Dia Internacional das Pessoas com Deficiência no AESL
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi, mais uma vez, assinalado no nosso Agrupamento, na semana de 4 a 7 de dezembro, com atividades de sensibilização.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi, mais uma vez, assinalado no nosso Agrupamento, na semana de 4 a 7 de dezembro, com atividades de sensibilização.
Hoje em dia, vivemos num mundo inundado por impulsos de consumo revestidos de multiformatos que se refletem vivamente nas nossas ações e na educação das nossas crianças.
Os alunos do 4.ºA, da Escola Básica do Parque, foram desafiados a escrever ao Pai Natal. Esta foi mais uma atividade que pretendeu incentivar a expressão escrita e a criatividade das crianças, beneficiando, também, o estímulo que o espírito natalício proporciona e que ajuda a manter o sonho de Natal bem vivo.
No dia onze de dezembro de 2023, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite assinalou o "Dia Internacional dos Direitos Humanos". As atividades foram dinamizadas pelo docente Rui Queirós e os seus alunos, da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, em parceria com o grupo Ubuntu e a responsável pela Escola Amiga dos Direitos Humanos (EADH), professora Cláudia Proença.
É uma turma composta por 5 alunos de países diferentes, da Suíça, da Síria e do Afeganistão.
Comemoração do Dia Mundial de Combate
ao
Bullying
BULLYING? Porquê?
Um flagelo transversal na atualidade, SEM SENTIDO!!!!!
12.º C
No passado dia 3 de novembro, o AESL organizou a entrega dos diplomas para todos os alunos do 12.° ano, do ano letivo 2022/2023.
As professoras organizadoras do evento, Sónia Araújo e Celeste Cerqueira, pediram a colaboração das suas turmas de Artes e de Audiovisuais para tornarem este evento possível.
Nos dias 9 e 10 de novembro, as salas do jardim de infância da Escola Básica de Fundo de Vila promoveram uma dinâmica deliciosa, a “Feira Outonal”.
Adultos e crianças puseram mãos na massa e confecionaram algumas iguarias, como compotas, geleias e marmelada.
O evento contou com uma expressiva participação dos Pais/Encarregados de Educação, que tornaram a bancada mais diversificada, colorida e rica.
Existem milhares de pessoas que manipulam imagens e mensagens que, posteriormente, são partilhadas pelos Media, através de revistas ou sites, o que constitui um grande problema para, especialmente, figuras públicas, podendo arruinar vidas e carreiras.
Se eu tivesse um lápis mágico, eu desenhava um mundo onde as pessoas se amassem, um mundo onde não houvesse violência, racismo e guerra, um mundo onde só existisse amor.
Desenhava os melhores pais para as crianças abandonadas e um planeta melhor. Construía hospitais para as pessoas doentes. Dava acesso a água potável para todos os países do Mundo e ajudaria o planeta a respirar melhor.
Um mundo onde os meninos pudessem exprimir a sua opinião, onde pudessem ir à escola, um mundo onde os direitos de todas as crianças fossem respeitados.
Seria, certamente, um mundo feliz!
Lorena Silva Lopes(3.º B)_EB do Parque
No dia 5 de dezembro, os alunos das turmas do 4.º ano, da Escola Básica do Parque, e os do 4.º A, da Escola Básica de Fundo de Vila, foram à Biblioteca Municipal participar na Hora do Conto em Mandarim.
Introdução
As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de estufa natural, os fenómenos climáticos extremos como as secas, as inundações e os incêndios, assim como o degelo das calotas polares e a migração forçada de seres humanos são alguns dos acontecimentos com um impacto devastador nos ecossistemas e na própria sociedade.
Portugal, assim como qualquer outro país, tem tido desafios advindos das alterações climáticas, estando o país, a título exemplificativo, exposto ao aumento do nível médio das águas do mar, à desigualdade na responsabilidade de emissão de gases entre o litoral e o interior, além de que a agricultura, a segurança alimentar e os recursos hídricos são áreas bastante afetadas.
No caso de São João da Madeira, a nossa cidade poderá sofrer alterações ao nível da temperatura e da pluviosidade, que afetarão, por seu lado, a fauna e a flora. Tais situações, na nossa opinião, poderão ser minimizadas se forem desenvolvidos planos que incluam adaptações às condições ambientais adversas, como o design de infraestruturas resistentes, o incentivo à utilização de energias renováveis, uma melhor eficiência energética nos edifícios, bem como uma melhor gestão de alguns recursos como a água, a preservação das zonas verdes e uma maior consciencialização, por parte da população, para a alteração efetiva dos seus hábitos.
São João da Madeira é uma cidade preocupada com esta problemática, daí a existência de três grandes parques na cidade, de ciclovias e de um sistema de transportes urbanos coletivos (TUS) gratuito para todos os utilizadores. Além disso, procede-se, igualmente, à recolha seletiva de biorresíduos, à redução da deposição de resíduos em aterros e ao aumento da recolha seletiva e da reciclagem. Podemos, ainda, aplaudir a ação camarária no que respeita à distribuição de garrafas reutilizáveis, por todos os alunos das escolas públicas e privadas do concelho, e o combate à poluição dos odores e são estas preocupações que têm gerado projetos e medidas capazes de colmatar alguns dos problemas ambientais.
Os agrupamentos do concelho, nomeadamente o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, têm desenvolvido atividades no sentido de alertar a comunidade escolar e a população em geral para a assunção de uma atitude reflexiva e crítica face a esta calamidade.
Neste sentido, no dia vinte e um de novembro, o AESL promoveu uma «Caminhada pelo Clima» com início na escola sede até ao Jardim Municipal, que contou com a participação de todos os alunos de todos os níveis de ensino, professores, auxiliares de ação educativa e membros da Câmara Municipal de São João da Madeira. Esta caminhada teve como objetivo sensibilizar a população, sobretudo através dos cartazes da autoria de cada turma, acerca da problemática ambiental e da necessidade da mudança de hábitos. Os alunos revelaram muito sentido de responsabilidade, união, cooperação e envolvimento numa caminhada que faz todo o sentido, uma vez que é o seu futuro e o do planeta Terra que correm um sério risco de vida.