Parlamento dos Jovens - Representantes do Ensino Básico
Parlamento dos Jovens - Representantes do Ensino Secundário
Participantes no Concurso Nacional de Leitura.
EB de Fundo de Vila - Semana dos afetos
Oficina de Ilustração na Escola do Parque
Halloween na Escola do Parque
«ESCOLA AMIGA DOS DIREITOS HUMANOS» - Hastear da bandeira.
Projeto eTwinning “Vincent Malloy vs Vincent Price" recebe Selo de Qualidade Nacional
Erasmus+-ICT, Alcoy, Valência
Aluno vence concurso, com Prova de Aptidão Profissional

Na passada sexta-feira, dia 7, estivemos na Biblioteca Municipal para receber os prémios da Poesia na Corda na vertente de poemas pequeninos e jovens. Assim foi com muito orgulho que vimos a Filipa, aluna atual, e a Júlia, antiga aluna de Fundo de Vila a serem premiadas.
Parabéns lindas!
Estamos muito orgulhosos de vós!

Pelo nono ano consecutivo, a Escola Básica de Fundo de Vila se uniu na preparação e execução das Fundanças, abrindo as portas para mostrar o que os nossos alunos sabem fazer bem. Neste âmbito fomos visitados por nove turmas/grupos das mais variadas escolas de São João da Madeira.

Hoje a EB do Parque voltou a colocar em ação o seu projeto “Parque Sim”.
O dia esteve repleto de vários ateliês, pelos quais os alunos foram circulando e participando, com muito empenho e animação.

Pelo segundo ano consecutivo, os alunos de Português e Jornalismo da Universidade Sénior/Rotary de S. João da Madeira foram convidados pela Escola Dr. Serafim Leite, desta cidade, a participar na atividade “Leituras Partilhadas ” com os alunos do 10º, 11º e 12º ano, daquela Escola. A iniciativa integrava-se na 11ª Edição da Semana da Leitura.

No âmbito da participação da nossa Escola no projeto nacional «Parlamento dos Jovens», do Ensino Secundário, os promissores deputados Manuel Alberto Barrios (12.º A), Luís Ricardo Neves (12.º A) e Inês Gonçalves da Silva (12.º B) estiveram, mais uma vez, em nome da Serafim Leite, presentes na Sessão Distrital de Aveiro, que decorreu, para nosso manifesto orgulho, na Torre da Oliva, ao longo do dia 14 de março, em S. João da Madeira.

Um dia antes da exímia prestação dos Deputados da Serafim Leite, do Ensino Secundário, em S. João da Madeira, teve lugar a Sessão Distrital do Ensino Básico, no dia 13 de março, no Centro de Congressos de Aveiro, em plena Veneza de Portugal, que acolheu 32 escolas (96 deputados).
Os Deputados Diogo Cruz (1.º efetivo, 9.º A), Joana Martins (2.ª efetiva, 8.º B) e Júlia da Costa (suplente, 8.º A) apresentaram-se na assembleia com o intuito de debaterem o tema eleito para esta edição, “Os Jovens e a Constituição: Tens uma palavra a dizer!”, representando, empenhada e seriamente, a Serafim Leite. Bastante otimistas, os nossos Deputados posicionaram-se no local específico para a Serafim.

Dois grupos de alunos de vários Cursos Profissionais da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite encontram-se, desde a passada semana, a realizar a sua Formação em Contexto de Trabalho, em empresas estrangeiras, neste caso na Inglaterra e na Alemanha. Estes estágios duram um mês e integram-se no programa “Erasmus+-Profissionais para a Europa”. Nestes dois grupos estão inseridos alunos dos Cursos Profissionais Técnicos de Audiovisuais, Eletrónica, Automação e Comando, Mecatrónica, Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Equipamentos Informáticos, Comunicação / Relações Públicas / Marketing e Publicidade.

O principal objetivo é o de estabelecer contacto com o setor empresarial e realizar visitas técnicas, de forma a retroalimentar os conhecimentos com as práticas e as novas tecnologias utilizadas na indústria de outros países.

As turmas do 1º e 2ºanos da EB do Parque foram presenteadas pelo colorido das formas e das imagens apresentadas pelo ilustrador convidado Rui Castro. 

De uma forma muito cativante, o ilustrador apresentou o seu método de trabalho, projetando imagens e mostrando originais de alguns dos seus trabalhos de ilustração.

Houve ainda tempo para os alunos satisfazerem a sua curiosidade, colocando ao autor algumas questões/dúvidas.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite dedicou os dias 2 e 3 de março a um conjunto de atividades a que foi dada a designação de “Dias Abertos”. O objetivo principal desta realização foi o de proporcionar aos alunos novas formas de aprendizagem, contactando com múltiplas realidades pedagógicas, muitas vezes, diferentes daquelas com que contactam dia a dia.

(Em "continuar", poderá ler o resto da reportagem e aceder a quatro álbuns fotográficos.)