eqavet

  • secretaria@essl.pt
  • 256 837 550

Logo sports

Knowing Sports, Outdoor Activities and Tradition é um projeto de mobilidade ERASMUS+ que será coordenado por Portugal, representado pelo Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.
É um projeto que envolve seis países (Croácia, França, Grécia, Macedónia do Norte, Portugal e Turquia) e que procura partilhar conhecimentos, habilidades e experiências relativas a Desportos, Atividades ao ar livre e jogos e danças tradicionais entre os professores e os alunos dos países envolvidos.
É ainda objetivo colocar as preocupações relativas à maneira como vivemos e trabalhamos, à forma como criamos hábitos que não existiam por consequência dos avanços tecnológicos e as suas repercussões que se observam nos hábitos de vida cada vez menos saudáveis e mais sedentários dos jovens destes países.
Este projeto está organizado em três vetores complementares: desporto, atividades ao ar livre e património cultural - jogos e danças tradicionais:

• Desporto
- Conhecer diferentes desportos, específicos de cada país e ter a oportunidade de praticá-los;

• Atividade ao ar livre
- Enquadrar a recreação ao ar livre num contexto de um grupo de atividades que trazem saúde, bem-estar, coesão social, inclusão e benefícios educacionais;

• Jogos/danças tradicionais
- Compreender que os jogos e danças tradicionais fazem parte do património intangível da Europa e são uma atração muito interessante para conhecer a cultura do país, associada aos benefícios próprios destas atividades.

erasmus modulos

Portugal (Coordenador), França, Macedónia, Grécia, Turquia e Croácia
2019-1-PT01-KA229-061424_1
Grupo alvo - Alunos de Educação Física do 10º ao 12º

Erasmus+ KSOAT despede-se com saudades na Grécia

A última mobilidade do projeto Erasmus+ Knowing Sports Outdoor Activities and Traditions, coordenado pela equipa Portuguesa, decorreu, de 30 de maio a 3 de junho, em Argostoli, na Grécia. Estiveram presentes alunos e professores representantes da Croácia, Turquia, França, Macedónia do Norte e os anfitriões, os Gregos. A representarem o AESL, estiveram os alunos Ângela Santos, João Silva, Leonardo Santos e Matilde Henriques e as professoras Diana Pádua, Manuela Pinto e Paula Andrade. Este é um projeto que visa a aquisição de competências no âmbito da prática de diferentes desportos, a promoção das danças e jogos tradicionais de cada um dos países envolvidos, num contexto multicultural, potenciando a utilização da língua inglesa num ambiente autêntico e a criação de laços entre os diferentes intervenientes. A possibilidade de praticarem desportos em meio aquático como a canoagem, o remo, a natação, o polo aquático, o mergulho, bem como vivenciarem os costumes tradicionais, entre os quais as danças, numa ilha grega, foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora e inolvidável. As praias paradisíacas e as belíssimas paisagens foram palco de um rico intercâmbio cultural, tendo-se criado amizades que ficarão para a vida. Não poderia ter havido melhor forma para concluir as atividades previstas neste projeto, cujos resultados irão perdurar e, idealmente, fazer-se sentir num futuro próximo, enriquecendo as atuais parcerias. Na voz de um dos alunos: “Esta experiência trouxe-me algo muito mais valioso do que o dinheiro podia algum dia comprar: experiências. O projeto Erasmus não se fica por conhecer um país novo e as suas maravilhas naturais, dá-nos a oportunidade de criar memórias com pessoas incríveis que conhecemos e que deixam aquele sentimento amargo de saudade na despedida.”


 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONCURSO – SELEÇÃO DE PARTICIPANTES Mobilidade: Portugal (2 a 6 de maio) e Grécia (30 de maio a 3 de junho)

erasmus modulos        logoKSOAT

Público alvo: Alunos dos 10º., 11º. E 12º. anos (todos os cursos)

Prova de Seleção: Dia 6 de abril, pelas 14h30.

Candidaturas/Inscrição para a Prova de Seleção: As candidaturas serão aceites até às 12h do dia 6 de abril. 

Inscrição: https://forms.gle/BmLdjcdFf4m2H8cg7

Resultado da Candidatura: 8 de abril.

Consulte o Regulamento e Critérios de seleção.

 

Público alvo: Alunos dos 10º., 11º. E 12º. anos (todos os cursos)

Prova de Seleção: Dia 6 de abril, pelas 14h30

Candidaturas/Inscrição para a Prova de Seleção: As candidaturas serão aceites até às 12h do dia 6 de abril.

Inscrição: https://forms.gle/BmLdjcdFf4m2H8cg7

Resultado da Candidatura: 8 de abril

 

Consulte o Regulamento

Erasmus+ KSOAT - Mobilidade na Turquia

KSOAT_Turquia_1.jpg

De 28 de março a 1 de abril, três alunos e uma aluna tiveram a oportunidade de participar no projeto Erasmus Knowing Sports and Outdoor Activities and Traditions, em Aydin, na Turquia.
Nas palavras de uma aluna:
Nunca vivemos aventuras assim e numa só semana ganhamos experiências para a vida, criamos uma ligação tão forte que nos tornamos autênticos irmãos e foi definitivamente algo que nos marcou para sempre! Os professores que nos receberam foram fantásticos, assim como os professores que nos acompanharam.
Estamos ansiosos por voltar a viver uma experiência como esta e, sem dúvida, que não podíamos estar mais felizes.
 

erasmus

 Erasmus

 
 Ver menu principal 
Deco1

Assembleia Municipal Jovem

 
 Ver mais informação [aqui]
ami

Escola Amiga dos Direitos Humanos

 
 Ver mais informação [aqui]
parlamento

 Parlamento dos jovens

 
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. Este projeto parlamentar pretende, grosso modo, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo.
O programa desenvolve-se em três fases – escolar, distrital e nacional -, abarcando diversas etapas que pretendem, no fundo, espelhar o trabalho dos deputados representativos de todas as faces políticas em nome da nação – PORTUGAL.
CE

 Clube Europeu

 
O Clube Europeu AESL e a Europa é um clube dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação. Tem a finalidade de contribuir para a formação de jovens estudantes conscientes dos seus direitos e deveres, dispostos a intervir direta e indiretamente no projeto da construção europeia, à luz dos Direitos Humanos e dos valores da Democracia.
eco2

 Eco-Escolas

 
O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental e que é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Mais informações sobre o nosso projeto [aqui]

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite
Rua Manuel Luís da Costa
3700-179 São João da Madeira

        

Escola Básica de Fundo de Vila
Rua Dr. José Cerqueira Vasconcelos
3700-120 São joão da Madeira

        

Escola Básica do Parque
Rua Maestro Rui Ferrão
3700-282 São João da Madeira