Somos um grupo de 3 alunos do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI), edição 2015’18, Daniel Moreira, Diogo Sousa e o Filipe Silva, da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, que num dia de chuva, teve a brilhante ideia de criar uma máquina para aluguer/venda de guarda-chuvas.

Com esta atividade/desafio pretende-se captar variadas sensibilidades e perspetivas sobre a “Matemática”.
Para muitos a “Matemática” é tudo, enquanto para outros pode ser uma valente dor de cabeça, no entanto, reunir diferentes visões e testemunhos pode ser uma mais-valia para todos os que participarem e para os que tiverem o privilégio de apreciar os trabalhos apresentados.

No dia 1 de outubro, a turma do 4º ano decorou uma mesa com produtos de outono trazidos de casa pelos alunos.
Os alunos e a professora, com a colaboração dos pais, trouxeram: romãs, cabaças, chuchus, abóboras, tomates, uvas, compotas, um ramo de castanheiro cheio de ouriços, maçãs verdes, vermelhas e amarelas; peras, milho, maracujás, marmelos, figos, diospiros, doce de tomate, feijão verde, pimentos vermelhos e verdes...

Por Diana Familiar -  Labor- 13 Setembro, 2018

“Parede cedeu numa das oficinas” e o arranjo poderá custar “milhares de euros”, contou a diretora ao labor.
O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite começa mais um ano letivo dentro de poucos dias sem saber quando é que começa a requalificação do seu edifício que está a chegar aos 60 anos.

O Clube Europeu "AESL e a Europa", a Biblioteca Escolar e a Equipa Erasmus+, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, realizaram, no passado dia 19 de julho, nos Paços da Cultura, mais uma mesa-redonda, este ano, subordinada ao tema "Pela Proteção e Valorização do Património: O Passado, o Presente e o Futuro". O encontro subdividiu-se em dois painéis: o primeiro com os convidados António Nuno Rosmaninho Rolo, docente na Universidade de Aveiro e Suzana Menezes, chefe de Divisão de Cultura, no Município de São João da Madeira; o segundo, com a presença de professores e alunos que participaram na mobilidade do Projeto Erasmus+, em Espanha (Málaga), Irlanda (Cork) e Itália (Rimini).

A Assembleia Municipal Jovem é um projeto recente proposto pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, que arrancou neste ano letivo, contando com o trabalho desenvolvido por todos os agrupamentos sanjoanenses em prol da política e da formação cívica. Nesse sentido, após as duas sessões efetuadas (dias 21 de março e 6 de junho), que culminou com decisões importantíssimas, sugeridas pelos jovens de S. João da Madeira, em benefício da sua cidade, todos os envolvidos, deputados e coordenadores, foram presenteados com uma viagem de dois dias a Lisboa e Peniche, circunstância que ocorreu nos dias 28 e 29 de junho.

A 9.ª edição concurso "Conta-nos uma história!", promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE), categoria Pré-Escolar, formato vídeo, teve como vencedores dois trabalhos de jardins-de-infância do nosso Agrupamento:
No dia 27 de junho, uma representação dos dois grupos de crianças vencedoras do concurso, rumaram a Lisboa para a entrega dos dois prémios.

No passado dia 6 de junho, os deputados municipais do nosso agrupamento foram chamados para mais uma Assembleia Municipal Jovem, a fim de defenderem os interesses de S. João da Madeira, enquanto construtores do amanhã, procurando o desenvolvimento da sua cidade, na senda da temática deste ano: “Eu e os Outros (na minha escola e na minha cidade)”.

Nos pretéritos dias 14 e 15 de maio, teve lugar a Sessão Nacional do programa “Euroscola”, inserido no projeto “Parlamento dos Jovens”, na qual o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite representou, mais uma vez, a partir da vitória alcançada, no dia 14 de março, o Círculo Eleitoral de Aveiro. Esta missão parlamentar foi levada a cabo pelos deputados Isa Soares e Francisco Gomes, do 11.º A, tendo sido acompanhados pela coordenadora do projeto, Dina Sarabando.

A equipa de natação do desporto escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite obteve excelentes resultados nos campeonatos Regionais Iniciados Norte do Desporto Escolar, que decorreram em Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira.
O aluno Ricardo Mendes, com uma prestação notável, sagrou-se Campeão Regional em três provas: 100m bruços, 100m livres e 100m estilos.