• secretaria@essl.pt
  • 256 837 550
1   

A escola Serafim Leite é uma escola com mais de 50 anos, fazendo parte do património histórico de São João da Madeira e tendo por isso os seus alicerces solidamente enraizados nestas terras. Ao longo da sua existência passou por várias reformas educativas e adotou diversas tipologias de ensino, no sentido de responder eficazmente às necessidades da comunidade.

Desde que cheguei a esta escola que me apercebi da capacidade da sua comunidade escolar e local em reinventar a escola e de se adaptar às novas realidades dando sempre uma resposta que garante qualidade de ensino e que muitas vezes foi considerada de referência. Neste momento depara-se com um novo desafio, juntar-se a mais duas escolas, estas também com um património histórico reconhecido e com personalidades vincadas, fruto de um trabalho de anos pela educação. A realidade do Agrupamento é vista por todos como uma oportunidade de fazer mais e melhor pela educação em São João da Madeira.

Não tenho dúvidas de que os assistentes operacionais e técnicos, os educadores e professores, os pais e encarregados de educação, e todos os membros desta autarquia vêm esta nova realidade como uma porta aberta para que os alunos que todos os anos recebemos tenham efetivamente a oportunidade de fazerem o seu percurso formativo com qualidade de forma a serem cidadãos do futuro, capazes. Tenho a certeza que esta comunidade tem o sentido de responsabilidade e a capacidade humana e profissional para que este Agrupamento se afirme na comunidade sanjoanense como uma instituição que oferece a segurança de que aqui se educada com qualidade, exigência e rigor, mas também que prepara e oferece todas as condições para que cada aluno desenvolva a sua personalidade, cresça livremente e se prepare para a vida adulta.

Nos próximos 4 anos pretendo criar todas as condições para que o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite seja a primeira escolha de qualquer aluno e dos seus pais ou encarregados de educação. Mas para tal não o vou conseguir fazer sozinha. Só será possível se houver o envolvimento de todos. Pretendo fomentar um espírito de partilha, de solidariedade, de colaboração em que a opinião de todos é valorizada para que consigamos percorrer o caminho que nos levará ao objetivo último de garantir aos nossos alunos o seu sucesso educativo pleno.

A Diretora

Anabela Brandão

 

 

erasmus

 Erasmus

 
Em atualização
Deco1

Deco Jovem

 
ami

Escola Amiga dos direitos humanos

 
Em atualização
parlamento

 Parlamento dos jovens

 
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. Este projeto parlamentar pretende, grosso modo, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo.
O programa desenvolve-se em três fases – escolar, distrital e nacional -, abarcando diversas etapas que pretendem, no fundo, espelhar o trabalho dos deputados representativos de todas as faces políticas em nome da nação – PORTUGAL.
CE

 Clube Europeu

 
O Clube Europeu AESL e a Europa é um clube dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação. Tem a finalidade de contribuir para a formação de jovens estudantes conscientes dos seus direitos e deveres, dispostos a intervir direta e indiretamente no projeto da construção europeia, à luz dos Direitos Humanos e dos valores da Democracia.
eco2

 Eco-Escolas

 
O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental e que é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.