No dia 17 de outubro, pelas 18 horas, ocorreu, na Torre da Oliva, a sessão inaugural do 12.º Encontro Internacional de Ilustração, organizado pela Junta de Freguesia de S. João da Madeira. A sessão foi conduzida pela Senhora Presidente da Junta e contou com as presenças da Senhora Vereadora da Educação e da Senhora Presidente da Assembleia Municipal. Estiveram ainda presentes os ilustradores selecionados no concurso para ilustradores e outros responsáveis pelas diferentes oficinas, conferências e workshops, bem como representantes dos agrupamentos da cidade, pais e alunos.

Carlos Marques

O teatro é a vida. Não, não é, mas também é, e ainda bem. Convinha aqui antes um título pedante em latim, do género Homo sum humani a me nihil alienum puto, mas sejamos austeros na exibição intelectualóide.

Nem é preciso regressar aos gregos para caucionar qualquer argumento favorável. Desde sempre a Serafim Leite teve teatro. Desde os tempos da Escola Industrial e suas récitas, passando pela Secundária Número 1 e seus saraus, até aos tempos actuais com dois grupos de teatro. E se fossem 20, melhor seria.

Realizou-se, no dia 16 de outubro, no auditório do CMI, uma sessão de apresentação do projeto "Earth from Space", coordenado pelo professor Marco Vasconcelos. Este projeto irá dar aos alunos da nossa escola a oportunidade de colocar algumas questões, via rádio, aos astronautas que permanecem na Estação Espacial Internacional (EAI).

Carlos Marques

A FREIMA não é um filme. É um powerpoint simples e despretensioso, elaborado por dois antigos alunos da Serafim Leite, o Diogo e o Marcelo, e exibido por ocasião das Comemorações do Dia Município de S. João da Madeira, a 11 outubro, nos Paços da Cultura. Os sanjoanenses foram, neste dia, convidados a celebrar a sua história com as escolas do concelho em diversas actividades.

No princípio era uma sala de estar, onde dois avós, com um saber de experiência feito, uma neta curiosa e uma empregada metediça desfiavam memórias da terra onde nasceram: São João da Madeira. A neta precisava de fazer um trabalho para a escola, mas faltava-lhe matéria. Os avós ajudavam (os avós ajudam sempre)… e o palco também.

Dina Sarabando

Luís Pereira

No âmbito da iniciativa inserida no “Projeto Educativo Municipal”, “Celebrar a Nossa História”, com o intuito de se comemorar o dia em que, há 93 anos, a cidade de S. João da Madeira foi elevada a município, e procurando-se, sobretudo, que pequenos e graúdos tomassem consciência da importância e do significado deste dia, o nosso histórico Agrupamento e, em seu nome, eu mesma, enquanto coordenadora deste projeto, abracei mais este desafio, com arranque no ano letivo transato. Nessa sequência, foram apresentadas por mim, em reunião no Fórum Municipal, as atividades propostas e, posteriormente, desenvolvidas e apresentadas ao grande público, ontem, dia 11 de outubro de 2019.

Este ano, os alunos do 4º ano da Escola Básica do Parque, tiveram uma visita especial. Recebemos as voluntárias da Ani São João no Dia do Animal, que nos vieram alertar para a problemática do abandono animal, fazendo uma sensibilização para a adoção e importância do voluntariado.

Por: Cristiano Paulino

Hoje, dia 30 de setembro, fomos à Viarco. Fomos ver como são fabricados os lápis de desenho e os lápis de cor. Primeiro, para fabricar os lápis de desenho, temos que misturar três ingredientes (argila, grafite e água), a seguir, a mistura vai para a estufa durante duas semanas. Depois desse tempo, é triturado em pedaços mais pequenos, depois unem com água os pedaços mais pequenos e torna-se um pau de grafite.

Para assinalar a Semana da Mobilidade as crianças do Pré Escolar da EB de Fundo Vila, este ano nas instalações da SL2, elaboraram um carro em cartolina e saíram à rua para simbolizar o dia dos carros não poluentes. Vieram até à escola sede e juntaram-se aos colegas mais velhos na tarefa de limpar os jardins e pátios. Assim unidos pelo Ambiente ajudaram a arrancar as ervas daninhas no jardim.

Bandeira Verde Eco-Escolas a meia haste e muita ação!

Durante o dia 27 de setembro, sexta-feira, foram-se multiplicando os grupos de alunos e professores que na Serafim Leite resolveram participar numa ação com o lema “Uma Escola mais limpa, um Planeta melhor” associando-se assim à Mobilização Global pelo Clima. A proposta foi feita à comunidade escolar pelas coordenadoras dos projetos Eco_Escolas e Escolas Amigas dos Direitos Humanos e o impacto superou as expectativas.

Alunos do AESL em fábricas e instituições sanjoanenses.

Durante as duas primeiras semanas de aulas, todos os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite foram convidados a conhecer melhor a Terra em que vivem e ou estudam: S. João da Madeira. Assim, mediante um calendário pré-estabelecido, os alunos, acompanhados sempre por dois ou mais docentes, tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Arte, o Museu de Chapelaria, o Museu do Sapato e várias fábricas e instituições enquadradas no projeto do Turismo Industrial.