Erasmus+ Bonding with Generation Z, na Turquia

De 31 de setembro a 4 de outubro, decorreu, na Turquia, a primeira reunião presencial no âmbito do projeto Erasmus+ Bonding with Generation Z, tendo estado presentes duas professoras do AESL. Este é um projeto no qual estão envolvidos cinco países - Portugal, França, Turquia, Itália e Espanha - e que visa construir uma relação eficaz entre a geração Z e as gerações de professores para se envolverem, compreenderem e comunicarem uns com os outros de forma mais positiva e quebrarem conceitos errados entre as gerações. Os professores serão capacitados para serem inovadores e criativos, de modo a que os seus alunos aumentem os seus conhecimentos e ampliem as suas competências e, assim, aprofundem a sua aprendizagem e se tornem melhores comunicadores.
Foram várias as atividades promovidas durante este encontro, nomeadamente a seleção do logo oficial do projeto, a redefinição de tarefas e responsabilidades (a desempenhar pelos diferentes parceiros), dinamização de uma formação sobre a plataforma eTwinning, pelas professoras representantes da equipa de Portugal e a planificação e respetiva calendarização das próximas mobilidades, no âmbito do projeto.

GenerationZ

 

Tema: Este projeto visa construir uma relação eficaz entre as gerações de professores e alunos.

Há um distanciamento entre a construção social da última geração e a geração Z pois têm objetivos de vida diferentes e uma visão inovadora do mundo. Por consequência, a comunicação é diferente e muitas vezes difícil com as gerações mais velhas. O objetivo principal do projeto é promover o entendimento e cooperação. Vamos desenvolver este tópico por meio dos quatro temas a seguir:

- o contexto intergeracional no sistema educacional visa tornar a aprendizagem mais adaptada às necessidades da Geração Z e desenvolver métodos educacionais e de ensino.

- a relação intergeracional no contexto profissional visa facilitar a entrada no mercado de trabalho, compreender as questões empresariais e da geração Z e encontrar um equilíbrio entre as necessidades das empresas e as dos jovens.

- o contexto intergeracional no ambiente familiar visa facilitar o diálogo ao longo de 3 gerações: Z (incluindo irmãos), pais e avós e comparar o quadro sociológico.

- a comunicação intergeracional visa compreender os códigos e ferramentas de comunicação utilizados por todas as partes e obter uma visão cruzada do uso das redes sociais: desinibição vs segurança.

 

erasmus modulos

França (Coordenador), Inglaterra, Turquia, Portugal, Espanha e Itália
2020-1-FR01-KA229-080432_6
Grupo alvo - Alunos do ensino secundário