• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Parceria cultural – Portugal & República Checa

    Parceria...

    Os alunos das turmas do 10.ºB e do 11.º A estão envolvidos num projeto Europeu eTwinning em parceria com uma escola da República Checa, intitulado «Por(Cze) on the road to success». Numa primeira fase, os alunos estiveram a criar e a partilhar...
  • “Quebra Nozes” no Festival de Teatro de SJM

    “Quebra Nozes”...

    No passado dia 27 de março, o grupo de teatro infantil, “ANIMOPARQUE”, retornou aos palcos, após 4 anos de ausência, participando, assim, no XVI Festival de Teatro de São João da Madeira. Assim, foi recuperada a peça “Quebra -Nozes”, que não chegou a...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Uma visão sobre Guernica (Pablo Picasso) & Olhar a Diversidade

    Uma visão sobre...

    Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a...

1.º CEB...

  • O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DOS SONHOS

    O FUTURO...

    Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas...

SEC...

  • 11.º B – Parceria com a Tanzânia

    11.º B –...

    A turma do 11.º B, como parte do projeto DAC, desenvolveu uma parceria intercultural com a Escola Secundária Nganza Girls, localizada na Tanzânia,...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (PLA_A2) - Partilhar o sucesso

    «Dar Voz a...

    No passado mês de novembro, 21 formandos da turma de PLA, nível A2, concluíram com sucesso o seu percurso de 150 horas de formação em Português...

As turmas dos 10.º E e 11,º F, dos cursos profissionais de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e de Eletrónica, Automação e Comando, realizaram, no dia 25 de janeiro, uma visita de estudo com destino ao Planetário e à empresa de desenvolvimento de software -«Mindera», no Porto.

A semana não poderia ter começado da melhor forma. Fomos conhecer o Centro de Arte da Oliva e viemos encantados! Uma manhã em que a sala de aula passou a ser o museu.

Num ambiente descontraído, explorámos o museu do Centro de Arte da Oliva e participámos na oficina ARRET. Aqui, tivemos oportunidade de dar largas à nossa imaginação, explorar mundos de faz de conta e criar histórias com personagens incríveis. Depois desta experiência tão enriquecedora, regressámos à escola cheios de energia e de inspiração.

A turma do Círculo de Aprendizagem de Fundo de Vila teve a oportunidade de explorar o Centro de Arte Oliva, o que foi uma visita enriquecedora.

Ao percorrer as diversas obras expostas, os alunos não observaram apenas, mas também interagiram de forma inovadora. A atmosfera vibrante do centro inspirou a criatividade de cada um, culminando no momento emocionante em que todos contribuíram para a criação coletiva de uma obra de arte única.

A disciplina de EMRC, em colaboração com o projeto "Escolas Amigas dos Direitos Humanos", participou no "Encontro Nacional das Escolas Amigas dos Direitos Humanos", o qual decorreu nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2024, no Fundão.

Assim, o docente de EMRC e quatro alunos representantes do nosso Agrupamento viveram três dias de partilha e formação, aprofundando a importância dos Direitos Humanos na vida e a forma de os implementar na Escola.

Na Escola Secundária Serafim Leite, um grupo de alunos do 11.ºF decidiu espalhar a alegria natalícia, de uma maneira única e criativa, apresentando uma coroa de Natal original e sustentável, totalmente confecionada a partir de CD em fim de vida.

Este trabalho foi uma sugestão de todos os alunos da turma, partindo do aproveitamento de CD e de cápsulas de café que, à partida, iriam para o lixo. Por outro lado, decidiram associar esta ideia à época natalícia e, assim, nasceu este projeto que contou com a confeção de coroas com esses materiais.

O inverno é uma das quatro estações do ano. Começou no dia 22 de dezembro e acabará no dia 20 de março. No inverno, o tempo é mais frio, chove muito e o vento é forte. Em alguns sítios, neva.

Os frutos característicos desta estação são os citrinos, como as laranjas, as clementinas, os limões, as limas e as toranjas, as uvas, as bananas, as romãs, os marmelos, as anonas, os caquis, as maçãs, os abacaxis, os abacates e os frutos secos, como nozes, avelãs, pinhões, ….

Gere a tua conta!

Durante o mês de janeiro, estivemos a trabalhar, em contexto de turma, em torno do orçamento e da poupança. Iniciámos este projeto de Literacia Financeira numa perspetiva mais geral, ligando-o, primeiramente, à família e à comunidade, mas, posteriormente, optámos por o direcionar para nós, alunos.

Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a técnica de pastel de óleo sobre cartão, deram vida a este projeto dinamizado na disciplina de Oficina de Artes, refletindo não apenas habilidade técnica, mas também a interpretação única de cada aluno, diante da complexidade da obra em causa.

Os alunos dos 4.º B e 3.ºA, da Escola Básica de Fundo de Vila, realizaram uma visita de estudo ao Museu do Papel, onde tiveram a oportunidade de se transformarem em… PAPELEIROS!

Assim, de forma lúdica, aprenderam a fazer pasta de papel, o próprio papel e colocaram-no a secar para, no final da experiência, trazerem para casa um pedacinho de papel feito por eles, “para, mais tarde, recordarem...” (reciclagem de papel).

 

DIA DE REIS

Em Belém, na manjedoura, o menino nasceu

e o povo ao estábulo correu.

Naquela noite de alegria,

um milagre ocorreu.

Três reis pretendiam uma estrela seguir

E caminhos longos percorreram.

Chegaram ao destino a sorrir,

Para Jesus servir.

Hoje é dia de celebrar,

Pois os reis acabaram de chegar.

O transato dia 4 de janeiro foi um dia especial e uma excelente forma de se iniciar o novo ano civil, para os alunos do Ensino Profissional do AESL, uma vez que foi marcado pela visita ao Palácio Nacional de Mafra, um monumento tão ilustre do nosso país e do mundo, tendo havido, ainda, a oportunidade de se assisistir à adaptação teatral do romance “Memorial do Convento”, de José Saramago, dramatizado pela companhia “Éter”.

Os chuviscos adivinhavam-se no horizonte, a convidar-nos para novas brincadeiras, no aconchego do seu manto de água. E lá fomos nós, os alunos da sala 3, da Escola Básica do Parque, imbuídos em sentimentos de alegria.

Calçámos as galochas, vestimos as capas de chuva e aproveitámos a oportunidade! Sentimos, saboreámos experiências novas, integradas numa efusão de alegria, liberdade e bem-estar!

Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL