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Mobilidade à Macedónia do Norte - Knowing Sports, Outdoor Activities and Tradition

imagem Bandeiras

Knowing Sports, Outdoor Activities and Tradition - 2019-1-PT01-KA229-061424, projeto de mobilidade ERASMUS+ coordenado por Portugal, representado pelo Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, realizou a sua quarta mobilidade (segunda do corrente ano letivo) na semana de 12 a 17 de dezembro, em Kicevo – Macedónia do Norte.

Esta quarta mobilidade, que envolveu Escolas da Croácia, França, Grécia, Macedónia do Norte, Portugal e Turquia, proporcionou a partilha de conhecimentos, habilidades e experiências relativas ao Andebol e jogos e danças tradicionais dos países envolvidos, mobilizando os professores e os alunos desses países.

Este projeto está organizado em três vetores complementares: desporto, atividades ao ar livre e património cultural - jogos e danças tradicionais.

Neste projeto, estão ainda previstas mais três mobilidades. A saber: Turquia, de 28 de março a 1 de abril de 2022; Portugal, de 2 a 6  de maio de 2022; Grécia, de 30 de maio a 3 de junho de 2022.

 

Clique para ler o diário de bordo

1°dia (12 de dezembro):

Hoje começa a nossa viagem à Macedónia do Norte. Já sabemos que este dia vai ser cansativo mas estamos bastante entusiasmados. 

Partimos de São João da Madeira às 3:45 da manhã para apanharmos o voo do Porto a Malpensa, Itália às 6:45. Chegando a Itália, aproveitamos as doze horas de escala para irmos visitar o centro de Milão. Apanhámos o comboio do aeroporto para o centro da cidade e durante a viagem aproveitamos para descansar e para ver a paisagem. Já no centro da cidade, fomos almoçar e posteriormente, conhecer um pouco da história desta cidade tão conhecida. De volta ao aeroporto, aproveitamos todos para estudar enquanto esperávamos pelo voo. 

Mais perto da hora de embarque jantamos no aeroporto e, de seguida, fizemos dois voos seguidos (Malpensa-Viena-Skopje). Ao chegar à capital da Macedónia, fomos de autocarro até à cidade onde estamos alojados (Kicevo). A viagem demorou cerca de duas horas então quando chegamos ao hotel já eram duas da manhã e optamos por ir descansar.

 

2°dia (13 de dezembro):

Hoje acordamos após um dia muito cansativo a andar de aeroporto em aeroporto já no Hotel Kicevo. Preparamos nos para ir tomar o pequeno almoço no hotel. O pequeno almoço não tinhas as melhores condições mas serviu. A seguir fomos à escola perto do nosso hotel e apresentaram nos a escola toda praticamente até a salas de aula fomos. Depois voltamos ao hotel para apresentarmos a nossa escola e os nosso jogos tradicionais e também ficamos a saber um bocado mais sobre os outros países. Mal acabaram as apresentações fomos de minibus ao mosteiro "St. George" em Knezino. Tiramos várias fotos lá e depois fomos almoçar ao restaurante "House of art" onde a comida era muito boa e barata. Depois de almoçar voltamos a Kicevo e fomos a um supermercado buscar comida para lanches e assim. Depois voltamos ao hotel e aproveitamos para descansar um bocado. Por volta das sete horas fomos jantar a um restaurante perto do hotel. No final do dia por volta das 8 os alunos foram todos a um bar conviver. Eram por volta das dez e meia quando chegamos ao hotel e estivemos um bocado acordados até adormecer.

 

3º dia:

Hoje o dia foi bastante cansativo. Foi preciso estarmos prontos às 8:00 pois tínhamos uma viagem longa de autocarro pela frente. Após 2h/2h30 de viagem, chegamos a Skopje, a capital da Macedónia, onde passámos o dia. Começamos por passear entre as ruas locais, aproveitando para comprar algumas lembranças. Posteriormente, dirigimo-nos para o centro da capital, onde vimos algumas estátuas e monumentos como a estátua de Alexandre, o Grande.

No centro da cidade estava um canal televisivo a iniciar as gravações de um programa sobre o natal e o grupo do Erasmus pediu para ser entrevistado também e o Diogo também deixou o seu testemunho sobre a diferença entre o Natal na Macedónia e em Portugal. De seguida, tivemos uma hora livre em que podíamos ir a algum café lanchar ou passear pelas ruas menos conhecidas novamente. Nós optamos por ir beber algo quente para nos aquecermos, já que estava imenso frio e vento. Após esta hora, fomos a pé até ao restaurante e, pelo caminho, mostraram-nos uma capela muito especial para os macedónios. Já no restaurante, distribuímos lembranças da nossa escola a todos os alunos presentes e desfrutamos de mais um momento de convívio, principalmente com os croatas pois estávamos sentados frente a frente. Como aqui não há tradição de se jantar, os almoços tendem para seres prolongados então só saímos do restaurante por volta das 16h. Fomos de autocarro diretamente para o pavilhão onde a grande equipa FK Vardar joga e treina e aproveitamos para ver parte do seu treino e, posteriormente, para tirarmos fotografias com eles. Com o passar das horas, ao sair do estádio por volta das 17h30 viemos para Kicevo novamente pois aqui escurece muito cedo e àquelas horas já parecia ser de noite. Ao chegar ao hotel, tivemos um tempo para descansar e fomos jantar a um restaurante italiano. O espaço era bastante calmo e tranquilo então ficámos muito tempo na conversa uns com os outros lá. Já às 22h30 fomos para o hotel descansar para o dia seguinte!

 

4° dia:

Estavam prontos para esta aventura? Teriam de estar. Apesar de o dia ter sido muito parado podemos provar que foi o mais bonito de longe até hoje. Então vamos lá começar. Eram 7 da manhã quando 6 indivíduos acordaram de boca aberta. Lá íamos nós atrasados para mais um pequeno almoço,  como bons portugueses que somos, não podendo referir esse pormenor, porque temos a sr. Diretora sempre à espreita... sorriso.

Após mais um pequeno almoço tivemos que nos deslocar para a escola pois tínhamos trabalho para fazer. Mal saímos da escola estava um grande autocarro à nossa espera, provavelmente a coisa mais recente que vimos até agora mas vamos lá avançar para mais uma viagem de 1.30h. Para que o dia não fosse diferente, obviamente tivemos que dar uma grande soneca durante a grande viagem. Nós sabemos que perdemos uma grande paisagem mas o sono estava constantemente a combater-nos. Antes da chegada à suposta e tão esperada aldeia tivemos uma breve paragem no mosteiro de "St. Naum of Ohrid. Vimos vários pavões e uma linda paisagem, já para não esquecer das fotos que tiramos. Temos que admitir que por pouco não íamos rezar, porque sinceramente acho que precisávamos de dissolver os pecados dos portugueses ... (direito para mais uma viagem). Em Ohrid, lá estávamos a cantar e a saltar, tamos a brincar, o sono continuava lá sono. Umas longas 7 horas passamos a comer, beber, (calmaaaaa, nada de álcool, continuando), passear, tirar fotos e comprar lembranças para os prof... pais, pais. Queríamos dizer pais! Desculpem meus amigos mas ainda não estamos na idade dos salários. Por muito cansaço que tenhamos tido no início, aqueles momentos juntos tinham feito o nosso dia... . Tal como dizem, a companhia faz o teu dia tornar-se importante. A caminho de casa, os alunos dos outros países partilharam connosco as suas músicas, cantando-as até chegarmos. À chegada, dirigimo-nos ao quarto para falar do dia que tínhamos desfrutado e de outros assuntos que provavelmente não vão querer saber... Neste momento estamos sentadinhos numa mesa com a "família" toda junta. Jantámos e cantamos os parabéns em 6 línguas diferentes a um menino chamado Dimitri, da Grécia, por isso prepara-te Rúben porque amanhã vais ser tu. A história ainda não acabou mas ainda temos umas boas horas para nos divertirmos de uma maneira saudável, por isso, boa noite e até amanhã.

 

5º dia (dia 16/12)

Depois de um dia cansativo como o de ontem, lá nos levantamos para usufruir de mais um dia cheio de gente incrível e atividades interessantes. O dia começou logo há meia noite, pois o Rúben fez anos então fomos dar lhe os parabéns. Às 9h iniciámos as apresentações relativas aos benefícios que o desporto traz à nossa saúde (física e mental). Infelizmente não pudemos ficar até ao fim destas porque tivemos que ir fazer teste de COVID-19, já que partiríamos nessa noite. Pelo caminho, vimos imensos cães abandonados (como no resto dos dias), o que nos deixou bastante comovidos (apetecia-nos levá-los a todos para casa). Com o teste já feito, regressámos para assistirmos ao resto das apresentações. Quando demos por terminadas as apresentações, deslocamo-nos para a escola pois era o ponto de encontro com os escuteiros. Eles foram apresentar-nos algumas partes da cidade onde estávamos instalados e, por último, levaram-nos a conhecer o ponto mais alto (dava para vermos a cidade toda). Depois desta longa caminhada, tínhamos atividades relacionadas com os escuteiros na escola e, posteriormente, o almoço preparado. A seguir ao almoço, respondemos a um quizz sobre a história escutista. Terminado este jogo, fizemos um jogo amigável entre os alunos (por nós tinha durado a tarde toda). Como o jogo acabou às 16h e o jantar era apenas às 19h30, aproveitamos o tempo livre para arrumar a mala e tomar banho. Já cheirosos, descemos para o nosso último jantar na Macedónia. Este jantar foram pratos típicos do país. Chegando às 23h, tivemos que ir acabar de arrumar as malas e quando descemos tínhamos os nossos novos amigos à nossa espera para se despedirem de nós uma última vez. Foi um momento mesmo bonito que ficará para sempre nos nossos corações.

 

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O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. Este projeto parlamentar pretende, grosso modo, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo.
O programa desenvolve-se em três fases – escolar, distrital e nacional -, abarcando diversas etapas que pretendem, no fundo, espelhar o trabalho dos deputados representativos de todas as faces políticas em nome da nação – PORTUGAL.
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O Clube Europeu AESL e a Europa é um clube dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação. Tem a finalidade de contribuir para a formação de jovens estudantes conscientes dos seus direitos e deveres, dispostos a intervir direta e indiretamente no projeto da construção europeia, à luz dos Direitos Humanos e dos valores da Democracia.
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O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental e que é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Mais informações sobre o nosso projeto [aqui]

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