PAZ - 11º C
Desafio - “ Para mim a matemática é ….”
Receção da bandeira de Escola Amiga dos Direitos Humanos
Dia do Diploma - 2018
Dia do Diploma - 2018
16 de outubro de 2018 - Dia Mundial da Alimentação
Hastear da Bandeira Verde - 2018 - EBSSL
Hastear da Bandeira Verde - EB Fundo de Vila
Hastear da Bandeira Verde - EB do Parque

A campanha eleitoral para o Parlamento dos Jovens está a começar e tudo é motivo para captar o voto dos eleitores. Afinal, a votação é já no dia 21! Até lá, há que demonstrar que cada programa eleitoral e o dinamismo de cada lista é bem melhor do que os das outras listas.
Consulta, aqui, os projetos publicitários de cada uma das listas! A partir daí, a opção é tua, mas vota com consciência! (Clica em "Continuar. As apresentações irão sendo atualizadas, à medida que nos forem chegando mais materiais.)

Realizou-se, no passado dia 9 de janeiro, no Auditório do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, uma palestra dinamizada e organizada pelo clube europeu "AESL e a Europa" e pela Biblioteca escolar, sobre o tema “O impacto das Eleições Europeias de 2019 na tua vida”. O público-alvo desta sessão foram os alunos do 12.º ano de escolaridade, muitos deles já com 18 anos de idade, que exercerão, pela primeira vez, o seu direito de voto nas próximas eleições europeias de 26 de maio.

Nos dias 8 e 9 de janeiro decorreu mais uma Maratona de Cartas na nossa escola.
Esta iniciativa, dinamizada anualmente pela Amnistia Internacional, tem como objetivo a recolha de assinaturas para defender casos de violação dos Direitos Humanos.

Este ano defendemos casos do Brasil, Venezuela; África do Sul, Irão e Ucrânia, tendo sido recolhidas mais 6000 assinaturas.
Os alunos mostraram-se muito empenhados e colaborativos na defesa ativa dos direitos humanos.

Cláudia Proença (EADH)

Mais um ano e um novo desafio que, desta vez, procura soluções para um dilema que nos afeta a todos, as fatídicas alterações climáticas. São 130 os alunos que decidiram, na atual edição, do 6.º ao 12.º anos, dar resposta a este repto. Como é já do conhecimento geral, os temas a serem debatidos, de forma específica, são: «Salvar os Oceanos» (Ensino Básico) e «Reverter o Aquecimento Global» (Ensino Secundário).

Tem estado a decorrer, desde  dezembro, uma campanha de recolha de mantimentos para animais abandonados ou perdidos, promovida pela Ani-São João e o Rotaract. Na nossa Escola já foi feita a primeira recolha de produtos, cujo resultado pode ser observado na foto anexa. A todos os que já contribuíram, a organização apresenta o seu sincero agradecimento. A campanha continua até final de janeiro.

No decorrer do 1.º período, os alunos da Serafim Leite empreenderam os primeiros passos rumo à Assembleia Municipal Jovem, almejando tomar um lugar neste consílio cuja missão caminha, mais uma vez, no sentido de se promover e assegurar um futuro mais risonho para os jovens sanjoanenses e para todos aqueles que optam pela cidade do Labor para viver o seu dia a dia.

Como já vem sendo habitual, numa iniciativa conjunta entre a Biblioteca Municipal/Escolar e o grupo de Português do nosso Agrupamento, contando com a preciosa ajuda dos docentes do 1.º ciclo, o nosso Agrupamento aderiu, mais uma vez, ao “Concurso Nacional de Leitura”, uma das inúmeras iniciativas do “Plano Nacional de Leitura” (PNL).

"Os alunos da turma C do 11º ano, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, escolheram a palavra “Paz” para comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Consideraram pertinente a escolha desta palavra, pois a Paz é fundamental para que todos os outros direitos possam ser consagrados e respeitados. Apenas um ambiente pacífico pode possibilitar ao ser humano um desenvolvimento integral e são."

Cátia Freitas

Os alunos da Escola do Parque que frequentam o ATL, no programa da Junta de Freguesia "miúdos e graúdos ", vieram fazer-nos uma visita esta tarde. Cantamos, dançamos, lancharam e ofereceram-nos uma bonita prenda feita por eles...uma caixa e, dentro dela, uma grande cartolina verde enrolada, que ,depois de desenrolada,era um quadro com várias colagens alusivas ao Natal. Também cantaram uma canção de Natal para nós. Agradeceram muito a nossa receção e desejaram-nos Feliz Natal. Ainda cantamos os Parabéns ao Rodrigo, que fazia anos hoje. Foi bonito. Venham sempre que quiserem.

Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira

Na tarde do dia 14 de dezembro, último dia de aulas do 1º período letivo 2018/2019, um grupo de "motards Pais Natal", "invadiu", cheio de espírito natalício, a Escola do Parque, carregados de prendas, fizeram a distribuição das mesmas, por todas as crianças.
Foi uma alegria!
Agradecemos á Associação de Pais a feliz iniciativa.
Bom Natal para todos!

Foram tantas as solicitações, que o Pai Natal não resistiu, juntou um grupo de amigos e, no passado dia 12, visitou a EB Fundo de Vila, surpreendendo todas as crianças com uns trenós muito radicais. Tal como no ano passado, o Pai Natal não desiludiu e veio carregado de prendas e docinhos. Foi um momento de grande alegria e euforia para todos os alunos.


A AP da EB Fundo de Vila

Sebastião Teixeira (9ºB)

No dia 5 de dezembro de 2018 ás17:30, foi realizada uma reunião da Eco-Escolas, dirigida pela professora Cristina Tavares.
O tema deste ano é a floresta e o mar. No ano passado o tema era apenas a floresta, mas foi acrescentado o mar, para nos lembrarmos que os oceanos também fazem parte do nosso planeta.