Eco: recordação, vestígio, memória... A peça de teatro que os Serafins levaram ao palco, no passado dia 11 de outubro, fez ecoar na Casa da Criatividade situações e personagens que fazem parte da memória coletiva desta cidade que foi concelho há 94 anos.

No princípio era uma sala de estar, onde dois avós, com um saber de experiência feito, uma neta curiosa e uma empregada metediça desfiavam memórias da terra onde nasceram: São João da Madeira. A neta precisava de fazer um trabalho para a escola, mas faltava-lhe matéria. Os avós ajudavam (os avós ajudam sempre)… e o palco também.

Maria de Lurdes Gual

Terminado mais um longo, árduo mas gratificante ano de trabalho, apraz-me, na qualidade de coordenadora do Grupo de Teatro “Serafins”, enaltecer a prestação do elenco e de toda a equipa que com ele colaborou sempre com os olhos postos na apresentação final do projeto, a peça “Os P’s da Vida”, que representou o Agrupamento no XIII Festival de Teatro de S. João da Madeira. Neste sentido, destaco a colaboração das professoras Manuela Pinto e Teresa Margarida, como assistentes de palco, dos professores Sónia Araújo, Celeste Cerqueira e Marco Vasconcelos na cenografia, do professor Pedro Gual no som e imagem e da Filipa Gual, ex-aluna da escola e elemento do elenco, nas coreografias.


No dia 29 de abril, subiu ao palco da Casa da Criatividade a peça de teatro “Depois de ti”, da responsabilidade do grupo de Teatro “Os Serafins”. Antes da abertura do pano, um vasto grupo de mulheres - assistentes, professoras, mães de alunos… - executou uma coreografia a toda a largura do palco, evocando o papel da mulher na sociedade.

O grupo de teatro “Os Serafins” apresentou, no dia 23 de abril, o seu espetáculo no Festival de Teatro de S. João da Madeira, este ano na sua décima edição. A peça dos nossos “Serafins” chamava-se “Lado a lado” e foi reposta ainda em duas outras sessões, no dia 7 de maio.

O Grupo de Teatro “Serafins” marcou presença no espetáculo de solidariedade, intitulado “O Natal nos 6 Continentes”, que decorreu no passado dia 16 de janeiro, na Casa da Criatividade, e reverteu a favor da CERCI de S. João da Madeira.

Era uma vez um reino longínquo e desparecido. Chamava-se Atlântida. Da sua origem e da sua existência nada se sabe. Platão refere-se a ele nos diálogos de Timeu e Crítias, baseado em escritos de Sólon. Tratar-se-ia de uma civilização existente para lá das colunas de Hércules (Estreito de Gibraltar), entretanto desparecida por ação de um castigo divino, ou de uma catástrofe natural, ou da conjugação de ambos.

Para viajar basta abrir a alma e querer abraçar todos os caminhos do mundo. Sós ou acompanhados, lendo ou sonhando, provando novos sabores, conhecendo novas gentes, descobrindo horizontes longínquos... viajar é sempre um desafio! Ainda assim, ninguém deve esquecer que a maior viagem que o ser humano pode realizar é ao interior de si mesmo. (Folheto de apresentação).

 

Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo de Teatro “Os Serafins” marcou presença no workshop de teatro, que decorreu, no dia 4 de novembro, no auditório dos Paços da Cultura. Esta iniciativa, integrada no Projeto Educativo Municipal, foi, uma vez mais, dinamizada por Andrea Gabilondo.

Terminou o V Festival de Teatro de S. João da Madeira. O seu último acto foi a peça “Um, ninguém e cem mil “, um monólogo brilhantemente interpretado pelo actor Virgílio Castelo, na noite do passado dia 15 de Maio.

"Acredito na força das palavras. Acredito que elas podem sobreviver quando o silêncio se impõe e nada mais parece fazer sentido.
Vivemos de palavras. São elas que nos conduzem, que nos subjugam, que nos libertam. Quando queremos, elas voam e são o espelho da alma e da acção. Escritas ou ditas, elas nunca perdem a magia. Quem melhor do que o actor para as dizer com o fulgor da voz, o arrebatamento do corpo e o fervor da alma."

Maria de Lurdes Gual, Coordenadora do grupo de teatro “Os Serafins”

Blogue da Biblioteca Escolar

  • Ulisses na campanha Miúdos a Votos

    Mar 2, 2021

    Ulisses na campanha Miúdos a Votos O Bruno, o Leandro e a Leonor, do 8.ºC, estão a fazer campanha pelo livro “Ulisses” de Maria Alberta Meneres. Para estes alunos, “Ulisses” é o livro mais fixe! Se concordas com eles, vota em “Ulisses” de Maria Alberta Menéres!

    Read more...
  • Vota A Lua de Joana – Miúdos a Votos

    Feb 25, 2021

    Vota A Lua de Joana – Miúdos a Votos A campanha do Miúdos a Votos continua! A Maria Gomes e a Ana Matos, do 8.ºC, fazem campanha pelo livro “A Lua de Joana” de Maria Teresa Maia Gonzalez. Os cartazes já andam a circular! A Maria e a Ana[…]

    Read more...
  • Vote no concurso “Poster D-Noses”

    Feb 25, 2021

    D-Noses é um projeto internacional que visa contribuir para que sejam encontradas soluções para o problema da poluição provocada por odores. Os nossos alunos elaboraram cartazes para este concurso que estão agora a votação. Para votar nas propostas em concurso[…]

    Read more...
  • Campanha Miúdos a Votos

    Feb 23, 2021

    Campanha Miúdos a Votos Começou a campanha de apoio aos candidatos para a votação nos livros mais fixes! O primeiro candidato – “Harry Potter e o Cálice de Fogo” de J.K. Rowling já tem a campanha no ar!A Inês Costa e a Sara Bilhoto,[…]

    Read more...
  • Dia Internacional da Língua Materna

    Feb 22, 2021

    Dia Internacional da Língua Materna Hoje comemora-se o Dia Internacional da Língua Materna. O tema deste ano é “Fomentar o multilinguismo para a inclusão na educação e na sociedade”. “Através deste dia, pretende-se sublinhar a importância e as vantagens da diversidade cultural e linguística em[…]

    Read more...

Memórias da Serafim

  • O estado das obras: 5 de março de 2021, 13.32.

    Mar 5, 2021

    https://onedrive.live.com/?cid=59F0C5A02C11956D&id=59F0C5A02C11956D%21126987&parId=59F0C5A02C11956D%214539&o=OneUp É certo que isto não faz parte da história. Mas vai fazer e é desde já.

    Read more...
  • Algumas panorâmicas

    Mar 5, 2021

    Algumas panorâmicas Com jpeg, apenas, por incapacidade de receção, e ineficiente correção ortogonal por demérito do operador de photophop.

    Read more...
  • Parlamento dos jovens: a República

    Mar 5, 2021

    Parlamento dos jovens: a República Primeiro ano de participação no projeto nacional «Parlamento dos Jovens», sob a coordenação de Dina Sarabando e Lúcia Sousa, coroado de glórias, ao nível dos Ensinos Básico e Secundário… – Vitória do Agrupamento na Sessão Distrital, ocupando o pódio das[…]

    Read more...
  • Parlamento dos Jovens: historial

    Mar 5, 2021

    Parlamento dos Jovens: historial Muito por iniciativa e demanda da professora Dina Sarabando, o parlamento dos jovens tem mobilizado inúmeros alunos ao longo dos tempos. Vamos deixar essa recordação em registo do blog. Não podemos deixar de agradecer à professora Dina a cedência destes[…]

    Read more...
  • “VIVÁSOBRAS!”

    Mar 3, 2021

    Margarida Negrais de Matos  Ano lectivo 2007/08 A todos os que lerem, e aos outros também: Muito, mas muito, agradecemos a colaboração da professora Margarida com esta crónica… e as seguintes. Que sirva, também, para incentivo a que outros deem[…]

    Read more...

Por aqui...

Temos 22 visitantes e 0 membros em linha