A abertura da caixa libertou, na terra, todos os males e fechou-se à esperança. Pandora, enviada por Zeus para castigar Prometeu que trouxera o fogo à terra e que, por isso, foi acorrentado e foi, mais tarde, libertado por Hércules.

Já dizia Heráclito: “o fogo é o elemento primordial de todas as coisas''. Heráclito queria transmitir a ideia de que tudo o que existe é uma manifestação da unidade da qual o homem faz parte. As transformações são consequências da tensão entre os opostos, da ação e reação. Segundo Heráclito, o sol é novo a cada dia, o universo muda e transforma-se infinitamente a cada instante.

Neste ano, os alunos do 11ºB de Artes Visuais decidiram embarcar na aventura dos projetos etwinning e, dessa forma, aceitaram o convite para integrar este projeto que envolve alunos e professores de Itália, Portugal, Roménia e Turquia. Desde janeiro até agora, várias foram as atividades em que se envolveram, desde criação de acrósticos, até à interpretação de músicas, passando pela criação de um rap de forma colaborativa e uma exposição virtual dos trabalhos desenvolvidos.

A EBS Dr. Serafim Leite foi, mais uma vez, vencedora de um concurso nacional na área da criatividade: o “Applica-te”. Este concurso tem como tema genérico o “Desenvolvimento Sustentável” e é promovido pela Universidade Nova de Lisboa. Assim, três alunos de diferentes áreas de estudos, Afonso Castro (Ciências socioeconómicas), Diogo Cruz (Ciências e tecnologias) e Pedro Margalho (Artes visuais) uniram esforços e conhecimentos para criar a APSS “Beach clean party”, uma aplicação que funciona como um jogo, em que as pessoas organizam um grupo, criam um evento, marcando uma data e um local, tendo como objetivo o de limpar as praias. No fim de cada evento, será contabilizado todo o lixo recolhido. Deste modo, pretende-se consciencializar as pessoas e também incentivá-las a combater a poluição.

Trabalho final

A turma C do 11º ano desenvolveu o projeto “Integra a Diversidade!”, no âmbito do projeto DAC (Domínio de Autonomia Curricular). O foco do trabalho procurava compreender a forma como a comunidade escolar encara as questões da diversidade e da integração. A turma desenvolveu atividades de investigação e sensibilização no domínio das questões de diversidade étnica e cultural, em parceria com a aluna de doutoramento, Daniela Silva, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Para visionar o trabalho final e acompanhar as diversas fases do projeto, clique em “continuar”.

“Nas teias de um Amor de Perdição” é uma coletânea de trabalhos elaborados pelos alunos das turmas A, B e C do 11º ano, sob orientação da professora de Português, Dina Sarabando. Estes trabalhos foram sugeridos pelo estudo da obra “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco e, segundo os seus autores, constituem “Um viva à Arte e à Literatura!”.

No passado dia 5 do mês de março, a turma do 10° ano do Curso Profissional Técnico de Audiovisuais visitou os estúdios da RTP, onde tivemos a possibilidade de observar o espaço e as técnicas utilizadas na área de audiovisuais, como por exemplo, edição e captação de áudio, e pudemos também ver o contexto geral de funcionamento de uma emissora de televisão em direto. Por fim, visitamos o estúdio da "Praça da alegria", da Rtp1, percebendo, na íntegra, o funcionamento de todos os elementos e as movimentações técnicas do pessoal que realiza o programa.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite promoveu um conjunto de palestras, designadas “Encontros de Profissionais” cujo objetivo foi o de estimular o diálogo entre os atuais alunos, os empresários da sua área de formação e ainda ex-alunos já no mercado de trabalho, ou em prosseguimento de estudos.
Os painéis de oradores foram constituídos de forma diferenciada, em função dos cursos a que pertenciam os alunos participantes.

A turma do 11ºC, no âmbito do projeto DAC (Domínio de Autonomia Currícular), está a desenvolver o projeto “Integra a Diversidade!”, que consiste em compreender como é que a comunidade escolar encara as questões da diversidade e da integração. Em parceria com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, a turma desenvolve atividades de investigação e sensibilização no domínio das questões de diversidade étnica e cultural.

Blogue da Biblioteca Escolar

  • História do Livro Activo

    May 21, 2022

    História do Livro Activo A Pré da EB de Fundo de Vila fez uma visita à biblioteca escolar do AESL – participou no reconto da “História do Livro Activo” e visitou à exposição com os trabalhos realizados pelas crianças!!! Sem dúvida uma manhã bem[…]

  • 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa

    May 10, 2022

    5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa Para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Plano Nacional de Leitura desafiou os leitores de várias línguas ou de diferentes áreas onde se fala Português, a ler na nossa língua – “Ler em vários sotaques”. Aqui ficam algumas dessas[…]

  • Hora do conto

    May 10, 2022

    Hora do conto Hora do Conto com a Professora Isabel Pinho: “Amélia quer um cão”. Construção de um cão com material reciclado e atividade PEM – Os animais e a saúde pública – sensibilização da médica veterinária Drª Vera Marques e registo da atividade[…]

  • Narrativas gráficas

    May 3, 2022

    Narrativas gráficas A exposição das narrativas gráficas e dos marcadores de leitura elaborados pelos alunos dos três agrupamentos de S. João da Madeira já está patente na galeria da Biblioteca Municipal da nossa cidade. Vem visitá-la e ver o trabalho dos nossos[…]

  • Encontro com a escritora Lara Pereira

    May 3, 2022

    Encontro com a escritora Lara Pereira Hoje, a escritora Lara Pereira, com apenas 15 anos, veio à nossa escola apresentar os seus livros e falar com os alunos do 2.º ciclo. Ficámos a saber como funciona o seu processo de escrita, como a leitura é importante[…]

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL