selo V2

  • secretaria@essl.pt
  • 256 837 550

logical

O projeto com o título “It’s Logical, dear Math!” é um projeto de parceria com duração de três anos (setembro de 2017 - agosto de 2020) que visa desenvolver o pensamento matemático e lógico, usando atividades inovadoras e estratégias de gamificação e envolve cinco países: Portugal, Itália, Hungria, Lituânia e Grécia.
Um vetor deste projeto é criar um concurso, misturando a avaliação do PISA e o currículo nacional de cada país. Esta competição terá princípios de gamificação e acontecerá em dois momentos: em cada país com equipas nacionais e, durante as mobilidades, com estudantes de todos os países parceiros. Todos os parceiros devem contribuir para fazer esses testes, e um debate muito rico será realizado durante o processo.
Neste processo serão envolvidos alunos de 10.º ano.

Haverá cinco mobilidades combinadas: Itália (maio de 2018), Grécia (outubro de 2018), Portugal (maio de 2019), Hungria (novembro de 2019) e Lituânia (maio de 2020).
Essas mobilidades têm três momentos: antes (mobilidade virtual), durante (mobilidade física) e depois (mobilidade virtual). Associado a cada mobilidade foi definido um tema referente aos pontos mais fortes do parceiro: 1 - álgebra e geometria; 2 - jogo de cubo; 3- programação com Scracth, 4- matemática com música e 5- origami.
Os resultados das mobilidades são intangíveis (crescimento do espírito de equipe, desenvolvimento de competências interculturais e linguísticas, desenvolvimento de habilidades práticas, artísticas e motoras, aumento da visibilidade das escolas, habilidades linguísticas, conscientização ambiental e de sustentabilidade, competências em TIC e codificação), mas também tangíveis (desenhos, exposições, fotos, vídeos, relatório final, concurso e avaliação).

erasmus modulos

Concurso “It´s Logical, Dear Math”

Informam-se todos os alunos do 10.º ano do AESL, que o concurso de seleção de alunos participantes no 4.º intercâmbio (Hungria) será feito através de uma prova de Matemática e Lógica, que se realiza no dia 25 de setembro de 2019, pelas 16h30m, na sala 15.

Este concurso surge integrado no projeto Eramus+ “It´s Logical, Dear Math” que envolve 5 países: Portugal, Grécia, Itália, Lituânia e Hungria.

O público-alvo deste concurso é constituído por todos os alunos que frequentam o 10.º ano de escolaridade.

Para participar neste concurso é obrigatória uma inscrição feita através do seguinte link que também poderás encontrar no portal do Agrupamento:

https://forms.gle/iD5X8JbSALcrzgdU6

As inscrições devem ser feitas até ao dia 23 de setembro de 2019

Participa e faz parte do grupo que integra este projeto!

erasmus

 Erasmus

 
 Ver menu principal 
Deco1

Assembleia Municipal Jovem

 
 Ver mais informação [aqui]
ami

Escola Amiga dos Direitos Humanos

 
 Ver mais informação [aqui]
parlamento

 Parlamento dos jovens

 
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. Este projeto parlamentar pretende, grosso modo, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo.
O programa desenvolve-se em três fases – escolar, distrital e nacional -, abarcando diversas etapas que pretendem, no fundo, espelhar o trabalho dos deputados representativos de todas as faces políticas em nome da nação – PORTUGAL.
CE

 Clube Europeu

 
O Clube Europeu AESL e a Europa é um clube dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação. Tem a finalidade de contribuir para a formação de jovens estudantes conscientes dos seus direitos e deveres, dispostos a intervir direta e indiretamente no projeto da construção europeia, à luz dos Direitos Humanos e dos valores da Democracia.
eco2

 Eco-Escolas

 
O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental e que é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.