No passado dia vinte e oito de abril, as turmas do nono ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite rumaram a Lisboa, para uma visita de estudo realizada no âmbito das disciplinas de Português, Físico-Química e Ciências Naturais.

No período da manhã, depois de uma longa viagem cujo destino era a capital e de uma breve paragem, os alunos tiveram a oportunidade de assistir à dramatização singular da peça «Auto da Barca do Inferno», da autoria de Gil Vicente, pela companhia de teatro do Bairro/Ar de Filmes, em pleno Castelo de São Jorge. Antes da sua representação, houve, ainda, tempo para uma breve contextualização da peça e para os traços gerais da sua ligação ao espaço envolvente. Afinal, aqui nasceu o futuro rei D. João III, o motivo da primeira peça teatral escrita e representada por Mestre Gil, «Monólogo do Vaqueiro» ou «Auto da Visitação». Sim, este espaço histórico proporcionou aos alunos uma visita e uma vista fantásticas a partir das suas muralhas e há que nunca esquecer que aqui tiveram lugar algumas das primeiras obras do grande dramaturgo lusitano e aqui morou ao serviço da corte, sob a proteção da rainha D. Leonor, fundadora das Misericórdias.

A turma do 8ºB, após sugestão da professora de Inglês Dina Paiva, decidiu colocar os telemóveis e os videojogos de lado para redescobrir a beleza dos jogos de tabuleiro! Tudo com muita segurança, higiene e desinfeção, dada a situação atual, obviamente.

Entre os vários jogos, contam-se o Lotto, o Dominó, o UNO, o Ludo, o Jenga, o Mikado, Quem é Quem, Pictionary, Monopoly e Master Mind.

O entusiasmo foi evidente e bem audível!

No âmbito do projeto do Domínio de Autonomia Curricular, cujo tema é o "Ar", a turma B do 8.º ano escolheu, como subtema, "os papagaios de papel". As disciplinas envolvidas no projeto foram: Cidadania, História, Educação Visual, Físico-química, Inglês, Matemática, Português e Educação Especial. Primeiramente, em Cidadania e Desenvolvimento e em Educação Visual, surgiu a ideia dos papagaios de papel.

APRENDER +, aprender História e Matemática a brincar ou brincar com a História e Matemática foi o mote para esta exposição.
Desde o dia 21 de maio estão expostos no átrio da escola os trabalhos realizados pelos alunos das turmas A, B e C, do sétimo ano de escolaridade, no âmbito das disciplinas de História e de Matemática.

No âmbito das atividades sob o lema "ousar cuidar das pessoas, animais e ambiente, durante a primeira semana de Maio, os alunos contribuíram com bens alimentares e produtos para os animais. Os bens angariados foram entregues aos Jovens Cristãos Sanjoanenses, que os entregarão a quem necessita. A comida para os animais foi entregue pela professora Susana Silva à Associação Patinhas, em Vale de Cambra e à Ani S. João, os produtos solicitados foram entregues por três alunos do 9.º C, em representação dos alunos do 3.º ciclo, acompanhados pela professora Alexandra Pinto.
Obrigada a todos!

Durante a United World Week 2021(projeto mundial, de 1 a 9 de maio) o projeto Living Peace#Dare to Care assumiu como lema o cuidar dos mais frágeis e do planeta, com a mente, o coração e as mãos.
A Serafim Leite ousa cuidar dos mais velhos...
A mudança realizou-se!

Durante a aula de Educação Visual, visitamos a Oliva Creative Factory, para vermos uma exposição de Paula Rego. Fomos acompanhados pelos professores Nuno Raminhos, Cristina Rodrigues e Filipe Rosário. A pintora Paula Rego começou a sua atividade artística com trabalhos de recorte e colagem, mas sem nunca representar pessoas em concreto.

Partindo da obra de Afonso Cruz, “Vamos comprar um poeta”, os alunos dos 8.ºB, C, D e 9.ºA e C foram desafiados e convidados pela Biblioteca escolar/ professoras de Português a irem às compras e consumiram com inteligência! No blogue da Biblioteca podes encontrar um padlet em que apresentamos as suas compras. Os alunos descrevem ou traçam o retrato do "seu" poeta, apresentando as suas características e dando-nos conta até do preço que deram por eles!
Deliciem-se com estas obras de arte!

Manuela Balseiro e Susana Silva

No sentido de informar e alertar para os perigos de uma condução negligente, foi desenvolvida uma campanha de “Segurança Rodoviária”, na disciplina de Físico-Química, onde os alunos do 9ºC, orientados pela professora de F/Q, Manuela Correia, criaram cartazes, vídeos e pequenas apresentações de elevada qualidade, subordinados ao tema.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL