Gere a tua conta!

Durante o mês de janeiro, estivemos a trabalhar, em contexto de turma, em torno do orçamento e da poupança. Iniciámos este projeto de Literacia Financeira numa perspetiva mais geral, ligando-o, primeiramente, à família e à comunidade, mas, posteriormente, optámos por o direcionar para nós, alunos.

Existem milhares de pessoas que manipulam imagens e mensagens que, posteriormente, são partilhadas pelos Media, através de revistas ou sites, o que constitui um grande problema para, especialmente, figuras públicas, podendo arruinar vidas e carreiras.

Olá! Somos uma turma imperfeita, mas com excelentes qualidades.

Desta turma, faz parte um grupo barulhento, irrequieto e perturbador. As nossas qualidades passam por termos personalidades diferentes, mas que se complementam.

Somos, também, brincalhões, curiosos e faladores. Somos feitos de 99,9% de beleza! Passamos a apresentar-nos:

A nossa turma, o 7.ºC, participou no projeto “Narrativas Gráficas”, uma atividade do PEM. Assim, nas aulas de Expressa-te, criámos o guião para cada narrativa gráfica e, nas aulas de Educação Visual, procedemos à sua execução artística.

As nossas narrativas têm como tema “O Lápis” e, a partir desta temática, elaborámos histórias muito variadas – umas bem dispostas, outras sérias, outras que são verdadeiras tragédias ou originadas por verdadeiros enredos policiais!!! O nosso protagonista – o lápis – está em todas elas, podendo ser um protagonista forte, simpático, criativo, amoroso… ou não! E o lápis é mesmo tudo isto! Dependendo daquele que o utiliza, este pode levar-nos para muitas dimensões!

Um Escândalo no Purgatório

 

Antes da chegada da primeira interlocutora, vemos o Anjo e o Diabo, com o seu companheiro, a dialogar sobre o que acontecerá no Purgatório.

Diabo: Ó da Santa Caravela, vê lá se nom te passo a perna, com os pecadores que carregarei.

Anjo: Para mim, nada importa o número, se a fé vier da alma.

Diabo: Nisso eu concordo, quanto maior a crença, maior a probabilidade de, na minha barca, seguirem, nom é, Companheiro? À barca, à barca, houlá!

Companheiro: Sim, sim! Concordo, concordo! À barca, à barca!

“Voa”

Saboreia a tua liberdade,

Usa as tuas asas para voar!

Voa na primavera ou no verão!

Com certeza, não te feches no porão!

A vida está cheia de apostas.

Hoje, podes estar num avião,

Acordas e tudo poderá ser uma ilusão.

Enquanto podes, aproveita as encostas!

Faz a mala num dia

E, no outro, vai passear.

És a rainha das tuas decisões!

Lembra-te, porém, das boas impressões.

8.º B

Se a TERRA falasse!

Se a TERRA falasse, diria:

- Eu já existo há muito anos,

as minhas plantas, os meus animais e os meus oceanos!

Como posso deixar-me destruir pelos seres humanos?

Dói muito ser maltratada e desrespeitada,

pela intervenção do Homem na minha casa,

que a destrói sem noção

de que está a acabar com o seu próprio PULMÃO.

No dia seis de março, a turma A, do nono ano, da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, nas disciplinas de Expressa-te e de Português, produziram um texto poético, em grupo.

Este trabalho foi a resposta ao desafio da Câmara Municipal de S. João da Madeira - Programa Educativo Municipal (PEM) - para se comemorarem os dias 21 de março, dia da Árvore e da Poesia, e 22, dia da Água.

O poema intitulado "Trindade" foi produzido pelos alunos Isabella, Luma e João e encontra-se publicado nas redes sociais do Parque do Rio Ul.

Eu sou o Fábio e tenho 11 anos. Nasci na Venezuela. Os meus pais chamam-se Alexander e Yusmary. Moro em São João da Madeira com os meus pais, tios e primos. Tenho muitos amigos. As minhas aulas favoritas são: Inglês, Apoio a Português e Educação Física.

O meu nome é Bader. A minha idade é 10 anos. A minha nacionalidade é síria. O meu passatempo é jogar Roblox no telemóvel. O meu melhor amigo é o Samuel. A minha aula favorita é Educação Física.

No dia 11 de janeiro, celebrámos o dia Internacional do OBRIGADO, cujo objetivo é simples: agradecer a quem, de alguma forma, já nos marcou ou inspirou... Assim, o 8.ºC juntou-se ao desafio da Academia de Líderes UBUNTU e deixou o seu "OBRIGADO" a quem o tem marcado nesta jornada e que, todos os dias, tem lutado pela mudança que quer ver no mundo!

A magia da leitura – frases inspiradoras

"Os livros eram o único lugar onde havia compaixão, consolo, alegria... e amor. Os livros amavam a todos que os abriam, ofereciam proteção e amizade sem exigir nada em troca, e nunca iam embora, nunca, mesmo quando não eram bem tratados."

(Livro “Inkheart. Coração de Tinta”, Cornelia Funke)

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL