Parque Sim!

Foram várias as ações levadas a cabo pela comunidade educativa da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, S. João da Madeira, no âmbito dos Dias Internacionais Eco_Escolas / Semana da Terra (18 a 24 de abril).

No dia 21 de abril, decorreu, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira, uma ação de formação sobre segurança, dirigida a delegados e subdelegados de turma, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite. A formação decorreu em duas sessões: uma destinada a delegados de turma do Ensino Básico e outra aos do Ensino Secundário.

No passado dia 13 de abril, tal como nos anos anteriores, a Escola Básica do Parque dinamizou o Projeto "Parque Sim". Os professores e educadoras organizaram vários ateliês, que foram postos à disposição dos alunos.

Uma birra pode implicar uma enorme frustração, não só para a criança, mas também para os pais.
Dando continuidade ao projeto “A Voz dos Pais”, no dia 12 de abril pelas 18h 30m a comunidade escolar de Fundo de Vila teve o prazer de debater com a ajuda da Dr.ª Joana Correia, Técnica Superior de Educação, que a birra pode ser uma oportunidade para educar, e não um drama.

“Maria do Mar”, a peça do grupo “Animoparque”, apresentou-se ao público no dia 9 de abril, na sala Casa de Criatividade. Com uma sala cheia e um maravilhoso cenário marinho, os jovens atores do 3º A da Escola Básico do Parque, orientados pela professora Ana Isabel, representaram magnificamente esta história, inspirada na obra “A menina do mar”, de Sophia de Mello Breyner Andresen.


Neste momento de abertura cultural, em todo o agrupamento serafino, o Português marcou, igualmente, a sua presença, através de uma amostra do que, na verdade, pode ser desenvolvido na disciplina que representa a nossa língua materna.

No dia 18 de março, durante os Dias Abertos o Clube DECOJOvem levou a cabo diversas atividades. No Peddy Paper DECOJovem, que teve lugar no dia 18, participaram quatro turmas do 3.º CEB e três do 2.º CEB. A palestra Direitos do Consumidor, também ocorrida no dia 18, pelas 17 horas, na sala 13, dirigida ao pessoal docente, não docente e alunos do 12.º ano, apesar de não muito concorrida, foi de extrema utilidade e muito interessante.

No próximo dia 9 de abril, na Casa da Criatividade, em São João da Madeira, vai decorrer o teatro “ Maria do Mar”, promovido pelo “Animoparque”, grupo de teatro da EB do Parque. O grupo conta com a orientação da professora Ana Isabel Silva e com a participação dos seus alunos da turma do 3º A, num total de vinte e cinco figurantes. Trata-se de um teatro musical inspirado na obra “ Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen, onde a dança, música e muita animação não vão faltar. Este é um projeto que começou no início do primeiro período e desde logo se começaram os ensaios, bem como a idealização e realização dos adereços e indumentária. Este teatro visa transmitir uma mensagem e sensibilizar toda a comunidade, para o valor da amizade, incutindo sentimentos de compreensão e tolerância. É um espetáculo a não perder.

Muitas e diversificadas foram as atividades realizadas ao longo dos dois "Dias abertos" , algumas delas já reportadas em textos anteriores. Para que os leitores possam localizar melhor os textos e as fotos respeitantes a algumas delas, aqui deixamos informação sobre três atividades distintas: Eco escolas, Ciências e Mandarim. Clique em "continuar" e poderá também ver as fotos da autoria dos alunos do Curso Técnico Profissional de Audiovisuais.

A manhã do dia 18 foi ocupada com Atividades Desportivas, no Pavilhão das Travessas. Esta atividade congregou os alunos do 3º CEB e do Ensino Secundário e foi organizada pelos professores de Educação Física. Os alunos foram transportados a partir da Escola, em autocarros alugados para esse efeito. Foi uma manhã dinâmica, em que imperaram o desportivismo e um saudável espírito de competição. Organizadores e participantes estão de parabéns. Para ver as fotos, da autoria dos alunos do Curso Profissional Técnico de Audiovisuais, clique em "continuar".