Gere a tua conta!
Durante o mês de janeiro, estivemos a trabalhar, em contexto de turma, em torno do orçamento e da poupança. Iniciámos este projeto de Literacia Financeira numa perspetiva mais geral, ligando-o, primeiramente, à família e à comunidade, mas, posteriormente, optámos por o direcionar para nós, alunos.
Com efeito, muitos de nós recebem uma semanada ou uma mesada com um determinado valor, que passamos a designar de RECEITA. Durante a semana ou mês, temos de gerir bem esta receita, pois não podemos ficar com saldo negativo antes de voltarmos a receber a semanada/ mesada seguinte. Temos de saber controlar as DESPESAS e saber distinguir o que é uma NECESSIDADE do que é SUPÉRFLUO.
Neste sentido, necessidade é o que cada um precisa para satisfazer ou realizar as atividades/necessidades do quotidiano, tais como: refeições, materiais escolares, transportes, convívios, entre outras. Paralelamente, aquilo que intitulamos de supérfluo corresponde a um desejo imediato, mas não imprescindível, ou seja, as guloseimas e os jogos, por exemplo.
Na verdade, importa que saibamos gerir a nossa receita (semanada / mesada), de forma racional, pois, desse modo, conseguiremos obter tudo aquilo que é absolutamente necessário e, ainda, fazer uma possível POUPANÇA, que, certamente, permitirá que possamos comprar, por exemplo, algo que desejamos muito e que tem um valor elevado para o nosso bolso.
Em suma, é fundamental que cada um saiba gerir muito bem o seu dinheiro, de modo a que este dure e até possa integrar uma poupança tão desejada e necessária na gestão do nosso futuro a curto, médio ou longo prazo.