• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Editorial 2024’2025

    Editorial...

      «Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.»Antoine de Saint-Exupery É com um vasto entusiasmo recheado de determinação que damos início a mais um ano letivo, no nosso Agrupamento! Um...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Visita de estudo ao Porto – Ida ao Teatro (9.ºA)

    Visita de...

    No dia 5 de março, as turmas do 9.º ano realizaram uma visita de estudo ao Porto. Na parte da manhã, fomos a Serralves, um museu. Na minha opinião, os...

1.º CEB...

  • Ações ao longo do ano letivo: 1.ºA e 1.ºB da Escola Básica do Parque

    Ações ao longo...

    As turmas A e B do primeiro ano, da Escola do Parque, ao longo deste ano letivo, desenvolveram o projeto “Eu e os Outros”, participando e realizando diversas atividades, com o intuito de reconhecerem e valorizarem as diferenças que existem entre as...

SEC...

  • Erasmus+ Estágios: Uma Experiência Transformadora para Alunos do Ensino Profissional

    Erasmus+...

    No passado dia 3 de julho, concluíram-se as mobilidades do projeto Erasmus+, no setor do Ensino e Formação Profissional (n.º...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • Erasmus+ Mobilidade de Adultos: um projeto para todos

    Erasmus+...

    Entre os dias 13 e 20 de abril de 2024, no âmbito do projeto Erasmus+ Mobilidade de Adultos, deslocou-se à Suécia um grupo de três docentes e sete...

 

«Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.»
Antoine de Saint-Exupery

É com um vasto entusiasmo recheado de determinação que damos início a mais um ano letivo, no nosso Agrupamento! Um novo ciclo tem, agora, início, repleto de mudanças e de oportunidades para aprender, ensinar, crescer, conhecer e sonhar. 
Após o merecido descanso e lazer, é chegada a hora de abraçarmos, em conjunto, novos desafios, almejando, igualmente novas conquistas. Neste ano letivo, o nosso compromisso continua a ser o de proporcionar, a todos e todas, como é apanágio do AESL, um ambiente acolhedor, inclusivo, inovador e coeso, no qual cada um, à sua maneira, se sinta bem e trabalhe em prol das suas missões e ambições, explorando o que cada um tem para oferecer aos outros e a si mesmo.
Nunca se esqueçam de que cada um de vós faz parte dessa jornada, na Casa Serafim Leite, e que, juntos, poderemos construir um mundo, intra e extramuros, cada vez melhor.
Inspiremo-nos mutuamente, respeitemos as diferenças, cultivemos os mais profícuos valores e aprendamos em conjunto! Só assim tudo valerá a pena!

A equipa do «Agora Nós» deseja, assim, a todos, um excelente ano letivo! Que este seja, mais uma vez, um período de crescimento pessoal, académico e profissional! Por isso, transformemos este novo ano letivo em mais um fantástico capítulo das nossas vidas e do nosso Agrupamento!

A nossa porta estará, sempre, aberta para vos receber, na rua Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.! Estão à espera de quê? Encham-nos de novidades!

Um bem-haja a todos e a todas! ♥

Dina Sarabando & Miguel Andrade

Visita de estudo (12.º anos)

Nos dias 16 e 17 de maio, as turmas A e B, do 12-º ano, dos Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias e de Artes Visuais, realizaram uma visita de estudo a Lisboa, no âmbito das disciplinas de Português, Inglês e Desenho, tendo os 42 alunos envolvidos sido acompanhados pelas respetivas docentes (Dina Sarabando, Teresa Sousa e Celeste Cerqueira).
O dia começou bem cedo, às 6h da manhã (ou antes, para ser sincera), junto dos portões de entrada do AESL. Depois de uma longa jornada, rumo à capital, cuja chegada teve lugar por volta das 10h, os alunos caminharam em direção, numa primeira instância, ao Lisboa Story Center, situado no Terreiro do Paço, um local imensamente histórico, onde imergimos na cultura portuguesa. Aqui, todos tivemos a oportunidade, de uma ponta a outra, de viajar no tempo, através de cenários distintos, pela História de Lisboa, apreciada ao longo do estudo das obras lusitanas, do 10.º ao 12.º anos, assim como através de ferramentas virtuais e de experiências sensoriais, contactando, in loco, com evidências dos principais eventos da memória da cidade, no espaço delimitado pela Baixa Pombalina e pelo Terreiro do Paço, explorando mitos e realidades desta cidade milenar, de uma forma interativa, respeitando, sempre, a verdade histórica.

Revolução de Abril no "Parlamento dos Jovens":

Vozes do Futuro Sobre a Democracia em Portugal

 

 

 

Opinião, trabalho, igualdade, desafio e fraternidade – palavras que, no entender dos jovens deputados, definem a experiência do “Parlamento de Jovens”. Assim, ao longo de dois dias intensos, a Sessão Nacional despertou em todos os jovens a vontade de darem o melhor de si, neste desafio democrático.

Esta reportagem, da autoria de Lara Oliveira, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, é o reflexo de uma jornada de um ano só possível graças a um esforço contínuo e dedicado, presente em cada escola. O AESL não foi, definitivamente, exceção… 

Apreciem este momento jornalístico e sintam a Democracia no espírito dos jovens deputados e repórteres, a geração do nosso futuro! 

 

“A educação inclusiva e democrática é o pilar de uma sociedade justa e equitativa." - Eva Brás Pinho

Os alunos do AESL, dos 10.º anos, do Ensino Regular, empreenderam, no dia 3 de maio, no âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de Português, em que não faltaram conhecimentos de História e de Arte, uma viagem que os fez navegar rumo ao passado dos nossos antigos marinheiros, remontando ao período dos Descobertas e da pesca do bacalhau, sentindo bem vivas as experiências protagonizadas pelos portugueses ousados que tanto enriqueceram não só a pátria como todo o mundo. 
Assim, ao longo do dia da visita, que começou bem cedo, às portas da escola sede, os 40 e tal alunos e as professoras envolvidas usufruíram do visionamento, no Auditório de Santa Joana Princesa, da versão moderna da «Farsa de Inês Pereira», da autoria de Mestre Gil, levada a palco pela companhia teatral «Actus», que os discentes consideraram surpreendente e que tanto os cativou. No final da representação, ao contrário do que sucedeu em visitas anteriores, não houve tempo para a colocação de questões aos atores, porque nos esperava uma viagem marítima e a caravela não esperaria por nós.  
Os alunos puderam, de seguida, regozijar-se, envergando o espírito de jovens ou velhos marinheiros, com a visita guiada pela única réplica, em território nacional, de uma caravela quinhentista, a «Vera Cruz», durante a qual tantos segredos e curiosidades nos foram revelados sobre a vida a bordo, nos séculos idos.
 

Este trabalho pretende descrever os alunos da turma do 11.ºD, comparando-os com componentes de computador, de acordo com a área de estudo que frequentam. Assim:

  • Teclado Mecânico (Os que são mais barulhentos) - Diogo e Manuel
  • Rato (Dirige sempre os planos) – Hugo
  • Tapete (Deixa-se ser manipulado facilmente) - Lourenço
  • Câmara (Atento a tudo, menos à aula) - Afonso
  • Microfone (O que está sempre a falar) - Nuno
  • Ecrã (Toda a gente repara nele pelo seu tamanho) - Zé Pedro
  • CPU (O cérebro da turma) - André
  • Disquete (O que “trava” mais) - Edgar
  • RAM (Ao desligar, esquecem-se de tudo) - Leandro e Júlio
  • Disco (O que guarda sempre tudo) - Marcelo
  • Fonte (O que “fornece” energia positiva à turma) - Leonardo
  • Pasta térmica (Fica esquecido, mas é importante) - Ândria e Alexandra
  • Placa Gráfica (O componente mais vistoso) - Rodrigo
  • Pen Drive (Aparece “de vez em quando”)Vítor

Trabalho Realizado por: Hugo, Marcelo, André, Afonso, Zé Pedro e Rodrigo

David
Um ser tão socialmente distante,
No seu mundo tudo é elegante.
Pode nem tudo assim ser,
Mas, por ser tímido, nada vai dizer.
Diogo Costa Santos
Apesar de sempre estar quieto,
Está sempre de olho aberto
E, mesmo estando zangado,
Nunca se deixa ser enganado.

No ano letivo em que abraçaram, pela primeira vez, o Ensino Secundário, os alunos do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos partiram em busca de novos horizontes que permitisse o aprofundamento das suas aprendizagens.
Por essa razão, realizaram uma visita de estudo ao CEI – uma empresa, localizada em S. João da Madeira, de Equipamentos Industriais, no âmbito do Turismo Industrial do município. A mesma teve lugar a doze de dezembro e foi orientada pelos professores Filipe Pereira, Diretor de Curso e docente da disciplina de Programação de Sistemas Informáticos, e Clara Gusmão, docente de Sistemas Operativos.
É assim que, passo a passo, a turma vai mergulhando nos meandros do seu curso que os conduzirá ao mundo profissional que pretendem abraçar no seu futuro.

Através de textos e dos livros, consegui receber diferentes tipos de conselhos e diferentes formas de pensar em diversos momentos, alguns até bastante difíceis como, por exemplo, nas obras “Ulisses” e “Pedro Alecrim.

Ler aumenta, também, a nossa capacidade de imaginar. Através da leitura, pude viajar pelos mares da Grécia, imaginei-me em campos agrícolas, soltei teias e subi prédios na banda desenhada do Homem Aranha.

Através da leitura, consegui melhorar a minha dicção, aprendi novas palavras e a exprimir-me melhor. É por todas estas razões que devemos ler.

Nayo Oliveira

 

DARVOZ6D

Uma Fábula...

Os trabalhos apresentados foram realizados no âmbito do Projeto DAC - «Ilustração de fábulas» - e envolveram as disciplinas de Português, Educação Visual e Tecnológica.

Os alunos ilustraram, nas disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica, algumas fábulas estudadas na disciplina de Português. No final do ano letivo, os trabalhos foram expostos no polivalente da escola. Todos os alunos envolveram-se na realização da atividade com muito entusiasmo!

Fototurma5C

 

As turmas A e B do primeiro ano, da Escola do Parque, ao longo deste ano letivo, desenvolveram o projeto “Eu e os Outros”, participando e realizando diversas atividades, com o intuito de reconhecerem e valorizarem as diferenças que existem entre as pessoas.

Bem sabemos  que, se as crianças forem incentivadas, logo nesta faixa etária, para estes valores, se tornarão mais sensíveis, o que é fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva e harmoniosa.

Salientamos, nesse sentido, a participação dos nossos alunos nas atividades “Leitura com sentidos”, na Biblioteca Municipal;  “À descoberta da CERCI”, em que recebemos, na nossa escola, dois utentes desta instituição; participação na peça de teatro “Um coração do tamanho do mundo”; e realização de atividades em que os alunos experimentaram a condição de pessoa invisual.

Primeiros Passos

Após a concretização dos trâmites iniciais subjacentes a este programa nacional, lançado pela Assembleia da República, que contou com a respetiva divulgação no Agrupamento, com a constituição da Comissão Eleitoral Escolar (na qual se destacou a deputada Beatriz Barbosa, do 11.ºA), com a inscrição das listas candidatas e a entrega do programa eleitoral, chegava o dia 10 de janeiro que assinalava mais uma das etapas do «Parlamento dos Jovens», um projeto já tão querido no Agrupamento e que, mais uma vez, permitiu que os nossos jovens deputados alcançassem meritórios prémios e o reconhecimento pessoal e da instituição que representam, ao nível nacional e, em breve, à escala europeia, através do projeto «Euroscola».

Apresentação das listas candidatas

Este ano, este programa foi coordenado, internamente, pelas professoras Dina Sarabando e Elsa Martins. Assim, no referido dia, após a interrupção natalícia, tiveram lugar, no Centro Multidisciplinar Interativo, as sessões de apresentação das listas candidatas e dos respetivos Projetos de Recomendação, ao encontro do tema «Viver ABRIL na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa», em ambos os ciclos de estudo.

Em primeiro lugar, foi dada a palavra aos representantes do Ensino Básico (10 listas) e, posteriormente, aos do Ensino Secundário (5 listas), na senda da mesma temática, os quais foram desvendando, em plena assembleia, as suas medidas de intervenção e a respetiva fundamentação, tendo por base as necessidades sentidas no mundo da Educação, isto é, o seu próprio mundo. Esta não é, como o revelaram, uma tarefa fácil, mas os alunos da Serafim sabem elevar a sua voz, mostrar as suas preocupações e lutar por uma Escola melhor. Por isso, mais uma vez, os ilustres deputados, miúdos e graúdos, mostraram que, devido ao seu caráter interventivo, estariam à altura do desafio.

A Assembleia Municipal Jovem é um jovem projeto, mas que conta, já, com seis edições. Esta é, sem dúvida, uma iniciativa pioneira no concelho que, todos os anos, tem sabido receber, ao encontro das temáticas, as ideias das crianças e dos jovens das escolas sanjoanenses,do 4.º ao 12.º anos de escolaridade, com vista à promoção do seu papel cívico e à intervenção social, procurando desenvolver, deste modo, igualmente, o gosto pela (participação) política.

Assim, após o cumprimento de todas as etapas, ao nível interno, e das três sessões efetuadas, ao longo do ano letivo, todos os envolvidos, deputados e coordenadores, usufruíram, mais uma vez, de uma viagem de dois dias com destino a Lisboa, Peniche e Leiria, a qual decorreu nos dias 04 e 05 de julho, contando, igualmente, com a presença de elementos representativos da Câmara e da Assembleia Municipais.

* 1.º dia

O dia começou bem cedo com os corações a fervilharem de entusiasmo, sobretudo, os daqueles que, pela primeira vez, empreendiam esta façanha. A comitiva do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite era constituída pelos seguintes elementos: Dinis Pinho (4.º A da EB do Parque), Gabriel Ribeiro (4.ºB da EB de Fundo de Vila), Benedita Pereira (5.º B), Daniela Castro (5.º A), Mariana Santos (6.º B), Dinis Costa (9.ºB), Leonor Silva (7.ºC), Rúben Marques (11.ºC), Cláudio Silva (12.ºB) e as professoras Dina Sarabando e Ângela Resende.

Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL