No dia 7 de março, os alunos do 12.ºF, dos cursos de TEAC e TGPSI, acompanhados pelas professoras de Português e de Área de Integração, Ana Guimarães e Clara Alves, tiveram a oportunidade de viajar no tempo ao visitarem o Museu da Chapelaria, em São João da Madeira, aprofundando conhecimentos sobre a indústria chapeleira, em Portugal.

Através de uma visita guiada realizada pela Rosa Silva, descobrimos a importância desta indústria para a região e para o país. Desde máquinas antigas até aos materiais nobres, como o feltro de lã e a pele de coelho, pudemos perceber a evolução do fabrico de chapéus, ao longo dos anos.

Um dos momentos mais marcantes foi a demonstração, ao vivo, do processo de fabrico de um chapéu, que nos fez valorizar, ainda mais, o trabalho dos antigos operários e as suas dificuldades diárias e proceder à comparação com os tempos atuais.

Esta experiência foi enriquecedora e permitiu-nos conhecer melhor a história industrial de Portugal e, concretamente, de S. João da Madeira.

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No passado dia 17 de março, todas as turmas do 12.º ano, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, realizaram uma visita de estudo ao Real Edifício de Mafra, mais conhecido por Palácio de Mafra, no âmbito da lecionação do romance «Memorial do Convento», de José Saramago. Primeiramente, visitou-se o Palácio, situado no Alto da Vela. Lamentavelmente, não foi possível visitar a Basílica, já que estavam a decorrer obras de restauro e conservação.

Para compensar esta condicionante, foi possível visitar outra área restrita ao público: as celas dos frades franciscanos e a ala da enfermaria. A visita ao palácio facilitou a compreensão da obra, nomeadamente, as vivências na corte, os hábitos e as excentricidades, a megalomania e a vaidade do rei D. João V.

Paralelamente, percebeu-se como a massa popular e anónima, que construiu o Convento de Mafra (cerca de 50 mil homens), viveu na Ilha da Madeira e sofreu com a falta de condições de trabalho, pagando, até, com a própria vida.

No que respeita ao interior do palácio, destaca-se o seu estado de conservação e, entre todos os aposentos visitados, realça-se a sala do Trono pela sua simetria, perspetiva, acústica e imponência, assim como as salas da música, da caça e, evidentemente, a grandiosa biblioteca.

Por volta das quinze horas, assistiu-se à peça, com um título homónimo ao da obra, no Auditório Municipal Beatriz Costa, dada a impossibilidade de realização da mesma no espaço do palácio, devido às obras acima mencionadas. Deste modo, os alunos ficaram com uma visão global, a partir da versatilidade dos atores, que encarnaram as diferentes personagens da obra. Além disso, é de realçar a mestria no cruzamento das linhas de ação e da mudança de cenário.

O regresso a casa foi alegre e bem-disposto. Esta visita de estudo permitiu um alargamento dos horizontes culturais dos alunos e o convívio entre professores e alunos. Foi, sem dúvida, um dia enriquecedor que ficará, para sempre, gravado nas nossas memórias.

Os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite que se preparam para realizar estágios internacionais, no âmbito do Projeto Erasmus+ 2024-1-PT01-KA121-VET-000201920, participaram, recentemente, numa sessão de formação em Primeiros Socorros. A iniciativa, dinamizada pelas enfermeiras Mariana Dias e Catarina Quaresma e organizada pela professora Paula Regina, teve como objetivo dotar os alunos de competências essenciais para lidar com situações de emergência, durante a sua experiência no estrangeiro.

Estes jovens, provenientes dos Cursos Profissionais de Audiovisuais, Mecatrónica, Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, Eletrónica, Automação e Comando e Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, terão a oportunidade de aplicar e aprofundar os seus conhecimentos em ambientes de trabalho reais, ao nível internacional.

A formação abordou temas essenciais como técnicas de primeiros socorros, manobras de desobstrução das vias respiratórias, tratamento de ferimentos e atuação em casos de emergência médica. Esta preparação é fundamental para garantir a segurança dos alunos e aumentar a sua confiança, durante a sua experiência noutros países.

Para complementar esta preparação, na próxima semana, terá lugar uma nova sessão, focada, exclusivamente, no Suporte Básico de Vida, dinamizada pela professora Paula Regina. Esta formação reforçará as competências dos alunos na resposta a emergências, garantindo que estão aptos a atuar, de forma rápida e eficaz, em situações críticas.

Através destas iniciativas, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite continua a apostar na formação integral dos seus alunos, proporcionando-lhes ferramentas que fortaleçam não apenas a sua preparação técnica, mas também a sua segurança e responsabilidade além-fronteiras.

Os alunos do 11º C, orientados pela professora de Inglês, Dina Paiva, foram convidados a juntarem-se ao projeto eTwinning “Learn to Learn”, envolvendo 9 países e 11 escolas, nomeadamente, Turquia, Grécia, Itália, Espanha, Ucrânia, Polónia, Roménia, Eslovénia e, claro, Portugal, em nome do nosso Agrupamento!

Um dos maiores objetivos deste projeto eTwinning é consciencializar os nossos alunos para as inteligências múltiplas e para as diferenças individuais na aprendizagem, ou seja, mostrar-lhes o quanto são corresponsáveis pelo seu processo de aprendizagem.

Esta consciencialização pelos métodos mais adequados para uma aprendizagem mais individualizada e autónoma será estimulada por uma partilha de experiências e discussões entre pares, promovendo, simultaneamente, as competências linguísticas em língua inglesa e as competências digitais, incluindo a utilização de ferramentas web 2.0.

O Pavilhão do Conhecimento, no Centro Ciência Viva, foi o palco, no dia 11 de fevereiro, do lançamento do 3.º volume do livro “Raparigas na Ciência”, do qual constam quatro alunas do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite: Andreia Castro e Leonor Gonçalves, a frequentar o 12.º ano, do Curso de Ciências e Tecnologias; Andressa Almeida, do 12.º ano, do Curso de Mecatrónica; e Rita Almeida, do 11.º ano, do Curso de Ciências e Tecnologias.

A iniciativa assinalou, igualmente, o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, destacando, assim, o papel essencial das jovens na promoção do conhecimento científico.

A ideia de instituir este dia surgiu em fevereiro de 2015, durante o «World Women’s Health and DevelopmentForum», organizado pela «Royal Academy of Science International Trust» e pelo Departamento dos Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas. A data foi, oficialmente, reconhecida a 22 de dezembro de 2015. Desde então, este dia é celebrado com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres na ciência e a necessidade de se eliminarem barreiras impostas pela desigualdade de género.

Alguns especialistas sublinham que o caminho passa por romper estereótipos, promover modelos inspiradores e apoiar o percurso das raparigas através de programas específicos, criando ambientes inclusivos que garantam a equidade e a diversidade nas carreiras científicas.

Quanto a esta iniciativa, a edição deste ano teve um significado especial, uma vez que 2025 assinala o 10.º aniversário do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência. Desde 2022, mais de 300 jovens participaram nesta iniciativa da alçada da Ciência Viva, dando origem aos três volumes de “Raparigas na Ciência”. Na capa do livro, todas as raparigas destacadas podem ver, assim, refletidas as suas aspirações e encontrar inspiração para o futuro.

Camões e Pessoa… em pessoa!

No dia 21 de janeiro, os alunos do 12.º ano tiveram a oportunidade de assistir a um inédito espetáculo de teatro, permitindo uma viagem, organizada pelos docentes de Português, cujo passaporte tinha o carimbo de duas obras geniais da nossa Literatura Portuguesa, a "Mensagem", de Fernando Pessoa, e "Os Lusíadas", de Luís de Camões.

Assim, levantaram âncora os dois atores do grupo “Sem Terra”, verdadeiros arrais, levando a bordo, no barco do AESL, os nossos alunos que, juntamente com Camões e Pessoa, tentaram descobrir o que se passara, afinal, com outra figura tão carismática da nossa nação, Cristiano Ronaldo, desaparecida numa rua de Lisboa. Confuso? Assim parece! Fiquem a saber que o segredo para a resolução deste problema nacional reside nas páginas das grandes obras folheadas no palco da Serafim Leite, cujos versos foram sendo desvendados pelos atores-investigadores.

Assim, a atuação dos «Sem Terra» contribuiu imenso para a compreensão das duas obras icónicas que integram o programa do Ensino Secundário, na disciplina de Português, o que só foi possível pelo dinamismo da dupla de atores que nunca deixou de interagir com o público, de modo surpreendente.

Levar o teatro à escola é, sem dúvida, uma forma de promover a educação e de contribuir para a formação individual e coletiva, educando e abrindo horizontes inimagináveis. Mais uma vez, o teatro, a cultura e a Serafim Leite saíram a ganhar!

A turma do 11.ºA, do curso de Ciências e Tecnologias, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, esteve presente no Centro de Arte da Oliva, no dia 6 de janeiro do corrente ano civil. Numa "viagem" de Diálogos entre Arte e Filosofia, a mesma contou com o Mediador Cultural e Coordenador deste Centro, Daniel Costa.

De uma riqueza extraordinária e fundamental, a Arte e a Filosofia buscaram, nesta sessão, a exploração e a compreensão da existência humana, ainda que o tenham feito por caminhos distintos. Enquanto a Arte utilizou formas, cores e expressões sensoriais para transmitir ideias e emoções, a Filosofia trabalhou conceitos, argumentos e reflexões abstratas. Juntas, criaram um espaço de interseção que amplificou o entendimento sobre o mundo e sobre nós mesmos. Esta experiência proporcionou aos alunos uma maior inspiração e inovação. A Filosofia pode inspirar novas formas de arte, enquanto a Arte pode questionar e expandir limites filosóficos, levando a uma maior aproximação do Humano, no sentido em que ambas as áreas ofereceram formas distintas de compreender a condição humana, unindo razão e emoção, lógica e intuição.  Ampliaram, igualmente, o entendimento humano sobre o significado da existência e da criatividade e, por fim, a Arte, ao tornar as questões filosóficas tangíveis, tornou-as acessíveis a um público mais amplo. Pretendeu-se, portanto, que os alunos tivessem uma perspetiva da Arte e da Filosofia numa dimensão quotidiana, onde ambas as áreas suscitaram este pensamento crítico sobre o mundo, tornando o Homem mais sensível às nuances da existência e à complexidade da vida.

Mais uma vez, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite dinamizou uma Feira de orientação profissional, direcionada, igualmente, para o Ensino Superior. Assim, no dia 11 de dezembro, a nossa escola recebeu a visita do Projeto «Inspiring Future», promovido pelo Serviço de Psicologia e Orientação, proporcionando aos alunos de todas as turmas do Ensino Secundário uma oportunidade singular para explorarem as suas perspetivas de carreira, tanto ao nível do prosseguimento de estudos como da entrada no mercado de trabalho.

Após uma sessão de esclarecimento sobre o acesso ao Ensino Superior, dirigida a todos os alunos do décimo segundo ano, os mesmos foram encaminhados para as diferentes atividades e workshops dinâmicos e interativos em que se inscreveram, de acordo com os seus objetivos e interesses, de forma a identificar o percurso académico a seguir, em função das suas ambições, e a desenvolver uma atitude proativa e diferenciadora no mercado de trabalho, assim como outras ferramentas importantes, como as soft skills, para que consigam posicionar-se, adequadamente, na carreira que desejam.

Este ano, os alunos de Inglês, do 12.º ano, juntamente com a sua professora, Dina Paiva, juntaram-se ao projeto Etwinning “My country – my home as seen by teenagers”, o qual tem como objetivo a criação de um e-book com fotografias, vídeos, pósteres, partilha de experiências, costumes e tradições dos países de origem dos alunos, nomeadamente, a República Checa, a Eslováquia, Espanha e Portugal.

Deste modo, a criação de um e-book permitirá não só desenvolver competências TIC, mas também alargar os horizontes culturais dos alunos, de forma a melhorar a compreensão dos participantes sobre diversas competências, como as digitais, as aprendizagens ao longo da vida, a responsabilidade social e cívica, a iniciativa e o empreendedorismo e, ainda, a consciência cultural e a criatividade. Simultaneamente, será uma forma de se promover a capacidade de comunicação em língua inglesa através de atividades colaborativas e interativas.

Numa primeira fase, foram criados padlets, a partir dos quais os alunos procederam às devidas apresentações, e vídeos sobre as escolas que frequentam. Além disso, elaborou-se um concurso, no qual os alunos envolvidos criaram logótipos e lemas, para que o mais votado seja usado como “rosto” deste projeto. Em breve, falaremos do segundo passo…

Por enquanto, eis uma amostra da criatividade dos alunos participantes.

Europa e África - «Living Peace International»

A ESSL colaborou na construção de uma ponte entre a Europa e África, no âmbito do Living Peace International, um caminho de educação para a paz.

Na verdade, os alunos que frequentam a disciplina de Inglês, do 12.º ano, participaram, na manhã do dia 18 de outubro, num encontro por Zoom com alunos de Itália, do Uganda e do Quénia, no âmbito do projeto AFRESH - Africa and Europe Same Horizon.

Projeto Erasmus+ GIVET-SMART

Entre 29 de setembro e 5 de outubro, a Gran Canária foi o palco de uma mobilidade internacional que contou com a participação de alunos e professores do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, no âmbito do projeto Erasmus+ GIVET-SMART (Green Industry 4.0: Vocational Education and Training for Sustainable Manufacturing with IoT). Este projeto, que reúne participantes de seis países – Portugal, Eslovénia, França, Espanha, Países Baixos e Turquia –, visa preparar os alunos para os desafios da indústria sustentável através da Internet das Coisas (IoT).

No dia 4 de novembro de 2024, os alunos do 7.º e do 12.º ano (de Física) tiveram uma oportunidade única de participar numa conversa online com o Engenheiro Aeroespacial João Lousada, da Agência Espacial Europeia (ESA). Durante a sessão, o mesmo partilhou com os alunos a sua vasta experiência como astronauta análogo e diretor de voo do módulo europeu, trazendo para a nossa escola um pouco do fascinante mundo das missões espaciais.

 
 
 

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