Durante o mês de março, a turma do 2º ano de Fundo de Vila teve uma experiência educativa e divertida com a realização de sementeiras. A atividade teve como objetivo ensinar as crianças sobre a importância da agricultura e da preservação da natureza.

Os alunos, acompanhados pela professora e com a colaboração da família, elaboraram os vasos, recorrendo à reutilização de latas, garrafas e garrafões de plástico, decorando-os ao seu gosto, com muita imaginação e criatividade. Escolheram, igualmente, as sementes e aprenderam sobre os cuidados necessários para o seu cultivo.

Com as mãos na terra, cada criança, juntamente com algumas mães, teve a oportunidade de plantar diversas sementes, entre elas, salsa, grão de bico, ervilhas, brócolos e alface, enquanto discutiam o ciclo de vida das plantas e a importância de uma alimentação saudável.

Os alunos adoraram a experiência, até porque alguns nunca tinham semeado uma semente e, agora, estão curiosos e ansiosos por assistirem ao crescimento das suas plantas.

Assim, a atividade não só promoveu uma aprendizagem sobre a natureza, como também incentivou o trabalho em equipa, a responsabilidade e o compromisso dos alunos face às suas plantações.

A atividade foi um sucesso, deixando a turma ansiosa por mais experiências práticas que os conectem com a natureza e que contribuam para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis. Assim, a EB1 de Fundo de Vila continua a apostar numa aprendizagem que permita aventuras cheias de vivência, sabor e cor. 

     No dia 25 de março, os alunos participaram na conferência "Energia poupa energia, dá mais ao planeta!", dinamizada pela Dr.ª Isa, da DECO, na Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite. Esta iniciativa decorreu no âmbito do Projeto Educativo Municipal (PEM) e teve como objetivo sensibilizar os jovens para a importância da eficiência energética e da sustentabilidade.

       A atividade permitiu aos alunos desenvolver aprendizagens no domínio Energia, integrado na disciplina de Físico-Química, abordando temas como o consumo consciente, as fontes de energia e o impacto ambiental das nossas escolhas diárias.

        A partir de informações claras e exemplos práticos, os alunos refletiram sobre como podem contribuir para um futuro mais sustentável, adotando hábitos que reduzirão o desperdício energético, promovendo, assim, um maior equilíbrio ambiental. Afinal, as pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença e, na senda deste pensamento, esta conferência reforçou a importância de se poupar energia para dar mais ao planeta! 

  Na manhã do dia 29 de março de 2025, a Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite proporcionou uma experiência inesquecível aos seus alunos, professores, encarregados de educação e restante comunidade escolar. Entre as 9h30 e as 11h30, o campo de jogos da escola transformou-se num verdadeiro observatório, a céu aberto, para que fosse possível assistir ao eclipse parcial do Sol.

      O evento astronómico atingiu o seu auge às 10h37, quando cerca de 30% do disco solar ficou coberto pela Lua. A observação do fenómeno despertou um vasto entusiasmo nos presentes, que puderam acompanhar este espetáculo natural, de forma segura, com os devidos equipamentos de proteção visual. Para esta concretização, fez-se uso do telescópio da escola, permitindo uma observação ainda mais detalhada do fenómeno.

      A sessão contou com a participação de professores das diversas disciplinas, que aproveitaram a ocasião para contextualizar, cientificamente, o eclipse, explicando os seus efeitos e a sua importância para a Astronomia. O evento contou, ainda, com a presença da Vereadora da Educação, da Câmara Municipal de S. João da Madeira, sublinhando a relevância da iniciativa para a comunidade local.

      Ademais, a atividade reforçou o interesse dos alunos pela ciência e pelo universo, promovendo a curiosidade e o espírito crítico, através da observação direta de um fenómeno natural raro. Momentos como este demonstram a efetiva importância da escola na construção do conhecimento e no incentivo à exploração do mundo que nos rodeia.

   O Dia do Pai foi vivenciado, no Jardim de Infância do Parque, através de histórias, conversas emotivas e animadas em torno de episódios entre pais e filhos, essa figura tão importante na nossa vida. 

        Em diálogo, combinaram-se as lembranças que as crianças desejavam fazer para o pai, tendo-se criado lindos quadros com as fotos dos meninos e um calendário para ajudar na organização da agenda do pai.

        Esta foi, sem dúvida, uma atividade que envolveu, com entusiasmo, as crianças, tendo possibilitado a partilha do trabalho desenvolvido e valorizando-se, desta feira, o papel da família na vida da criança.

    A Câmara Municipal de S. João da Madeira, no âmbito do Projeto Educativo Municipal (PEM), promoveu a atividade "Compras bem, mas não sabes a quem?", dinamizada pela DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. A iniciativa teve lugar no auditório do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite e contou com a presença dos alunos das turmas dos 8.ºB e C e de alguns professores.

        A sessão foi conduzida pela Dr.ª Isa, especialista na defesa do consumidor da DECO, que abordou questões essenciais sobre os direitos e deveres dos consumidores. Entre os temas discutidos, destacaram-se a importância de um consumo informado e sustentável, as práticas comerciais desleais e os mecanismos de reclamação disponíveis para os consumidores.

        A interação com os participantes foi um dos pontos altos da atividade, com várias perguntas e partilha de experiências reais. Os alunos mostraram grande interesse pelos temas abordados, reconhecendo a relevância do conhecimento sobre os seus direitos, no dia a dia.

        Esta ação visa dotar os jovens de ferramentas e de conhecimentos fundamentais para a sua cidadania ativa e consciente. A dinamização deste tipo de iniciativas reforça a importância da educação para o consumo responsável e a necessidade de se sensibilizar a comunidade para uma escolha mais informada e eticamente sustentável.

Jovens serafinenses assumem, em nome do «Parlamento dos Jovens», 

uma Missão em torno das Novas Tecnologias

Primeiros Passos

Após os trâmites iniciais subjacentes a este programa nacional, lançado pela Assembleia da República, que contou com a respetiva divulgação no Agrupamento, com a constituição da Comissão Eleitoral Escolar (na qual se destacaram as deputadas Isabela Mateus, no Ensino Básico, e Rita Almeida, no Ensino Secundário), com a inscrição das listas candidatas e a entrega do programa eleitoral, chegava o dia 20 de dezembro que assinalava mais uma das etapas do «Parlamento dos Jovens», um projeto já tão querido no Agrupamento e que, mais uma vez, permitiu que os nossos jovens deputados alcançassem meritórios prémios e o reconhecimento pessoal e da instituição que representam, ao nível nacional e à escala europeia, através do projeto «Euroscola». 

No dia 7 de março, os alunos do 12.ºF, dos cursos de TEAC e TGPSI, acompanhados pelas professoras de Português e de Área de Integração, Ana Guimarães e Clara Alves, tiveram a oportunidade de viajar no tempo ao visitarem o Museu da Chapelaria, em São João da Madeira, aprofundando conhecimentos sobre a indústria chapeleira, em Portugal.

Através de uma visita guiada realizada pela Rosa Silva, descobrimos a importância desta indústria para a região e para o país. Desde máquinas antigas até aos materiais nobres, como o feltro de lã e a pele de coelho, pudemos perceber a evolução do fabrico de chapéus, ao longo dos anos.

Um dos momentos mais marcantes foi a demonstração, ao vivo, do processo de fabrico de um chapéu, que nos fez valorizar, ainda mais, o trabalho dos antigos operários e as suas dificuldades diárias e proceder à comparação com os tempos atuais.

Esta experiência foi enriquecedora e permitiu-nos conhecer melhor a história industrial de Portugal e, concretamente, de S. João da Madeira.

#MuseudaChapelaria #HistóriaIndustrial #VisitaDeEstudo #AprenderFazendo #12F

Aula de Higiene Postural anima alunos do 1.ºA

A turma do 1.ºA da Escola Básica do Parque teve uma aula bem especial!Uma das mães dos alunos, fisioterapeuta e especialista em Pilates, organizou uma atividade educativa sobre higiene postural, com informações essenciais e muito valiosas.

As crianças aprenderam, de forma divertida, sobre a importância de se manter uma postura correta ao sentar, caminhar e, até, ao carregar a mochila! Além disso, praticaram exercícios para fortalecer a consciência corporal.

Essa iniciativa reforça a importância da parceria entre as famílias e a escola na formação e no bem-estar dos alunos.

Juntos, construímos uma educação mais complete… para todos!

A professora Marisela Oliveira

 

No passado dia 17 de março, todas as turmas do 12.º ano, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, realizaram uma visita de estudo ao Real Edifício de Mafra, mais conhecido por Palácio de Mafra, no âmbito da lecionação do romance «Memorial do Convento», de José Saramago. Primeiramente, visitou-se o Palácio, situado no Alto da Vela. Lamentavelmente, não foi possível visitar a Basílica, já que estavam a decorrer obras de restauro e conservação.

Para compensar esta condicionante, foi possível visitar outra área restrita ao público: as celas dos frades franciscanos e a ala da enfermaria. A visita ao palácio facilitou a compreensão da obra, nomeadamente, as vivências na corte, os hábitos e as excentricidades, a megalomania e a vaidade do rei D. João V.

Paralelamente, percebeu-se como a massa popular e anónima, que construiu o Convento de Mafra (cerca de 50 mil homens), viveu na Ilha da Madeira e sofreu com a falta de condições de trabalho, pagando, até, com a própria vida.

No que respeita ao interior do palácio, destaca-se o seu estado de conservação e, entre todos os aposentos visitados, realça-se a sala do Trono pela sua simetria, perspetiva, acústica e imponência, assim como as salas da música, da caça e, evidentemente, a grandiosa biblioteca.

Por volta das quinze horas, assistiu-se à peça, com um título homónimo ao da obra, no Auditório Municipal Beatriz Costa, dada a impossibilidade de realização da mesma no espaço do palácio, devido às obras acima mencionadas. Deste modo, os alunos ficaram com uma visão global, a partir da versatilidade dos atores, que encarnaram as diferentes personagens da obra. Além disso, é de realçar a mestria no cruzamento das linhas de ação e da mudança de cenário.

O regresso a casa foi alegre e bem-disposto. Esta visita de estudo permitiu um alargamento dos horizontes culturais dos alunos e o convívio entre professores e alunos. Foi, sem dúvida, um dia enriquecedor que ficará, para sempre, gravado nas nossas memórias.

                Todos os anos, o International Day of Mathematics (IDM), da União Matemática Internacional, desafia as escolas a envolverem os seus alunos na descoberta das ligações que a Matemática tem com a realidade.

                Este ano, o desafio foi refletir sobre as conexões que existem entre a Matemática, a Arte e Criatividade. Como é referido no site do IDM, “Usar a Matemática nas Artes abre portas para novas ideias e para criações bonitas e cativantes.”(https://www.idm314.org/).

                Assim, os alunos do AESL foram convidados a participar, através da decoração de pequenos mosaicos, nos quais apresentaram as suas produções artísticas. Cada aluno foi livre de imaginar e de criar o seu mosaico, contribuindo para a construção de um painel exposto no polivalente da escola sede, deliciando o olhar de toda a comunidade educativa com esta instalação artística.

                O resultado final foi maravilhoso e, sem dúvida, a Matemática abriu portas à imaginação e libertou a criatividade de cada aluno, com um resultado que não foi indiferente ao olhar de todos.

                Ser professor de Matemática é isto mesmo. Partimos de hipóteses que conhecemos ou sonhamos, conjeturamos o que, ainda, não foi feito e lançamo-nos a cada problema com o sonho de o tornar na solução mais interessante para os nossos alunos e que constitua um deleite para toda a comunidade educativa.

                Parabéns a todos os alunos por terem contribuído para o sucesso desta atividade!

Os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite que se preparam para realizar estágios internacionais, no âmbito do Projeto Erasmus+ 2024-1-PT01-KA121-VET-000201920, participaram, recentemente, numa sessão de formação em Primeiros Socorros. A iniciativa, dinamizada pelas enfermeiras Mariana Dias e Catarina Quaresma e organizada pela professora Paula Regina, teve como objetivo dotar os alunos de competências essenciais para lidar com situações de emergência, durante a sua experiência no estrangeiro.

Estes jovens, provenientes dos Cursos Profissionais de Audiovisuais, Mecatrónica, Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, Eletrónica, Automação e Comando e Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, terão a oportunidade de aplicar e aprofundar os seus conhecimentos em ambientes de trabalho reais, ao nível internacional.

A formação abordou temas essenciais como técnicas de primeiros socorros, manobras de desobstrução das vias respiratórias, tratamento de ferimentos e atuação em casos de emergência médica. Esta preparação é fundamental para garantir a segurança dos alunos e aumentar a sua confiança, durante a sua experiência noutros países.

Para complementar esta preparação, na próxima semana, terá lugar uma nova sessão, focada, exclusivamente, no Suporte Básico de Vida, dinamizada pela professora Paula Regina. Esta formação reforçará as competências dos alunos na resposta a emergências, garantindo que estão aptos a atuar, de forma rápida e eficaz, em situações críticas.

Através destas iniciativas, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite continua a apostar na formação integral dos seus alunos, proporcionando-lhes ferramentas que fortaleçam não apenas a sua preparação técnica, mas também a sua segurança e responsabilidade além-fronteiras.

Os alunos das turmas B e C, do 8.º ano, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, tiveram a oportunidade de assistir ao filme-documentário "Energia Nuclear, Já", no cinema do Centro Comercial «8º Avenida», em S. João da Madeira. A atividade foi organizada pela professora Manuela Correia, no âmbito da disciplina de Físico-Química, e contou com o acompanhamento das professoras Susana Melo e Renata Marques. 

O documentário aborda questões cruciais da atualidade, como os prós e os contras das diversas formas de energia renováveis e não renováveis, os impactos das alterações climáticas e as desigualdades sociais associadas ao acesso à energia. Durante a sessão, os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância da transição energética e as consequências das escolhas energéticas para o futuro do planeta. 

Após a exibição do filme, os estudantes participarão numa discussão orientada pelos docentes, onde poderão expressar as suas opiniões e questionamentos sobre o tema. A iniciativa revelou-se uma experiência enriquecedora, promovendo o pensamento crítico e a consciência ambiental entre os jovens.

 
 
 

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