O dia 18 de Novembro, internacionalmente consagrado como Dia Mundial da Filosofia, foi comemorado na nossa Escola de forma muito viva e peculiar: os professores de Filosofia fizeram um desafio à Escola e a Escola respondeu com a vivacidade plural que caracteriza a sua própria essência. O desafio era simples: reflectir sobre o Universo. A resposta foi de tal forma variada, que muito dificilmente conseguiremos transmitir nestas páginas toda a riqueza do dia vivido. Assim, à medida que forem surgindo os relatos escritos ou fotográficos, eles serão aqui publicados. Esta notícia estará em construção. . .como o Universo.     

(Aguardam-se mais notícias das actividades ocorridas durante o dia).

Matemática e Filosofia

No passado dia 18 de Novembro o grupo de professores de Matemática decidiu integrar as comemorações do dia Mundial da Filosofia cujo tema aglutinador foi “O Universo e…”. Desta forma, este grupo de professores agarrou o tema “O Universo da Matemática e o Jogo”.

Os alunos aderiram com muito entusiasmo e, das 12 às 13:30 horas, jogaram afincadamente vários tipos de jogos Matemáticos ( ouri ,hex, avanço e rastros) e Xadrez , no espaço do polivalente da Escola.

Os principais objectivos desta iniciativa prenderam-se com a importância de relacionar o jogo com o pensamento lógico e reconhecer a importância do jogo (inclusivamente num Jogo), para além da divulgação destes jogos, disponíveis na nossa escola.

  "...a noção de jogo aplicado à educação desenvolveu-se com lentidão e penetrou, tardiamente, no universo escolar, sendo sistematizada com atraso. No entanto, introduziu transformações decisivas... materializando a ideia de aprender divertindo-se..."

(Schwartz,1966)

Os Professores de Matemática

Jogos Matemáticos no Polivalente

MatFilo

MatFilo1

À Noite

lucia-enc       A nossa Escola é também uma escola da noite. Por isso, a partir das 19 horas, o Auditório do CMI voltou a ganhar vida, primeiro com os alunos das Turmas Português Para Todos, constituída por estrangeiros que aqui aperfeiçoam o conhecimento da nossa Língua e depois com o Antropólogo Cebaldo Leon. De ambas as actividades vos damos nota seguidamente. A Profª Lúcia Sousa apresentou a sessão, aproveitando para fazer, desde logo,  um balanço muito positivo de todas as actividades que ali haviam decorrido durante o dia.         

 O Universo…no dizer de um estrangeiro

 No dia da Filosofia, dia 18 de Novembro, pelas 19.30, os alunos da turma 1 de Português Para Todos abriram a sessão da noite, apresentando, a todo o auditório, as suas visões do universo.

As cinco oradoras da turma, Cira, Emma, Maria Luísa, Iya e Zoya, representaram, de forma exemplar, um vasto universo de nacionalidades: russa, ucraniana, bielorrussa, moldava, tunisina, polaca, venezuelana e espanhola. Apresentaram-se, discursaram e cativaram o público.

Ao longo da sessão, os alunos da turma mostraram interesse e curiosidade, colocando questões ao orador convidado da noite: o antropólogo Cebaldo de León.

No encerramento da sessão, surpreendendo todos, o russo Anatoliy Kuznetsov presenteou o auditório, cantando o hino do seu país traduzido em Português.

Mais uma vez, a turma aderiu às actividades propostas pela escola, integrando-se e apreciando a forma como a escola os acolhe.

No dizer da Directora Irene Guimarães, eles são, sem dúvida, uma mais-valia para a Escola Serafim Leite.

 A professora da turma 1 de Português Para Todos

Maria Henrique Paula

 ppt-cinco

                            Maria Luísa, Cira, Zoya, Iya e Emma.

O Universo de Kuna Yala

 

   O orador seguinte foi o Antropólogo Cebaldo Inawinapi, um panamiano a residir há largos anos em S. João da Madeira, ”por razões do coração”, como ele próprio confessou. A palestra, aqui e além pontuada por questões colocadas pelo público, permitiu aos presentes “viajar” pelo tempo e pelo espaço, para conhecerem Kuna Yala, o território panamiano onde habita o povo Kuna a que pertence Cebaldo Inawinapi, nascido em Usdup, uma das 366 ilhas que formam o Archipélago Kuna,

   O Antropólogo  falou com entusiasmo do universo dos Kuna, feito de comunhão com a natureza, de partilha social, de apego a tradições ancestrais, mas também um universo ameaçado por tentativas de práticas turísticas agressivas, de subida do nível das águas que poderá provocar a submersão das ilhas  e de “conversão” deste povo às práticas do moderno consumismo.

   De registar que as investigações de Cebaldo e de Xerardo Pereiro,  outro estudioso deste tema,  já foram galardoadas com os prémios FITUR (Madrid) e National Geographic.

   No final da sessão, a Directora da Escola, Profª Irene Guimarães, ofereceu ao convidado uma pequena lembrança, agradeceu a sua participação no Dia da Filosofia e enalteceu a riqueza da mensagem por ele trazida.

Celestino Pinheiro

       

600

        
                  

ceb-irene

      

Painel - O Universo... das Artes e da Filosofia.

Os professores de Artes e de Filosofia conjugaram esforços, no sentido de  porem à sua disposição da Comunidade Educativa o painel do Polivalente, para que nele pudessem ser grafadas criações artísticas  e pensamentos adequados ao tema. Aqui fica uma breve amostra dessa actividade.


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL