Os alunos do 1.º ano, da Escola Básica do Parque, viveram um dia bem preenchido de aventuras e descobertas, uma vez que estes pequenos exploradores tiveram a grande oportunidade de visitarem o Zoo de Santo Inácio, não deixando de mostrar o quão encantados ficaram com os animais e os habitats naturais com os quais puderam contactar.

Entre leões, suricatas, aves exóticas e muitas aprendizagens sobre a biodiversidade, esta visita foi uma verdadeira viagem ao mundo animal. Deste modo, além de vastas aprendizagens, houve, igualmente, tempo para todos brincarem, conviverem e partilharem um piquenique bem divertido.

Os alunos do 3.º ano, da Escola Básica do Parque, no dia 16 de junho, tiveram uma experiência inesquecível a partir de uma visita de estudo cheia de descobertas e diversão.

Assim, logo de manhã, os pequenos exploradores tiveram a oportunidade de ver o Sol através de telescópios especiais, aprendendo sobre a sua importância e os seus movimentos. Depois, participaram numa atividade prática de laboratório na qual aprenderam sobre a origem das estações do ano, os movimentos da Terra e as fases da Lua, de uma forma divertida e educativa.

A aventura continuou na cúpula do Planetário, com uma sessão imersiva, na qual conseguiram entrar num espaço mágico, explorando o universo, observando as estrelas, constelações, galáxias e planetas. Foi uma oportunidade única de todos verem, de perto, o universo e entender melhor os fenómenos que acontecem lá fora.

Após este encantamento com as maravilhas do espaço, os discentes seguiram para o Jardim da Cidade, um espaço verde e tranquilo, perfeito para relaxar e aproveitar o almoço em boa companhia. Todos juntos partilharam momentos de alegria, conversas animadas e muitas risadas, fortalecendo, ainda mais, os laços de amizade.

Este tornou-se um dia inesquecível para todos, repleto de aprendizagens, curiosidade e magia provinda do universo. Uma experiência que combina conhecimento e diversão, mostrando que aprender pode, também, ser uma grande aventura!

No passado dia 13 de junho, o recinto da Escola Básica do Parque encheu-se de magia, criatividade e consciência ambiental através do evento “O Charco Onde Tudo Acontece!”, promovido pelos Clubes Ciência Viva - o “Charco Pedagógico, um projeto de biodiversidade”, da Escola Básica do Parque, e “RÉbótica”, sediado na Escola Básica de Fundo de Vila.

Estes clubes atribuíram o mote para um encontro inesquecível, no qual se uniu toda a comunidade escolar, procurando dinamizar um espetáculo multidisciplinar que celebrou a ciência, a natureza e a cultura portuguesa. 

Este evento abriu com a devida homenagem aos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, numa encenação criativa com dança e poesia. A partir daí, a história transportou os presentes para um charco encantado, habitado por criaturas mágicas - como rãs, gaivotas, peixes e libélulas – que, ao verem o seu ecossistema ameaçado pela poluição, decidiram unir forças para o salvar.

No âmbito da comemoração do 12.º aniversário da Casa da Criatividade, as turmas do 3.º ano da Escola Básica do Parque visitaram este espaço aprazível da cidade de São João da Madeira.

Assim, através de uma visita guiada, os alunos conheceram os seus bastidores, tendo tido acesso à teia, aos camarins, ao auditório e ao palco. Para além desta visita, experimentaram várias oficinas de luz e som, explorando as suas propriedades e fruindo, criativamente, a partir dos efeitos das mesmas.

No final, participaram num ateliê de criação artística, a partir de um instrumento musical, construído com materiais reutilizáveis, com muita imaginação e criatividade!

Agradecemos a todos os colaboradores a forma como nos acolheram numa manhã bem feliz e divertida!

3.ºA e 3.ºB da EB do Parque

Pequenos Gestos, Grandes Impactos:

Câmara Municipal oferece Garrafas Sustentáveis

A Câmara Municipal realizou, esta semana, a entrega de garrafas reutilizáveis aos alunos da turma do 1.ºA da Escola Básica do Parque, através de uma iniciativa que visa promover hábitos sustentáveis entre as crianças.

O gesto, inserido no âmbito de um projeto de Educação Ambiental, tem como objetivo incentivar a redução do uso de plásticos descartáveis e sensibilizar os mais novos para a importância de se proteger o meio ambiente.

Durante a entrega, os representantes da Autarquia destacaram a relevância de se formarem futuras gerações mais conscientes em relação à preservação ambiental, salientando que pequenos gestos, como o uso de garrafas reutilizáveis, podem ter um grande impacto, a longo prazo.

Os alunos, acompanhados pela professora, receberam, com entusiasmo, as suas garrafas, que passarão a usar no dia a dia escolar.

Esta sexta-feira foi um dia especial na Escola Básica do Parque: os alunos participaram, ativamente, na limpeza e manutenção do charco pedagógico, um espaço que é muito mais do que uma simples zona verde — é a casa de inúmeras espécies de plantas e animais e um verdadeiro cenário de aprendizagem viva e envolvente.

Com entusiasmo, responsabilidade e espírito de equipa, os alunos limparam folhas, recolheram pequenos resíduos e observaram, com atenção, cada detalhe deste ecossistema único. Este projeto continua a ser uma referência na escola, não só pela sua riqueza natural, mas também pelo seu valor pedagógico, ecológico e emocional.

O charco da Escola Básica do Parque é um lugar onde a natureza ensina, inspira e conecta. Ao cuidar dele, os alunos aprendem que proteger o ambiente começa com pequenos gestos, bem perto de casa.

Mais do que uma ação prática, o dia de hoje foi uma verdadeira lição de cidadania e de amor pela Terra, o nosso planeta do qual devemos cuidar.

Entre os dias 19 e 23 de maio, decorreu, no Jardim de Infância do Parque, a Semana da Leitura, ao longo da qual foram desenvolvidas diversas atividades. Recebemos diversos pais, familiares, docentes que vieram contar histórias às crianças.

Assistimos, igualmente, a um teatro de fantoches dinamizado por docentes. Por outro lado, as crianças apresentaram e dramatizaram lengalengas (que apresentámos, também, aos colegas do 1.º ciclo) e trava-línguas, bem como diversas histórias e adivinhas que foram, também, exploradas. Foi uma semana repleta de atividades, mas que muito encantou e alegrou as crianças.

Um trabalho que conecta investigação, arte e tecnologia, envolvendo alunos e famílias numa experiência interdisciplinar.

Os alunos do 1.ºA da Escola Básica do Parque desenvolveram um projeto multidisciplinar sobre animais, que envolveu investigação, escrita, arte e tecnologia. Após pesquisarem diferentes espécies, escreveram no computador as principais características dos animais estudados.

Com a ajuda das famílias, criaram modelos em 3D, utilizando materiais de desperdício e promovendo a criatividade e a consciência ambiental. De seguida, os grupos apresentaram à turma os seus projetos, partilhando descobertas e criações.

O projeto culminou com a criação de um jogo educativo de pares, que desafia os jogadores a combinar cada animal com sua descrição correta. O jogo, pensado, especialmente, para assinalar o Dia da Criança, promove a fixação do conhecimento, de forma lúdica, e pode ser jogado em família, tornando a aprendizagem divertida e interativa.

A atividade destacou-se pela colaboração entre a escola e a família, além do envolvimento ativo dos alunos em diversas áreas do conhecimento.

Círculo de Aprendizagem |1.ºA EB do Parque | Professora Marisela Oliveira

Durante esta semana, decorreu, mais uma vez, na Torre da Oliva, a Feira da Ciência, um
evento dedicado à promoção do conhecimento científico.
A iniciativa contou com a participação dos alunos da Escola Básica do Parque, que tiveram a
oportunidade de visitar as diferentes exposições e projetos. Este evento proporcionou, sem
dúvida, um ambiente de aprendizagem interativo e estimulante, fortalecendo o interesse pela
ciência e incentivando a criatividade dos jovens.

Hoje, na sala de aula, decorreu a atividade "Superar Desafios: Lições para a Vida", dinamizada por uma Encarregada de Educação convidada.

Num ambiente de partilha e inspiração, a sessão destacou a importância da resiliência, da determinação e da superação de obstáculos. Foi um momento marcado por reflexões, histórias motivadoras e atividades práticas que incentivaram os alunos a identificar os seus próprios desafios e a pensar em estratégias para os enfrentar com confiança e uma atitude positiva.

Agradecemos, na senda desta iniciativa, a presença da Encarregada de Educação e a generosa partilha de saberes, que tanto enriqueceram esta atividade.

Atividade dinamizada no âmbito do Círculo de Aprendizagem:

1.º A da Escola Básica do Parque

Família é onde mora o amor

 

A minha casa é o meu lugar,
Onde gosto de brincar.
A Família junta é diversão,
É amor, é paz, é união!

A Família é tudo o que eu mais quero,
É o meu tesouro mais sincero.
Na nossa casa, com muito amor,
Somos
força com muito valor!

 

Dia Internacional da Família: alunos do 1.ºA da Escola Básica do Parque

 

Na Escola Básica de Fundo de Vila, a turma do 3.º B arregaçou as mangas, tendo construído um hotel para os insetos. Sabendo da importância dos mesmos no ecossistema, este espaço foi erguido perto da horta biológica, de forma a facilitar a polinização das plantas.

Percorrendo o recreio, com grande azáfama, recolheram-se diferentes materiais para a sua construção: folhas e pequenos galhos de árvores, pinhas, bugalhos, terra, ... A partir destes, seguiu-se a discussão e o planeamento da respetiva construção e foi assim que os brilhantes engenheiros de palmo e meio começaram a árdua, mas divertida tarefa!

Finalizado o hotel, faltava apenas abrilhantar este magnífico trabalho. Deste modo, com marcadores, tintas e pincéis, decoraram, alegremente, o hotel, através de originais ilustrações onde reinavam os insetos.

Esta foi, sem dúvida, uma tarde bem passada, com aquisição de aprendizagens significativas e em prol do nosso Planeta!

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL