Durante o ano letivo 2023/2024, a turma do 9.°C teve a oportunidade de viver experiências inesquecíveis de aprendizagem e de diversão. Através de diversas aulas, momentos de convivência, atividades e desafios, todos fomos capazes de aprofundar os nossos conhecimentos e adquirir competências importantes para a nossa vida.

Aprendemos a colaborar com os nossos colegas, a nunca desistir dos nossos objetivos e a investir em autoconhecimento, o que nos ajudará a fazer escolhas importantes para o nosso futuro.

Os nossos professores e colegas foram essenciais nesta jornada, fornecendo-nos apoio, orientação e incentivo, quando mais precisámos. Ao mesmo tempo, fizemos amizades e ligações que vamos levar para a vida.

Mais um ano a terminar e nem conseguimos contar quantas horas de aulas aborrecidas (verdadeiros desafios épicos!) e outras interessantes tivemos, mas… e as atividades divertidas? Também contam? Na verdade, são as que esperamos ansiosamente durante dias! Dias, dias e dias… por falar em dias, hoje vamos contar-vos sobre os dias incríveis que passámos juntos!

Primeiro, o ano a começar e nós já a fazer uma caminhada contra as mudanças climáticas, afinal, quem é que gosta de 30 graus e, no dia a seguir, chuva? Acham que parámos por aqui? Ainda só estamos a começar…

Por falar em caminhadas, não nos vamos esquecer do nosso Carnaval em abril (muitos cravos e muita animação!), nem do projeto que desenvolvemos no Centro de Arte – tardes espetaculares cheias de arte! E algumas bolhas nos pés...

Ai! e os 10 minutos de leitura! Sim, não esquecer! Nem sempre foram 10… às vezes meia hora…outras vezes, sem minutos…alguns de nós, dois segundos e já estávamos a tagarelar para o lado…

Somos o 7.º D e queremos um MUNDO diferente e melhor. No seguimento de um vídeo a que assistimos sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, quisemos deixar os nossos testemunhos. Aqui vão:

Ana Luíza – Vou fazer projetos para acolher os mais pobres.

Beatriz Valinho – Vou reutilizar materiais.

Carla – Vou poupar mais energia em casa.

Catarina Paiva – Vou ajudar os necessitados com roupa que já não uso.

Catarina Palys – Não vou usar o carro, mas vou andar mais de bicicleta.

Martim Pinto – Vou poupar mais água, quando lavo os dentes ou tomo banho.

Marcus – Vou trabalhar para ajudar os cientistas a encontrar a cura para as doenças.

No dia 24 de abril, a nossa turma, o 8.ºB, juntamente com outras turmas do mesmo ano de escolaridade, participou numa visita de estudo ao Museu Marítimo de Ílhavo e ao Navio-Museu Santo André, na Gafanha da Nazaré.

Na parte da manhã, no museu, pudemos apreciar uma vasta coleção de objetos relacionados com a pesca à linha do bacalhau e com as fainas marítimas da Ria de Aveiro. Ainda vimos uma grande coleção de arte e também a maior coleção de conchas do país, bem como uma coleção de algas marinhas.

Quando eu tinha 8 anos, invadi a sala dos professores com os meus amigos. Tudo aconteceu quando íamos para a aula de Matemática, o que acabou por não acontecer, porque recebemos a notícia de que a professora tinha faltado, o que foi um motivo de grande alegria, até que o meu amigo se lembrou de que se tinha esquecido de entregar o trabalho de Ciências e esse professor não era tão amigável, por isso, não iria aceitar o trabalho.

Queremos um MUNDO melhor…

Queremos uma SOCIEDADE mais justa…

Queremos uma FAMÍLIA mais unida …

Queremos ser NÓS mesmos …

Queremos respeitar cada PESSOA …

Queremos SER FELIZES …

Por isso, queremos que cada um respeite as regras da sociedade.

Respeitemos e ajudemos a criar laços familiares mais fortes.

No dia 21 de dezembro de 2023, a turma B, do 9.º ano, participou na atividade “Mesas de Natal”, promovida pela Associação de Estudantes.

A atividade permitiu o convívio entre todos, enquanto decorávamos a mesa com enfeites e comidas típicas do Natal. No nosso caso, como a turma tem alunos de várias nacionalidades, a mesa foi multicultural, decorada com iguarias de vários países e culturas diferentes, entre elas, a China, Angola, Brasil, Ucrânia, Bielorrússia e Portugal.

Esta foi, sem dúvida, uma forma de conhecer e reconhecer outras culturas e como estas celebram o Natal, além de termos tido a possibilidade de provar as delícias natalícias de diferentes países.

Gere a tua conta!

Durante o mês de janeiro, estivemos a trabalhar, em contexto de turma, em torno do orçamento e da poupança. Iniciámos este projeto de Literacia Financeira numa perspetiva mais geral, ligando-o, primeiramente, à família e à comunidade, mas, posteriormente, optámos por o direcionar para nós, alunos.

Existem milhares de pessoas que manipulam imagens e mensagens que, posteriormente, são partilhadas pelos Media, através de revistas ou sites, o que constitui um grande problema para, especialmente, figuras públicas, podendo arruinar vidas e carreiras.

Olá! Somos uma turma imperfeita, mas com excelentes qualidades.

Desta turma, faz parte um grupo barulhento, irrequieto e perturbador. As nossas qualidades passam por termos personalidades diferentes, mas que se complementam.

Somos, também, brincalhões, curiosos e faladores. Somos feitos de 99,9% de beleza! Passamos a apresentar-nos:

A nossa turma, o 7.ºC, participou no projeto “Narrativas Gráficas”, uma atividade do PEM. Assim, nas aulas de Expressa-te, criámos o guião para cada narrativa gráfica e, nas aulas de Educação Visual, procedemos à sua execução artística.

As nossas narrativas têm como tema “O Lápis” e, a partir desta temática, elaborámos histórias muito variadas – umas bem dispostas, outras sérias, outras que são verdadeiras tragédias ou originadas por verdadeiros enredos policiais!!! O nosso protagonista – o lápis – está em todas elas, podendo ser um protagonista forte, simpático, criativo, amoroso… ou não! E o lápis é mesmo tudo isto! Dependendo daquele que o utiliza, este pode levar-nos para muitas dimensões!

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL