eqavet

  • secretaria@essl.pt
  • 256 837 550

MEUS logo

Grupo alvo - Alunos dos grupos de teatro Serafins e a Troupe

Na Europa de hoje, a educação convencional muitas vezes é praticada juntamente com outros métodos. O papel do drama na educação na abordagem dos problemas sociais nas escolas e na prevenção dos fenômenos do abandono escolar é reconhecido e bem conhecido. Existem escolas que já incluem o teatro como método para enriquecer e possibilitar competências básicas e transversais (competências de comunicação, linguagem corporal, interpretação, expressão de sentimentos, leitura e escrita, socialização, abertura de espírito). O teatro é usado em muitas esferas de nossa vida social e cultural, mesmo que não seja o caso para todos.

MEUS visa abordar a questão da migração através da expressão artística - o teatro. Cada parceiro trará para a mesa suas experiências específicas que serão diferentes em termos da abordagem teatral e do subtópico de migração que é abordado.

 

erasmus modulos

 

 

Áustria (Coordenador), França, Noruega, Turquia e Espanha
2020-1-AT01-KA229-077960_6

 

Concurso
Projeto Erasmus+ Migration on EUropean Stages - Acolhimento de alunos durante a mobilidade em Portugal
 
No âmbito do projeto Eramus+, “Migration on EUropean Stages”, respeitante ao mundo do teatro, decorrerá, de 18 a 23 de abril, em Portugal, no AESL, a segunda mobilidade e, nesse sentido, estarão no nosso país e na nossa escola 21 alunos vindos da Áustria, Espanha, Noruega e La Reunion. Estes alunos ficarão alojados em casas de famílias de alunos da nossa escola. Ainda estamos a selecionar alguns dos alunos que se mostrem disponíveis para este acolhimento que constituirá, sem dúvida, uma experiência memorável. Assim, caso os alunos revelem interesse em receber, em sua casa, um/a aluno/a (ou mais), durante este período, deverão preencher, obrigatoriamente, o formulário que se segue:
 
Os alunos que estiverem disponíveis para este acolhimento serão convidados a participar nas atividades do referido projeto, mediante manifestação de interesse.
O prazo final, para a respetiva candidatura e preenchimento do formulário, é a próxima 5.ª feira, dia 7 de abril.

 

Concurso para participação em mobilidades à Noruega; Espanha e Áustria no âmbito deste projeto - prazo - 23 de março, até às 17:30h

A inscrição deve ser feita até ao dia  23 de março, quarta-feira, até às 17:30h.  

O público-alvo deste concurso é constituído por jovens dos 15 aos 19 anos.

A inscrição no concurso é obrigatória através do preenchimento do formulário disponível em https://forms.gle/awkktAYwtbMeQUYT8

 

Consulta aqui o regulamento

 

Mobilidade ERASMUS MEUS – Migration on EUropean Stages – ÅS – Noruega - 1 a 7 de maio de 2022!!!

A comitiva portuguesa fez-se representar pelas professoras Teresa Clara Soares e Teresa Margarida Brandão e pelos alunos Maria Caires Ferreira, Mafalda Costa e Silva, Samuel Fontoura Pinto e Tiago Almeida Salgado, todos membros de grupos de teatro ou encenadores e guionistas.
A emigração e imigração fazem, hoje em dia, parte do cenário europeu e mundial e trazer estas dinâmicas ao público é um profundo desafio, visto ser um tópico sensível e atual.
 

ERASMUS - AESL voa rumo a outro continente

TEATRO em terras do nosso passado («Migration on EUropean Stages»)

O programa «Erasmus» é, já, uma marca incontestável no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite e mais inolvidável se tornou com a sua ligação ao mundo do teatro e da migração, através da iniciativa «Migration on EUropean Stages» (MEUS). Este programa conta com a parceria entre cinco países do mais velho continente do mundo (Portugal, Áustria, Noruega, Espanha e a Ilha da Reunião, em França). Para além destes factos, outra característica assinalou este programa – a primeira mobilidade decorreu numa ilha que, embora francesa, tem a sua localização no continente africano, em pleno Oceano Índico.

A comitiva da Serafim Leite era composta por duas docentes, Dina Sarabando e Lurdes Gual, e quatro alunos, do 11.º e 12.º anos (Duarte Pinho, Leonor Silva, Mafalda Pinheiro e Maria Eduarda Oliveira), os quais revelam, em comum, o seu interesse e afincado gosto pelo teatro.

Esta mobilidade, que se estendeu de 26 de março a 3 de abril, contou com uma panóplia de iniciativas que, por um lado, enriqueceu o horizonte dos alunos envolvidos no que respeita ao mundo da representação, através da realização de workshops teatrais que contribuíram para o desenvolvimento de técnicas adjacentes a esta área e para o conhecimento dos termos «engagismo» e «exogamia». Por outro lado, permitiu a apreciação e a análise de circunstâncias históricas relacionadas com a migração na ilha, uma vez que esta se associa a um fenómeno designado de «melting pot», tendo nós assistido a uma miscelânea cultural que engrandece, sem dúvida, este cantinho paradisíaco do outro lado do mundo. Os vulcões, as tartarugas, as praias, o calor tropical, o crioulo são outras marcas que associamos, de forma imediata, a esta localidade francesa.

Historicamente, foi entusiasmante a descoberta, em algumas famílias que acolheram os nossos alunos, da sua ligação a Portugal. E soube tão bem ouvir a nossa língua em terras longínquas por onde, em séculos idos, passaram os nossos marinheiros lusitanos. Há quem diga que este é um local muito próximo, geograficamente, daquele em que o nosso grande Camões imaginou a sua Ilha dos Amores» n´«Os Lusíadas». Aqui aportaram navegadores como Pedro de Mascarenhas e Vasco da Gama, nas suas viagens por terras do oriente, sempre que pretendiam abastecer as naus, galeões ou caravelas.

Na verdade, foi uma experiência que ficará, para sempre, na memória de todos aqueles que fizeram parte desta mobilidade e viemos, com certeza, com uma mão cheia de histórias para contar. Teatro, convívio, migração, cultura, navegação e conhecimento são palavras que passaram a fazer, definitivamente, parte da enciclopédia do AESL, agora, muito mais recheada.

A viagem foi ainda enriquecida com uma pequena digressão pela cidade do amor, Paris, tendo como companheira a gigantesca Torre Eiffel. Agora, será a vez de recebermos, na terra do Labor e no AESL, os nossos parceiros europeus, entre os dias 18 e 23 de abril.

Dina Sarabando e Lurdes Gual

 

IMG 5243

WhatsApp Image 2022 04 06 at 23.04.00

IMG 20220406 WA0292

Migration on EUropean Stages

Concurso – SELEÇÃO DE PARTICIPANTES

 

Mobilidade a decorrer na Áustria, de 22 a 26 de novembro de 2021.

A inscrição deve ser feita até ao dia 12 de outubro, terça-feira, até às 17:30h.

O público-alvo deste concurso é constituído por jovens dos 15 aos 19 anos.

A inscrição no concurso é obrigatória através do preenchimento do formulário disponível em https://forms.gle/R7wyNHoAsiRvPNyg9

Consulta o regulamento aqui

erasmus

 Erasmus

 
 Ver menu principal 
Deco1

Assembleia Municipal Jovem

 
 Ver mais informação [aqui]
ami

Escola Amiga dos Direitos Humanos

 
 Ver mais informação [aqui]
parlamento

 Parlamento dos jovens

 
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. Este projeto parlamentar pretende, grosso modo, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo.
O programa desenvolve-se em três fases – escolar, distrital e nacional -, abarcando diversas etapas que pretendem, no fundo, espelhar o trabalho dos deputados representativos de todas as faces políticas em nome da nação – PORTUGAL.
CE

 Clube Europeu

 
O Clube Europeu AESL e a Europa é um clube dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação. Tem a finalidade de contribuir para a formação de jovens estudantes conscientes dos seus direitos e deveres, dispostos a intervir direta e indiretamente no projeto da construção europeia, à luz dos Direitos Humanos e dos valores da Democracia.
eco2

 Eco-Escolas

 
O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental e que é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Mais informações sobre o nosso projeto [aqui]

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite
Rua Manuel Luís da Costa
3700-179 São João da Madeira

        

Escola Básica de Fundo de Vila
Rua Dr. José Cerqueira Vasconcelos
3700-120 São joão da Madeira

        

Escola Básica do Parque
Rua Maestro Rui Ferrão
3700-282 São João da Madeira