Europa e África - «Living Peace International»

A ESSL colaborou na construção de uma ponte entre a Europa e África, no âmbito do Living Peace International, um caminho de educação para a paz.

Na verdade, os alunos que frequentam a disciplina de Inglês, do 12.º ano, participaram, na manhã do dia 18 de outubro, num encontro por Zoom com alunos de Itália, do Uganda e do Quénia, no âmbito do projeto AFRESH - Africa and Europe Same Horizon.

Os grupos dos quatro países envolvidos realizaram várias atividades com curiosidades sobre cada país, partilharam informação e conhecimentos sobre os Sustainable Development Goals - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável -, e terminaram com um quiz e uma canção portuguesa sobre o SDG 5, escolhido pelos nossos alunos: igualdade de género. Os alunos aderiram com empenho e salientaram o quão enriquecedora foi a iniciativa.

 

Projeto Erasmus+ GIVET-SMART

Entre 29 de setembro e 5 de outubro, a Gran Canária foi o palco de uma mobilidade internacional que contou com a participação de alunos e professores do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, no âmbito do projeto Erasmus+ GIVET-SMART (Green Industry 4.0: Vocational Education and Training for Sustainable Manufacturing with IoT). Este projeto, que reúne participantes de seis países – Portugal, Eslovénia, França, Espanha, Países Baixos e Turquia –, visa preparar os alunos para os desafios da indústria sustentável através da Internet das Coisas (IoT).

Assim sendo, seis alunos portugueses (três do curso de Técnico de Mecatrónica e três do curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos) colaboraram em mini-projetos, tendo desenvolvido soluções inovadoras com o intuito de se promover a sustentabilidade. Desta foram, integrados em equipas de distintos países internacionais, os alunos aplicaram tecnologias IoT, a fim de fomentarem práticas ambientais mais responsáveis.

Para além das atividades técnicas, a mobilidade incluiu momentos culturais, durante os quais os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a produção local sustentável. Destacam-se, assim, visitas à cidade de Las Palmas e ao Instituto Nacional de Tecnologia Aeroespacial (INTA).

A semana culminou com as apresentações finais dos projetos e a entrega de merecidos certificados.

Posto isto, com esta experiência, os alunos e professores não só adquiriram competências técnicas e digitais, como também reforçaram a sua consciência ambiental, essenciais para o futuro da Indústria 4.0.

 

No dia 4 de novembro de 2024, os alunos do 7.º e do 12.º ano (de Física) tiveram uma oportunidade única de participar numa conversa online com o Engenheiro Aeroespacial João Lousada, da Agência Espacial Europeia (ESA). Durante a sessão, o mesmo partilhou com os alunos a sua vasta experiência como astronauta análogo e diretor de voo do módulo europeu, trazendo para a nossa escola um pouco do fascinante mundo das missões espaciais.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL