Durante o ano letivo 2023/2024, a turma do 9.°C teve a oportunidade de viver experiências inesquecíveis de aprendizagem e de diversão. Através de diversas aulas, momentos de convivência, atividades e desafios, todos fomos capazes de aprofundar os nossos conhecimentos e adquirir competências importantes para a nossa vida.
Aprendemos a colaborar com os nossos colegas, a nunca desistir dos nossos objetivos e a investir em autoconhecimento, o que nos ajudará a fazer escolhas importantes para o nosso futuro.
Os nossos professores e colegas foram essenciais nesta jornada, fornecendo-nos apoio, orientação e incentivo, quando mais precisámos. Ao mesmo tempo, fizemos amizades e ligações que vamos levar para a vida.
Ser aluno do 7º C é voar mais alto!
Dar um passo maior que um salto.
É sentir união…
Como um coração cheio de paixão!
Um novo ano ainda há pouco começou
E tão rápido acabou.
Entre partilhas e gargalhadas,
Muitas amizades foram criadas.
Mais um ano a terminar e nem conseguimos contar quantas horas de aulas aborrecidas (verdadeiros desafios épicos!) e outras interessantes tivemos, mas… e as atividades divertidas? Também contam? Na verdade, são as que esperamos ansiosamente durante dias! Dias, dias e dias… por falar em dias, hoje vamos contar-vos sobre os dias incríveis que passámos juntos!
Primeiro, o ano a começar e nós já a fazer uma caminhada contra as mudanças climáticas, afinal, quem é que gosta de 30 graus e, no dia a seguir, chuva? Acham que parámos por aqui? Ainda só estamos a começar…
Por falar em caminhadas, não nos vamos esquecer do nosso Carnaval em abril (muitos cravos e muita animação!), nem do projeto que desenvolvemos no Centro de Arte – tardes espetaculares cheias de arte! E algumas bolhas nos pés...
Ai! e os 10 minutos de leitura! Sim, não esquecer! Nem sempre foram 10… às vezes meia hora…outras vezes, sem minutos…alguns de nós, dois segundos e já estávamos a tagarelar para o lado…
Somos o 7.º D e queremos um MUNDO diferente e melhor. No seguimento de um vídeo a que assistimos sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, quisemos deixar os nossos testemunhos. Aqui vão:
Ana Luíza – Vou fazer projetos para acolher os mais pobres.
Beatriz Valinho – Vou reutilizar materiais.
Carla – Vou poupar mais energia em casa.
Catarina Paiva – Vou ajudar os necessitados com roupa que já não uso.
Catarina Palys – Não vou usar o carro, mas vou andar mais de bicicleta.
Martim Pinto – Vou poupar mais água, quando lavo os dentes ou tomo banho.
Marcus – Vou trabalhar para ajudar os cientistas a encontrar a cura para as doenças.
No dia 24 de abril, a nossa turma, o 8.ºB, juntamente com outras turmas do mesmo ano de escolaridade, participou numa visita de estudo ao Museu Marítimo de Ílhavo e ao Navio-Museu Santo André, na Gafanha da Nazaré.
Na parte da manhã, no museu, pudemos apreciar uma vasta coleção de objetos relacionados com a pesca à linha do bacalhau e com as fainas marítimas da Ria de Aveiro. Ainda vimos uma grande coleção de arte e também a maior coleção de conchas do país, bem como uma coleção de algas marinhas.
Quando eu tinha 8 anos, invadi a sala dos professores com os meus amigos. Tudo aconteceu quando íamos para a aula de Matemática, o que acabou por não acontecer, porque recebemos a notícia de que a professora tinha faltado, o que foi um motivo de grande alegria, até que o meu amigo se lembrou de que se tinha esquecido de entregar o trabalho de Ciências e esse professor não era tão amigável, por isso, não iria aceitar o trabalho.
Queremos um MUNDO melhor…
Queremos uma SOCIEDADE mais justa…
Queremos uma FAMÍLIA mais unida …
Queremos ser NÓS mesmos …
Queremos respeitar cada PESSOA …
Queremos SER FELIZES …
Por isso, queremos que cada um respeite as regras da sociedade.
Respeitemos e ajudemos a criar laços familiares mais fortes.
No dia 21 de dezembro de 2023, a turma B, do 9.º ano, participou na atividade “Mesas de Natal”, promovida pela Associação de Estudantes.
A atividade permitiu o convívio entre todos, enquanto decorávamos a mesa com enfeites e comidas típicas do Natal. No nosso caso, como a turma tem alunos de várias nacionalidades, a mesa foi multicultural, decorada com iguarias de vários países e culturas diferentes, entre elas, a China, Angola, Brasil, Ucrânia, Bielorrússia e Portugal.
Esta foi, sem dúvida, uma forma de conhecer e reconhecer outras culturas e como estas celebram o Natal, além de termos tido a possibilidade de provar as delícias natalícias de diferentes países.
Gere a tua conta!
Durante o mês de janeiro, estivemos a trabalhar, em contexto de turma, em torno do orçamento e da poupança. Iniciámos este projeto de Literacia Financeira numa perspetiva mais geral, ligando-o, primeiramente, à família e à comunidade, mas, posteriormente, optámos por o direcionar para nós, alunos.
Existem milhares de pessoas que manipulam imagens e mensagens que, posteriormente, são partilhadas pelos Media, através de revistas ou sites, o que constitui um grande problema para, especialmente, figuras públicas, podendo arruinar vidas e carreiras.
Olá! Somos uma turma imperfeita, mas com excelentes qualidades.
Desta turma, faz parte um grupo barulhento, irrequieto e perturbador. As nossas qualidades passam por termos personalidades diferentes, mas que se complementam.
Somos, também, brincalhões, curiosos e faladores. Somos feitos de 99,9% de beleza! Passamos a apresentar-nos: