS HUMANOS».

Numa fase inicial, teve lugar a eleição dos Secretários da Mesa Municipal. Após a apresentação de cada uma das candidatas, foi eleita, enquanto 1.ª Secretária, a jovem serafina Jéssica Ferreira que desenvolveu, ao longo da sessão, de forma empenhada e responsável, a sua função, enquanto membro efetivo da Mesa Municipal.

A Páscoa é, também, uma ocasião para oferecer um miminho especial! Assim, antes da pausa letiva, os alunos do 4.ºA da Escola Básica do Parque foram desafiados, pela professora titular, a desenvolver trabalhos manuais recheados de doçuras. Deste modo, partiram para a decoração de frascos, brincaram a rimar e, através da técnica da modelagem em gesso, elaboraram coelhos perfumados.

Os miminhos foram construídos com muito amor e diversão e estão repletos de votos de uma Santa Páscoa para toda a comunidade educativa!

Como não podiam deixar de ser, construíram um poema, para que a sua mensagem pascal fizesse ainda mais sentido!

No dia 19 de março celebrou-se o Dia do PAI. Movidos pela admiração e o amor que sentem e, apesar da consciência de que, todos os dias, são importantes para celebrar este dia especial, os alunos do 4.º A, da Escola Básica do Parque, prepararam, carinhosamente, muitos mimos e presentes divertidos, para oferecerem com carinho aos seus super-heróis, relembrando o valor do seu Pai, na sua vida

Votos de um DIA do PAI super Feliz para TODOS!

No dia 19 de março, pelas dez da manhã, os alunos dos nonos B e C tiveram a oportunidade de conhecer a escritora e a ilustradora do livro «Memórias de uma gatinha filosófica», na biblioteca da Escola Secundária Dr. Serafim Leite.

Um mês antes, os alunos contactaram com a obra da professora Paula Pinho e as ilustrações da professora Elizabeth Leite. Nas disciplinas de Oficina de Artes (professor Carlos Fontes) e de Português (professora Susana Silva), foram produzidas recriações das maravilhosas aguarelas, que se encontram expostas na biblioteca.

Durante a sessão, os alunos leram excertos escolhidos, colocaram questões às convidadas, no sentido de tentarem perceber o processo de produção das obras, a escolha do tema, o escalão etário ao qual se dirige a obra e a mensagem subjacente.

Os docentes de Matemática do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite assinalaram o dia 14 de março, reconhecido pela UNESCO, apresentando diversas iniciativas, com o objetivo de promover a curiosidade e a pesquisa, de reconhecer e celebrar o talento dos alunos em Matemática, bem como inspirar toda a comunidade educativa para a importância desta ciência no desenvolvimento da Humanidade.

Este dia era, inicialmente, reconhecido como o Dia do Pi, pelo que se enfatizou este número, dando a conhecer a sua importância e a relevância na disciplina e no mundo.

É com muito orgulho e satisfação que damos as boas-vindas ao anfíbio que nasceu, recentemente, no Charco Pedagógico da Escola Básica do Parque.

Os anfíbios são considerados excelentes indicadores ambientais, pois são imensamente sensíveis à qualidade do meio ambiente, como a qualidade da água e do ar. São, igualmente, necessários para o equilíbrio da natureza e, além de serem responsáveis pelo controlo de diferentes pragas, são, também, bioindicadores que nos indicam se o ambiente está em equilíbrio ecológico.

Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL