Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite
Carnaval 2019
Receção da bandeira de Escola Amiga dos Direitos Humanos
Dia do Diploma - 2018
Dia do Diploma - 2018
16 de outubro de 2018 - Dia Mundial da Alimentação
Hastear da Bandeira Verde - 2018 - EBSSL
Hastear da Bandeira Verde - EB Fundo de Vila
Hastear da Bandeira Verde - EB do Parque

A EB do Parque recebe mais um prémio! Desta vez com um texto para o livro Histórias da Ajudaris.
A turma do terceiro B, titulada pela professora Marisela Oliveira, dinamizou este trabalho no âmbito do tema do Agrupamento Drº Serafim Leite - a água elaborando o texto selecionado "A água que passa pelo rio" que será publicado no fantástico livro acima referido.
Parabéns a todos!

Maria de Lurdes Gual

Terminado mais um longo, árduo mas gratificante ano de trabalho, apraz-me, na qualidade de coordenadora do Grupo de Teatro “Serafins”, enaltecer a prestação do elenco e de toda a equipa que com ele colaborou sempre com os olhos postos na apresentação final do projeto, a peça “Os P’s da Vida”, que representou o Agrupamento no XIII Festival de Teatro de S. João da Madeira. Neste sentido, destaco a colaboração das professoras Manuela Pinto e Teresa Margarida, como assistentes de palco, dos professores Sónia Araújo, Celeste Cerqueira e Marco Vasconcelos na cenografia, do professor Pedro Gual no som e imagem e da Filipa Gual, ex-aluna da escola e elemento do elenco, nas coreografias.

No passado dia 15 de junho, realizou-se o VI Meeting Jovem de Cantanhede, no Complexo Desportivo de Febres, em Cantanhede, que contou com a presença da seleção de Aveiro de infantis. Do coletivo aveirense faziam parte dois atletas do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite: Francisco Alves, que se sagrou campeão nos 60m barreiras, com a marca 9,72, mas com o vento a +2.8, o que não permite bater o record distrital (9,76), e Kevin que alcançou a terceira posição do pódio, no salto em altura, com a marca de 1,40.

No dia catorze de junho, no âmbito do projeto Eco_Escolas, docentes e alunos de diferentes anos de escolaridade, estiveram envolvidos numa ação de limpeza da Praia do Torrão do Lameiro. Esta atividade teve o acompanhamento do Dr. Paulo Silva, técnico do Serviço de Resíduos e Gestão Ambiente da Câmara de Ovar, que começou por sensibilizar o grupo para a necessidade de se preservar os oceanos e diminuir o impacto Humano neste ecossistema, integrando-se, assim, esta ação na Atividade de Educação Ambiental (AEA) – Salva a Tua Praia.

Os alunos da turma C do 8º ano, com ajuda da professora de Ciências Naturais, Graça Rodrigues, da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, dinamizaram uma atividade chamada “Reciclagem Colorida”.
Esta atividade estava enquadrada no projeto Eco_Escolas, cuja ideia principal consistia na decoração de “recipientes” amarelos. O objetivo deste trabalho era promover a reciclagem do plástico e incentivar as pessoas a fazê-lo.

Os alunos dos Cursos Científico-Humanísticos de Artes Visuais e de Economia (11.º B), do nosso estabelecimento de ensino, aquando do estudo das obras, nas aulas de Português, de dois ícones da Literatura Portuguesa, “Amor de Perdição” (Camilo Castelo Branco) e “Os Maias” (Eça de Queirós), arregaçaram as mangas e construíram guiões teatrais dando a conhecer as maravilhas destas grandiosas narrativas de relance universal, qual “Romeu e Julieta”…

De novo, e pela última vez neste ano letivo, os nossos deputados municipais serafinenses foram chamados à Assembleia Municipal Jovem, no dia 29 de maio.
E se, por um lado, estes jovens se apresentaram para defender, de modo pertinaz, os interesses de S. João da Madeira, de igual forma (mas também mais “umbilical” e fiel), defenderam e dignamente representaram o nosso Agrupamento!

Durante o trabalho de preparação da edição da oferta formativa do AESL, a ser publicada nos jornais "Labor" e "O Regional", no dia 13 de junho, solicitamos a três antigos alunos da Serafim Leite que prestassem um depoimento sobre a sua frequência desta escola. Na impossibilidade de publicarmos esses depoimentos na íntegra, nos referidos jornais, aqui os publicamos, com um agradecimento pela disponibilidade que revelaram. A sua voz é o melhor testemunho do que é "ser Serafim". 

Os repórteres especiais, Maria Beatriz Vilar, Sara Oliveira e Samuel Silva, do “Agora Nós”, foram ao encontro dos alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, a fim de conhecerem a opinião destes relativamente à sua viagem àquela que foi considerada, por muitos, a verdadeira Vila Romântica portuguesa.

No passado dia 28 de maio, as turmas B e C , na aula de Educação para a Cidadania, receberam Cláudia Azinheira, representante do despoJÁ-te, um projeto para “deixar o mundo um pouco melhor”. Esta atividade é dinamizada pelos escuteiros do agrupamento 1282 de São João da Madeira.