Durante o mês de março, a turma do 2º ano de Fundo de Vila teve uma experiência educativa e divertida com a realização de sementeiras. A atividade teve como objetivo ensinar as crianças sobre a importância da agricultura e da preservação da natureza.

Os alunos, acompanhados pela professora e com a colaboração da família, elaboraram os vasos, recorrendo à reutilização de latas, garrafas e garrafões de plástico, decorando-os ao seu gosto, com muita imaginação e criatividade. Escolheram, igualmente, as sementes e aprenderam sobre os cuidados necessários para o seu cultivo.

Com as mãos na terra, cada criança, juntamente com algumas mães, teve a oportunidade de plantar diversas sementes, entre elas, salsa, grão de bico, ervilhas, brócolos e alface, enquanto discutiam o ciclo de vida das plantas e a importância de uma alimentação saudável.

Os alunos adoraram a experiência, até porque alguns nunca tinham semeado uma semente e, agora, estão curiosos e ansiosos por assistirem ao crescimento das suas plantas.

Assim, a atividade não só promoveu uma aprendizagem sobre a natureza, como também incentivou o trabalho em equipa, a responsabilidade e o compromisso dos alunos face às suas plantações.

A atividade foi um sucesso, deixando a turma ansiosa por mais experiências práticas que os conectem com a natureza e que contribuam para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis. Assim, a EB1 de Fundo de Vila continua a apostar numa aprendizagem que permita aventuras cheias de vivência, sabor e cor. 

Aula de Higiene Postural anima alunos do 1.ºA

A turma do 1.ºA da Escola Básica do Parque teve uma aula bem especial!Uma das mães dos alunos, fisioterapeuta e especialista em Pilates, organizou uma atividade educativa sobre higiene postural, com informações essenciais e muito valiosas.

As crianças aprenderam, de forma divertida, sobre a importância de se manter uma postura correta ao sentar, caminhar e, até, ao carregar a mochila! Além disso, praticaram exercícios para fortalecer a consciência corporal.

Essa iniciativa reforça a importância da parceria entre as famílias e a escola na formação e no bem-estar dos alunos.

Juntos, construímos uma educação mais complete… para todos!

A professora Marisela Oliveira

 

No dia 6 de março, as turmas dos 1.º A e B, da Escola Básica do Parque, tiveram o privilégio de receber a escritora Beatriz, que trouxe a história "Super Miúdos como tu!" para uma sessão de leitura interativa.

Através de uma narrativa envolvente, os alunos conheceram os super miúdos e participaram, ativamente, na leitura. Além disso, a atividade ficou ainda mais especial com uma experiência prática: os alunos puderam explorar o conceito dos "feijões mágicos", tornando o momento imensamente divertido e educativo.

Foi uma experiência enriquecedora e mágica, deixando um brilho de entusiasmo nos pequenos leitores!

No dia 7 de março, as turmas do 1.º ano, da Escola Básica do Parque, embarcaram numa aventura ao ar livre, explorando os segredos do Parque do Rio Ul, no âmbito do projeto "Quantos parques há no parque?".

Com olhares curiosos e espírito de descoberta, os alunos observaram, de perto, a fauna e a flora do parque, identificando plantas, árvores e animais nos seus habitats naturais. Entre trilhos verdejantes e momentos de exploração, os alunos aprenderam sobre a importância da preservação da natureza e da biodiversidade.

Foi uma experiência inesquecível, na qual a aprendizagem aconteceu de forma divertida e interativa, despertando, nos pequenos exploradores, um novo olhar sobre o mundo natural!

Alunos da Escola Básica do Parque exploram a História, a Arte e a Criatividade

No dia 27 de fevereiro, os alunos do 1.ºA e do 1.ºB da Escola Básica do Parque realizaram uma visita educativa ao Museu do Papel, localizado em Paços de Brandão, e ao Museu de Lamas, situado na vila de Santa Maria de Lamas.

No Museu do Papel, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o património industrial e de explorar as memórias da História do papel, de forma interativa. A visita permitiu que os estudantes se envolvessem nos processos de fabrico e nas tradições papeleiras. No encerramento da atividade, os alunos participaram numa oficina especial, onde puderam produzir a sua própria folha de papel.

Já no Museu de Lamas, também conhecido como Museu da Cortiça, os alunos exploraram diversas coleções, incluindo Arte Sacra, Estatuária Portuguesa, Etnografia, Ciências Naturais e Esculturas em cortiça. Durante a visita, aprenderam, também, mais sobre o processo de transformação da cortiça. Para finalizar, participaram numa oficina criativa, onde usaram a imaginação para criar máscaras de Carnaval feitas de cortiça.

A visita proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora, combinando aprendizagem, criatividade e interatividade.

 

Professoras Marisela Oliveira e Vanessa Cruz

As turmas do 2.º ano da Escola Básica do Parque, no passado dia 6 de fevereiro, deslocaram-se à Escola Sede do Agrupamento Dr. Serafim leite, a fim de conhecerem um pouco do que se faz no Museu da História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

A partir desta visita, realizada numa carrinha estava estacionada dentro da escola, os alunos tiveram a oportunidade de ficar a saber um pouco mais sobre a vida das plantas. Até conseguiram ver as células de algumas destas plantas através dos fantásticos microscópios que existiam na mágica carrinha, transformada em laboratório.

Os alunos adoraram esta visita e nunca se esquecerão desta experiência!

No âmbito do estudo da História de Portugal, os alunos do 4.º ano da Escola Básica de Fundo de Vila visitaram o Castelo de Santa Maria da Feira, uma atividade educativa que prometeu enriquecer o conhecimento dos alunos sobre a História e a cultura da região.

A viagem foi efetuada no Vouguinha e, para alguns alunos, foi a primeira vez que andaram de comboio.  

O Castelo de Santa Maria da Feira é um dos mais bem preservados do país e oferece uma vista maravilhosa da cidade e arredores. Este foi, inicialmente, construído como ponto estratégico de defesa contra as invasões muçulmanas e, ao longo dos anos, foi passando por diversos melhoramentos e adições. A estrutura atual, que inclui uma imponente torre de menagem, uma muralha bem conservada e um pátio interior, é um excelente exemplo de arquitetura medieval militar.

A Escola Básica do Parque celebrou a “Semana dos Afetos”, dedicada à promoção de valores como a amizade, a empatia e o respeito entre os alunos.

Esta iniciativa incluiu diversas atividades lúdicas e educativas, como jogos cooperativos, momentos criativos, danças e leitura de histórias que abordavam temas relacionados como a amizade e o amor.

Para além disso, criou-se também o «Correio dos Afetos», atividade aberta a toda a comunidade educativa, na qual os alunos puderam criar cartões e mensagens de afeto com os amigos e familiares. Esta iniciativa visou, também, fortalecer laços entre alunos, pais, professores, avós, através da troca de correspondência e promoveu a escrita e a leitura, reforçando valores como o afeto e a amizade.

Foi uma semana em que os alunos aprenderam sobre a importância de reconhecer e expressar os seus sentimentos, cultivando um ambiente escolar mais acolhedor.

Alunos da Escola Básica do Parque visitam o Museu do Calçado e vivem uma experiência artística inspiradora

No passado dia 17 de janeiro, , os alunos das turmas do 1.ºA e do 1.ºB da Escola Básica do Parque tiveram a oportunidade de participar numa visita memorável ao Museu do Calçado, localizado em São João da Madeira.

A visita incluiu uma fascinante exposição intitulada "António, sem título", que proporcionou às crianças novos conhecimentos sobre um tema intimamente ligado ao seu concelho, bem como uma introdução à obra e trajetória deste grande artista. A visita guiada foi conduzida, de forma dinâmica e interativa, permitindo que os alunos adquirissem novos conhecimentos.

Além disso, os pequenos visitantes tiveram a oportunidade de despertar a sua imaginação e criatividade ao participarem numa atividade prática. Inspirados pelo ambiente artístico, criaram "asas para os pés", transformando materiais simples em obras de arte únicas e originais. Esta atividade lúdica não só estimulou o pensamento criativo, como também reforçou a ligação dos alunos ao tema explorado no museu.

A experiência no Museu do Calçado revelou-se uma jornada inesquecível, que uniu educação, arte e cultura, deixando as crianças entusiasmadas e mais conscientes sobre a relevância do património local.

No mês de janeiro, o "Cantar das Janeiras" serviu de mote para o encontro intergeracional entre os alunos do 1.º B da Escola de Fundo de Vila e os utentes do Lar S. Manuel.

Assim, numa tarde fria de inverno em que o sol raiou, deslocámo-nos a esta instituição com o propósito de proporcionar momentos de alegria e convívio àqueles que, carinhosamente, tratámos por “avós”. A nossa professora Isabel Silva, o professor Pedro Mergulhão e a assistente Rita conduziram-nos até lá, “equipados” a “preceito”, com as coroas de rei e as pandeiretas que ajudaram a fazer a festa. As nossas coroas brilhavam ao sol, fazendo-nos destacar entre os transeuntes que por nós passavam.

O momento foi emocionante! Alguns rostos “fechados” abriram-se, tendo participado connosco nos cânticos tradicionais, fazendo-se soar a voz de senhoras que identificaram o “Vamos cantar as Janeiras”, de Zeca Afonso. Seguiram-se outras canções tradicionais que o professor Pedro Mergulhão, à viola, desafiou para cantarmos. Houve, até, dança!...

No momento de diálogo, que também se proporcionou, alguns meninos fizeram, de modo espontâneo, algumas questões aos idosos. Seguiram-se momentos de verdadeiros abraços e a promessa de que havemos de lá voltar!

Agradecemos a todos e ao lar por nos ter proporcionado este momento que vamos recordar para sempre!

1.ºB_EB Fundo de Vila

Plano de Inovação em Movimento:

Assembleia Escolar Escolhe Melhorias para a Escola

A Escola Básica do Parque realizou, no dia 10 de janeiro, a sua primeira Assembleia Escolar, integrada no Plano de Inovação, a ser desenvolvido pelo 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite. Este evento pioneiro teve como objetivo promover a cidadania ativa, estimular a participação democrática dos alunos e envolver toda a comunidade educativa na tomada de decisões importantes para o bem-estar escolar.

O momento revelou-se um sucesso através da participação entusiástica dos alunos, que apresentaram propostas, debateram ideias e votaram nas medidas que consideraram mais relevantes para a melhoria da escola. A medida mais votada foi a colocação de relva sintética no campo de futebol, que os alunos defendem como essencial para a criação de um espaço mais seguro e confortável para as atividades desportivas.

Esta Assembleia reflete o compromisso com o desenvolvimento do Plano de Inovação, que visa dar mais protagonismo aos alunos e fomentar o trabalho colaborativo. É muito gratificante ver como as crianças participaram, com seriedade e criatividade, demonstrando uma maturidade surpreendente na escolha de prioridades.

Na biblioteca da escola,

O 3º.A gosta de estar,
De ouvir histórias e de ler,
Pesquisar, estudar e sonhar...

Em dezembro, lá fomos
Ouvir uma história de Natal:
Era um livro pop up 3D,
Uma coisa fenomenal!

Era uma história maravilhosa
Sobre a prenda do Pai Natal
Que tinha renas e um trenó
E uma casa para espreitar.

Para saberes mais sobre esta história,
Vais ter de a procurar,
“Uma prenda para o pai natal”
Com ilustrações de encantar!

3º.A, EB Fundo de Vila

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL