O dia da Floresta Autóctone celebra-se a 23 de novembro, mas a Escola Básica do Parque, juntamente com a Unidade do Ambiente da Câmara Municipal, comemorou este dia comemorativo, a 26 do mesmo mês, envolvendo toda a comunidade.

No âmbito do programa PEBI, os alunos do 3.º A, da Escola Básica do Parque, foram desafiados a refletir e a apresentar os seus relatos de vida saudáveis. Em articulação com o projeto “Pequenos Cientistas Sanjoanenses”, experimentaram e aprenderam sobre a quantidade de açúcar presente em determinados alimentos do quotidiano.

Através de um processo de criação e experimentação, conceberam objetos associados a estilos de vida saudável, num contexto bilingue. O produto final resultou num painel coletivo concebido com imaginação e criatividade!

3.ºA EB do Parque

Teachers Carla Paiva e Joana Carvalho

Alunos do 1.º A da Escola Básica do Parque

A turma do 1.º ano, turma A, participou numa atividade prática e divertida: a criação de sabonetes perfumados, na sala de laboratório da Escola Básica do Parque. Sob a orientação da Professora Guida, do Projeto “Pequenos Cientistas Sanjoanenses”, e com a colaboração da Professora Marisela, os alunos puderam aprender, de forma lúdica, sobre os processos de fabricação artesanal e a importância da higiene pessoal e do autocuidado.

No dia 20 de novembro, os alunos das turmas do 1.º e 3.º anos celebraram o Dia Internacional dos Direitos da Criança, um momento importante para refletirmos sobre a importância de garantir que todas as crianças tenham os seus direitos respeitados.

Os alunos das referidas turmas construíram, assim, o seu “Estendal dos Direitos”, de uma forma lúdica e visual, capaz de os envolver na discussão sobre o tema. A consciencialização em torno dos direitos da criança, nas escolas, é fundamental para a construção de um futuro mais justo e igualitário, formando, deste modo, cidadãos mais críticos e participativos na sociedade.

No âmbito das tradições portuguesas, o Magusto e a celebração do S. Martinho são eventos muito apreciados pelos alunos, uma vez que estes aprendem sobre a cultura e as tradições do seu país.

Hoje, festejou-se, como é habitual todos os anos, o S. Martinho, na Escola Básica do Parque, através de atividades que envolveram a degustação de castanhas assadas, típicas desta época, circunstância que foi acompanhada de música, danças e um suminho. Além disso, as aulas foram dedicadas à aprendizagem da lenda de S. Martinho, conhecido pela sua generosidade e bondade.

Foi um dia alegre que permitiu a promoção da união e do respeito pelas tradições. 

Um Projeto de Generosidade, Descoberta e Tradição

Antecipando as comemorações do Dia de São Martinho, os alunos do 1.ºA da Escola Básica do Parque embarcaram numa jornada de descobertas com o projeto "São Martinho: o que Sabíamos e o que Aprendemos". Com foco no significado dessa data, este projeto tem como objetivo ensinar aos alunos o significado dessa tradição popular, promover o entendimento da generosidade e fortalecer a importância de valores como a partilha e a empatia para com o outro.

Autumn: 3.º A da Escola Básica do Parque

No âmbito do programa PEBI, a turma A, do 3.º ano, desenvolveu um projeto que reúne a pesquisa e recolha de alimentos alusivos à época outonal.

Assim, depois de conhecerem e explorarem criticamente a obra pictórica do pintor italiano Giuseppe Arcimboldo, materializaram as suas próprias composições, a partir dos seus autorretratos, em contexto bilingue.

Os produtos finais culminaram numa exposição coletiva, na escola, acessível a toda a comunidade educativa.

A Balanced Meal

No âmbito do programa PEBI, os alunos do 3.º A, da Escola Básica do Parque, foram desafiados a desenvolver um projeto sobre alimentação saudável e equilibrada. Deste modo, realizaram trabalhos de pesquisa, recolheram informações e conheceram algumas orientações dadas pela DGS, no que diz respeito a esta matéria.

Depois desse processo, cada um escolheu, desenhou e ilustrou alguns alimentos, num contexto bilingue.

O produto final culminou numa apresentação oral, em inglês, em contexto de sala de aula.

 

Desenvolvimento da coordenação motora fina

Antes de escrever, a criança precisa de incrementar diversas outras atividades que contribuam para o processo de iniciação à escrita, tais como: pintar, desenhar, recortar, colar, modelar, entre outras não menos importantes. Assim, os alunos do 1.ºA da Escola Básica de Fundo de Vila foram convidados a construir as vogais através do manuseamento da plasticina e criando, desta feita, os ditongos já aprendidos, bem como alguns números e, consequentemente, algumas adições.

Feira do Livro Usado encanta os alunos do 1.º ciclo

No dia 24 de outubro, as turmas do 3.º ano da Escola Básica do Parque realizaram uma visita à Biblioteca Municipal, a fim de participarem na Feira do Livro Usado, um evento que tem como objetivo incentivar a leitura e a troca de experiências literárias entre as crianças.

Sons feitos de material reutilizado

Hoje, é dia de festa e de muita alegria,
O Dia da Música chegou com harmonia!
As notas dançam no céu e no chão,
Cada som é magia, cheio de emoção.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL