• secretaria@essl.pt
  • 256 837 550

Assembleia Municipal Jovem

À semelhança do ano letivo transato, a nossa Escola está inscrita, no âmbito do Projeto Educativo Municipal, na Assembleia Municipal Jovem.

Assim, a equipa dinamizadora deste projeto convida todos os alunos da Serafim Leite, do 4.º ao 12.º anos, a aderirem a esta iniciativa, organizando-se numa lista constituída por 2 alunos do 4.º ano, 2 alunos do 2.º ciclo, 2 alunos do 3.º ciclo e 3 alunos do Ensino Secundário, sendo que, para cada um dos ciclos de estudo, deverá existir um suplente.

Esta é a primeira etapa, seguindo-se o Projeto de Recomendação, constituído por três medidas de atuação, tendo em conta o tema: “S. João da Madeira – a minha cidade do futuro (abrangendo circunstâncias que possam ser levadas a cabo, no momento presente, com possível e almejado impacto no futuro). Estas medidas, elaboradas por cada uma das listas, deverão ser devidamente fundamentadas e todo o projeto deverá ser entregue até ao dia 31 de outubro.

Este é, sem dúvida, o primeiro passo para que faças ouvir a tua voz no Fórum Municipal de S. João da Madeira, lutando por melhores condições de vida, a vários níveis, na cidade do trabalho.
A calendarização desta iniciativa e a indicação precisa de todas as circunstâncias serão afixadas, para consulta de todos, em placar próprio e nos locais informativos habituais da nossa escola. Além disso, poderás, sempre, consultar o portal da Câmara Municipal de S. João da Madeira.
Os documentos para apresentação da candidatura da tua lista ser-te-ão fornecidos pela professora Dina Sarabando, coordenadora deste projeto, a qual poderás contactar através do seguinte endereço eletrónico: dina.sarabando@essl.pt.

Veja o vídeo [aqui]

erasmus

 Erasmus

 
Em atualização
Deco1

Deco Jovem

 
ami

Escola Amiga dos direitos humanos

 
Em atualização
parlamento

 Parlamento dos jovens

 
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. Este projeto parlamentar pretende, grosso modo, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo.
O programa desenvolve-se em três fases – escolar, distrital e nacional -, abarcando diversas etapas que pretendem, no fundo, espelhar o trabalho dos deputados representativos de todas as faces políticas em nome da nação – PORTUGAL.
CE

 Clube Europeu

 
O Clube Europeu AESL e a Europa é um clube dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação. Tem a finalidade de contribuir para a formação de jovens estudantes conscientes dos seus direitos e deveres, dispostos a intervir direta e indiretamente no projeto da construção europeia, à luz dos Direitos Humanos e dos valores da Democracia.
eco2

 Eco-Escolas

 
O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental e que é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.