A instalação artística associada ao VIII Festival de Teatro é do Atelier de Desenho (alunos do 11.º B — Artes Visuais —, coordenados pelo professor Paulo Duarte) e adota a temática desta 8.ª edição do festival — o espaço — celebrando, simultaneamente, o simbolismo histórico e cultural de duas importantes datas do calendário do festival: O 25 de Abril e o 1.º de Maio.

Assim, a instalação divide-se entre dois espaços (O espaço dos Paços da Cultura e o espaço da Casa da Criatividade).

O título das instalações — "O Espaço é da Liberdade" — reforça uma dimensão maior que o próprio Espaço (na sua dimensão meramente matemática, ou até cósmica); uma dimensão residente na criatividade humana e na sua capacidade de dobrar adversidades.

Estas duas intervenções explicitam a oposição entre a repetição da regra e a singularidade do desvio espontâneo; entre a uniformidade e a desobediência, entre o previsto e o improviso... Os paradigmas opostos são tão antigos quanto a própria humanidade e são expressão de tudo aquilo que a criatividade humana materializa na Forma do Mundo — no "Teatro do Mundo".

1-P1050799

Figura 1 - Casa da Criatividade

2-P1050864

Figura 2 - Casa da Criatividade

3-P1050865

Figura 3

Esta instalação encontra-se nos Paços da Cultura, está suspensa e ainda será terminada, intencionalmente, com um elemento singular que fará a ponte visual com a parte que se encontra na Casa da Criatividade (Figuras 1 e 2).

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL