Entre os dias 19 e 23 de maio, decorreu, no Jardim de Infância do Parque, a Semana da Leitura, ao longo da qual foram desenvolvidas diversas atividades. Recebemos diversos pais, familiares, docentes que vieram contar histórias às crianças.

Assistimos, igualmente, a um teatro de fantoches dinamizado por docentes. Por outro lado, as crianças apresentaram e dramatizaram lengalengas (que apresentámos, também, aos colegas do 1.º ciclo) e trava-línguas, bem como diversas histórias e adivinhas que foram, também, exploradas. Foi uma semana repleta de atividades, mas que muito encantou e alegrou as crianças.

Um trabalho que conecta investigação, arte e tecnologia, envolvendo alunos e famílias numa experiência interdisciplinar.

Os alunos do 1.ºA da Escola Básica do Parque desenvolveram um projeto multidisciplinar sobre animais, que envolveu investigação, escrita, arte e tecnologia. Após pesquisarem diferentes espécies, escreveram no computador as principais características dos animais estudados.

Com a ajuda das famílias, criaram modelos em 3D, utilizando materiais de desperdício e promovendo a criatividade e a consciência ambiental. De seguida, os grupos apresentaram à turma os seus projetos, partilhando descobertas e criações.

O projeto culminou com a criação de um jogo educativo de pares, que desafia os jogadores a combinar cada animal com sua descrição correta. O jogo, pensado, especialmente, para assinalar o Dia da Criança, promove a fixação do conhecimento, de forma lúdica, e pode ser jogado em família, tornando a aprendizagem divertida e interativa.

A atividade destacou-se pela colaboração entre a escola e a família, além do envolvimento ativo dos alunos em diversas áreas do conhecimento.

Círculo de Aprendizagem |1.ºA EB do Parque | Professora Marisela Oliveira

Durante esta semana, decorreu, mais uma vez, na Torre da Oliva, a Feira da Ciência, um
evento dedicado à promoção do conhecimento científico.
A iniciativa contou com a participação dos alunos da Escola Básica do Parque, que tiveram a
oportunidade de visitar as diferentes exposições e projetos. Este evento proporcionou, sem
dúvida, um ambiente de aprendizagem interativo e estimulante, fortalecendo o interesse pela
ciência e incentivando a criatividade dos jovens.

Hoje, na sala de aula, decorreu a atividade "Superar Desafios: Lições para a Vida", dinamizada por uma Encarregada de Educação convidada.

Num ambiente de partilha e inspiração, a sessão destacou a importância da resiliência, da determinação e da superação de obstáculos. Foi um momento marcado por reflexões, histórias motivadoras e atividades práticas que incentivaram os alunos a identificar os seus próprios desafios e a pensar em estratégias para os enfrentar com confiança e uma atitude positiva.

Agradecemos, na senda desta iniciativa, a presença da Encarregada de Educação e a generosa partilha de saberes, que tanto enriqueceram esta atividade.

Atividade dinamizada no âmbito do Círculo de Aprendizagem:

1.º A da Escola Básica do Parque

Família é onde mora o amor

 

A minha casa é o meu lugar,
Onde gosto de brincar.
A Família junta é diversão,
É amor, é paz, é união!

A Família é tudo o que eu mais quero,
É o meu tesouro mais sincero.
Na nossa casa, com muito amor,
Somos
força com muito valor!

 

Dia Internacional da Família: alunos do 1.ºA da Escola Básica do Parque

 

Na Escola Básica de Fundo de Vila, a turma do 3.º B arregaçou as mangas, tendo construído um hotel para os insetos. Sabendo da importância dos mesmos no ecossistema, este espaço foi erguido perto da horta biológica, de forma a facilitar a polinização das plantas.

Percorrendo o recreio, com grande azáfama, recolheram-se diferentes materiais para a sua construção: folhas e pequenos galhos de árvores, pinhas, bugalhos, terra, ... A partir destes, seguiu-se a discussão e o planeamento da respetiva construção e foi assim que os brilhantes engenheiros de palmo e meio começaram a árdua, mas divertida tarefa!

Finalizado o hotel, faltava apenas abrilhantar este magnífico trabalho. Deste modo, com marcadores, tintas e pincéis, decoraram, alegremente, o hotel, através de originais ilustrações onde reinavam os insetos.

Esta foi, sem dúvida, uma tarde bem passada, com aquisição de aprendizagens significativas e em prol do nosso Planeta!

No dia 22 de maio, as turmas do 3.º ano, da Escola Básica do Parque, deslocaram-se a Aveiro, vivendo uma verdadeira aula ao ar livre. Os alunos viveram, assim, uma experiência inesquecível a partir da visita de estudo às salinas de Aveiro, seguida do almoço-piquenique, no Parque da cidade, e de um passeio de moliceiro pela ria, um dos ex-libris da cidade.

A visita começou com uma caminhada pelas tradicionais salinas, onde os alunos puderam aprender sobre o processo de extração do sal marinho, um dos produtos mais emblemáticos da região. Guiados por um técnico especializado, observaram como a água do mar é canalizada e evaporada nas salinas, dando origem aos cristais de sal. As crianças ficaram entusiasmadas, quando tocaram no sal acabado de colher, no moliço, assim como conheceram e provaram a salicórnia (uma erva que substitui o sal e que cresce nos terrenos próximos das salinas), ouvindo as histórias sobre o trabalho dos marnotos. Para além da produção do sal, as crianças observaram que as salinas são, também, um habitat artificial ligado a uma biodiversidade riquíssima, pois viram flamingos, os perna-longa e uma garça-real!

Após a visita às salinas, seguiu-se um almoço-convívio interturmas, no qual os alunos confraternizaram e reforçaram os laços entre colegas e professores. Posteriormente, realizaram um passeio relaxante num barco moliceiro pelas águas tranquilas da ria de Aveiro. Durante o percurso, os alunos ouviram curiosidades sobre a história da cidade, os usos antigos do moliço e as tradições ligadas à pesca e à vida na ria. Contando com as cores vibrantes dos barcos e a beleza natural envolvente, não faltaram sorrisos e fotografias para recordar este momento.

A atividade, promovida no âmbito das disciplinas de Estudo do Meio e Cidadania, teve como objetivo proporcionar uma aprendizagem mais rica e envolvente, sensibilizando os alunos para a importância da preservação do património natural e da cultural local.

Na verdade, estas saídas são fundamentais para complementar o que aprendem na sala de aula e para fortalecer o espírito de grupo. Foi, sem dúvida, uma aula muito importante, em contacto com a Natureza, e enriquecedora, ao nível de novas aprendizagens.

Professoras Paula Ferreira e Carla Paiva

Na noite de 17 de abril, a Casa da Criatividade foi palco de um espetáculo mágico protagonizado pelos alunos do 4.º ano, da Escola Básica do Parque, que apresentaram a peça musical "A Pequena Sereia", inspirada na obra de Hans Christian Andersen.

A encenação foi da responsabilidade da professora Ana Isabel Silva, que integrou na sua peça dança, representação e música, proporcionando ao público uma experiência artística diversificada e envolvente. O talento, a dedicação e o entusiasmo dos jovens artistas emocionaram familiares, amigos e restante comunidade, que encheram a sala, tendo aplaudido com alegria o resultado final.

Este espetáculo fez parte do Festival de Teatro, na sua 17.ª edição, uma iniciativa promovida pelo Espaço Aberto, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em parceria com a Câmara Municipal de São João da Madeira.

Mais do que um simples evento, "A Pequena Sereia" refletiu o trabalho conjunto entre alunos, encarregados de educação, auxiliares, docentes e equipa técnica da Casa da Criatividade, evidenciando a importância da educação literária e artística no desenvolvimento integral das crianças. A iniciativa permitiu, assim, aos participantes explorar, a partir de uma narrativa, a expressão corporal, vocal e emocional, num ambiente criativo e colaborativo.

A escola EB/JI do Parque encheu-se de cor, alegria e espírito festivo, no seguimento da comemoração da Páscoa, a partir da criação de uma variedade de peças artísticas, incluindo coelhinhos feitos com materiais reciclados, cestos decorados com técnicas de pintura e colagem, com a finalidade de levarem amêndoas ou ovos de Páscoa ou, simplesmente, decorar a escola, de modo fabuloso e artístico.

Cada sala de alunos participou, assim, com entusiasmo, dando asas à imaginação e trabalhando valores como a partilha, a sustentabilidade e o espírito colaborativo. Por outras palavras, esta iniciativa reforçou a importância da formação integral das crianças, deixando um rasto de boas memórias, em miúdos e graúdos, nesta Páscoa de 2025.

No dia 11 de abril, a escola EB/JI do Parque, em parceria com a Associação de Pais, promoveu a Feira da Primavera, um evento que celebrou a nova estação e que envolveu toda a comunidade escolar.

A feirinha contou com uma decoração com base em cores coloridas e enfeites alusivos à época, criando, assim, um ambiente festivo e acolhedor, tal como não faltaram delícias caseiras, como bolos, biscoitos, doces tradicionais e outras iguarias, que adoçaram, com certeza, o paladar de crianças e adultos.

A Feira da Primavera é uma tradição que promove a união da comunidade e traz alegria a todos, devido ao trabalho em equipa e à convivência saudável entre todos os intervenientes.

     No passado dia 21 de março de 2025, alguns alunos do 12.º F e de outras turmas, acompanhados pelos professores José Luís Jesus, Ângela Resende e António Pinto, realizaram uma visita de caráter técnico e cultural ao Porto de Leixões, em Matosinhos, e à Casa-Museu Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia. Esta atividade teve como principal objetivo aprofundar os seus conhecimentos sobre a importância económica do setor portuário e o valor do património artístico português.

     Durante a manhã, os alunos exploraram o Porto de Leixões, o maior porto artificial de Portugal e um dos mais relevantes da Península Ibérica. Visitaram, deste modo, o terminal de cruzeiros, o cais comercial e tiveram contacto direto com a grua Titan, um dos ícones históricos do porto, testemunho da evolução da engenharia portuária e do transporte marítimo, ao longo das décadas.

     Ademais, ficaram a conhecer o papel fundamental que o porto desempenha na economia nacional, sendo responsável por cerca de 25% do comércio marítimo internacional português, movimentando, anualmente, mais de 18 milhões de toneladas de mercadorias. Tomaram, igualmente, consciência do seu impacto na criação de emprego e no fomento do turismo regional.

     Durante a tarde, deslocaram-se à Casa-Museu Teixeira Lopes, construída em 1895, como residência e oficina do escultor António Teixeira Lopes. Apreciaram, assim, a arquitetura oitocentista do edifício, o pátio decorado e a escadaria interior, além das valiosas coleções de esculturas em bronze, mármore e gesso.

     Esta visita constituiu uma experiência enriquecedora, permitindo-lhes reforçar os conhecimentos adquiridos em contexto escolar e desenvolver uma compreensão mais alargada sobre a articulação entre a Economia, a História e a Cultura.

Durante o mês de março, a turma do 2º ano de Fundo de Vila teve uma experiência educativa e divertida com a realização de sementeiras. A atividade teve como objetivo ensinar as crianças sobre a importância da agricultura e da preservação da natureza.

Os alunos, acompanhados pela professora e com a colaboração da família, elaboraram os vasos, recorrendo à reutilização de latas, garrafas e garrafões de plástico, decorando-os ao seu gosto, com muita imaginação e criatividade. Escolheram, igualmente, as sementes e aprenderam sobre os cuidados necessários para o seu cultivo.

Com as mãos na terra, cada criança, juntamente com algumas mães, teve a oportunidade de plantar diversas sementes, entre elas, salsa, grão de bico, ervilhas, brócolos e alface, enquanto discutiam o ciclo de vida das plantas e a importância de uma alimentação saudável.

Os alunos adoraram a experiência, até porque alguns nunca tinham semeado uma semente e, agora, estão curiosos e ansiosos por assistirem ao crescimento das suas plantas.

Assim, a atividade não só promoveu uma aprendizagem sobre a natureza, como também incentivou o trabalho em equipa, a responsabilidade e o compromisso dos alunos face às suas plantações.

A atividade foi um sucesso, deixando a turma ansiosa por mais experiências práticas que os conectem com a natureza e que contribuam para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis. Assim, a EB1 de Fundo de Vila continua a apostar numa aprendizagem que permita aventuras cheias de vivência, sabor e cor. 

 
 
 

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