Com esta atividade/desafio pretende-se captar variadas sensibilidades e perspetivas sobre a “Matemática”.
Para muitos a “Matemática” é tudo, enquanto para outros pode ser uma valente dor de cabeça, no entanto, reunir diferentes visões e testemunhos pode ser uma mais-valia para todos os que participarem e para os que tiverem o privilégio de apreciar os trabalhos apresentados.

O grupo de Matemática aceitou o convite para participar no 5.º concurso de Decoração de Natal Inter – Escolas, promovido pela associação sem fins lucrativos, Make-A- Wish, tendo como primeiro objetivo a angariação de fundos, com a compra de uma estrela, ajudando, assim, a dar vida a desejos de crianças e jovens com problemas graves de saúde.

A Companhia Profissional de Teatro "Educa!" veio à Escola com a peça "Matematix", atividade inserida no plano de atividades do grupo de professores de Matemática. As sessões, num total de seis, desenvolveram-se no Centro Multidisciplinar Interativo da escola, nos passados dias 4 e 5 de dezembro.

No passado dia 30 de setembro 6 alunos - Jéssica Santos e Nádia Santos do 6.ºB, Tiago Andrade do 7.ºA, Mafalda Silva do 7.ºB, Marta Silva do 9.ºB e Roberta Resende do 11.ºA - representantes do Projeto Eco Escolas foram, juntamente com a professora coordenadora deste projeto (Prof. Cristina Tavares), a Aveiro, participar no 20º aniversário do “Dia das Bandeiras Verdes” e receber o segundo galardão da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite (EBSSL).

Muitas e diversificadas foram as atividades realizadas ao longo dos dois "Dias abertos" , algumas delas já reportadas em textos anteriores. Para que os leitores possam localizar melhor os textos e as fotos respeitantes a algumas delas, aqui deixamos informação sobre três atividades distintas: Eco escolas, Ciências e Mandarim. Clique em "continuar" e poderá também ver as fotos da autoria dos alunos do Curso Técnico Profissional de Audiovisuais.

Foi com entusiasmo que, pelo terceiro ano consecutivo, os professores de Matemática, em colaboração com os seus colegas de Português e de Ciências Naturais, no âmbito das atividades dos Dias Abertos, levaram a cabo um Peddy Paper, destinado a alunos do 4.º ano das Escolas Básicas do Agrupamento. Depois do trabalho prévio de preparação, o resultado final foi um sucesso!

Na tarde do dia 22 de abril, vários membros da comunidade educativa (Professores, Alunos, Pais / Encarregados de Educação e Funcionários) participaram num workshop de construção de pufs recorrendo a vários materiais recicláveis.

A atividade que realizamos foi organizada pelas professoras de Biologia e Geologia, teve lugar no laboratório desta disciplina, e tinha como objetivo dar a conhecer aos alunos do 3º Ano das escolas pertencentes ao nosso agrupamento algumas das atividades que se realizam nas aulas de Biologia e Geologia.

Como já vem sendo habitual, os professores de Matemática dinamizaram, com os seus alunos, uma atividade para registar a efeméride que se celebra a 14 de março: o dia do PI.

Este ano foi pedido aos alunos, dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e aos alunos da turma do 10.º ano (Curso Profissional Técnico de Design Gráfico) que desenhassem e decorassem um algarismo constante das casas decimais do número ?. Foram muitos os alunos que, com criatividade e imaginação, responderam afirmativamente à tarefa proposta.

"Mens sana in copore sano" foi a máxima latina retirada da Sátira X do poeta latino Juvenal, que serviu de suporte à palestra realizada pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais (DMCE) do nosso Agrupamento. Como explicou, logo no início, o Prof. Pedro Gual, que organizou o evento em conjunto com a Profª Elisabete dos Inocentes, a palestra incidiria mais sobre o tema "mente sã"; o "corpo são" ficaria a cargo de cada um dos presentes. Para isso, promotores tomaram a iniciativa de fazer uma recolha de folhetos de instituições sanjoanenses onde se pode cuidar do corpo: ginásios, clubes, associações...

Os professores de Matemática, em colaboração com os professores do 4.º ano das escolas de Fundo de Vila e do Parque, no âmbito das atividades dos Dias Abertos, levaram a cabo um Peddy Paper. Depois de trabalho prévio de preparação, o resultado final foi um sucesso!

No dia 14 de março, no âmbito das comemorações anuais do dia do PI, os docentes de Matemática da Serafim Leite, à semelhança de anos anteriores, desenvolveram uma atividade diferente com os seus alunos no sentido de registarem a efeméride.