A  Escola do Parque fez 75 anos no dia 27 de novembro de 2013. Para comemorar a data, houve festa no Parque. Alunos, professores, auxiliares e pais uniram-se para comemorar condignamente esta data. Juntaram-se a eles numerosos convidados, entidades oficiais, Presidente da Câmara, Presidente da Junta de Freguesia, Diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, a que pertence a Escola do Parque, antigos docentes e alunos, pais e encarregados de educação, amigos da Escola...

*

AS BOAS VINDAS E A FESTA

O átrio da escola encheu-se de animação. Os 270 alunos da escola, muito juntinhos, deram as boas vindas aos convidados. A primeira oradora foi a professora Anabela Brandão, diretora do Agrupamento, que, no fim de um breve diálogo com os alunos, deixou uma promessa "Voltamos a encontrar-nos aqui quando fizermos 100 anos. Pode ser?" E todos responderam em uníssono "Siiim!". Seguidamente falou o professor Manuel Belinha, coordenador da escola, que saudou os convidados e realçou o significado da data, lembrando todos aqueles que, ao longo dos 75anos, passaram pela Escola do Parque. Depois usou da palavra a professora Ana Mota, antiga aluna, atual professora, e grande animadora do projeto "Há festa no Parque!", que lembrou algumas curiosidades sobre a origem da escola. Inicialmente era um "edifício pequenino", construído pela boa vontade de alguns sanjoanenses e, mais tarde, cresceu tornando-se uma nova escola, com as caraterísticas que tem hoje. Recordou que, há 75 anos, como hoje, o objetivo e o esprito são os mesmos: formar alunos e dar-lhes instrumentos essenciais para a vida. Terminou o seu improviso com esta ideia: é importante que, em qualquer circunstância, cada aluno que passa por esta escola continue a dizer com orgulho "eu fui aluno da Escola do Parque!"

Em seguida, seis alunos do quarto ano leram textos alusivos à data, alguns deles evocando a experiência dos seus pais, mas todos enaltecendo as virtudes e o papel da escola que frequentam.

O último orador foi o Senhor Presidente da Câmara, Ricardo Figueiredo, que fez um breve historial da escola, calculando que, nestes 75 anos, terão aprendido ali as primeiras letras cerca de 3.000 alunos, o que, parecendo pouco, representa um enorme investimento por parte de todos os que se envolveram na criação e na melhoria da escola. Terminou ainda com um desejo: que estes alunos possam estar aqui a comemorar mais 75 anos, ou seja, os 150 anos da escola do parque. "Parabéns à escola e parabéns a todos vocês!"

Depois cantaram-se os "parabéns a você", em versão adaptada pela professora Flávia Pinto. Numa das colunas do átrio foi então descerrada uma placa comemorativa, em que se lembra a data e se homenageiam aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram para o nascimento e a afirmação da escola.

LARGADA DE BALÕES

Já no recreio, foram lançadas centenas de balões, que encheram então o céu azul de cores alegres, alegres como o coração das crianças que os libertavam, juntamente com as mensagens por elas escritas, presas aos fios que os acompanhavam naquele voo rumo ao desconhecido. Nas mensagens ia também o endereço eletrónico da escola, o que permitirá que as pessoas que as venham a encontrar enviem para a escola a notícia da sua receção.

Os convidados dirigiram-se seguidamente às instalações do ATL "Gente Miúda", que funciona no edifício da escola, para um pequeno convívio, de que fazia parte o tradicional bolo de anos, a que se juntou uma pequena oferta dos organizadores: uma coleção de lápis, resultante da parceria com a empresa Viarco. A professora Ana Mota aproveitou também para lembrar outras atividades que já se iniciaram ou que ainda vão decorrer, no âmbito do projeto comemorativo.

O dia prosseguiu com a realização de jogos populares em que os alunos se empenharam entusiasticamente.

Nenhum dos participantes se esquecerá certamente deste dia e desta data, porque houve, e vai continuar a haver, Festa no Parque!

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL