Realizou-se, na noite do passado dia 12 de julho, nos Paços da Cultura, a festa de final de ano da turma A do 4º ano da EB de Fundo de Vila, cuja titular é a professora Rita Mendes. Durante mais de duas horas, passou pelo palco dos Paços a memória de quatro anos de uma turma sempre regida pela mesma professora: projeção de fotografias e filmes de atividades deste ano e de anos anteriores, momentos de música e dança constituíram o essencial da festa.

De destacar a apresentação de algumas coreografias que já tinham feito parte do "Fundanças" e que constituíram momentos de rara beleza plástica e musical, executados pelos alunos, com notável expressividade. Nos intervalos dessas apresentações, foram passando catorze pequenos filmes, cada um deles dedicado a um aluno, caraterizando-o evocando as fases da sua vida na escola. Todos os filmes terminavam com a frase "Sê feliz!" e, seguidamente, o aluno em causa subia ao palco, para receber uma flor das mãos da sua professora.

No final, alunos, pais e professora juntaram-se no palco, lembrando já com alguma saudade as aventuras de quatro anos de aprendizagem mútua. Os pais quiseram também dar o seu testemunho de gratidão para com a professora, lendo e oferecendo-lhe um poema e dedicando-lhe uma pequena apresentação de homenagem.

"Nunca esquecerei esta turma, até porque foi a primeira vez que tive oportunidade de levar uma turma desde o primeiro até ao quarto ano. Foi uma experiência única. Estes alunos deixam uma marca muito forte...nunca os esquecerei. "diria a professora Rita Mendes no final da festa.

A noite terminou com flores, beijos e abraços emocionados, dando a certeza a todos os presentes que vale a pena ser professor e que vale a pena defender as nossas escolas, enquanto garantia de uma educação de qualidade e acessível a todos.


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL